BEM VINDOS!


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA COM BASE NOS 8 PONTOS DE INFLUÊNCIA



A Síndrome da fadiga crônica é caracterizada por fadiga grave, incapacitante, e outros sintomas, como dor músculesquelética, distúrbios do sono, dificuldade de concentração e dores de cabeça.


A SFC é uma doença caracterizada por fadiga que não é secundária a uma doença biológica identificável. Ao contrário de muitos tipos de fadiga, o CFS não melhora com o sono ou repouso. A medicina convencional não identifica uma causa conhecida da SFC. A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) identifica múltiplas diferenciações de padrões responsáveis ​​de SFC.

SFC SEGUNDO A MTC 




Deficiência de Qi : É a causa básica , como já foi referida, uma deficiência do Qi do corpo. Contudo, a fadiga não é necessariamente sempre causada por uma deficiência podendo, nalguns casos, ser provocada por uma condição de excesso. 

Constituição fraca ( Deficiência de Jing): a constituição da pessoa é determinada por vários factores, como a constituição dos pais, a saúde e a idade dos progenitores no momento da concepção, as condições da gravidez e o desenvolvimento do parto.



Trabalho Pesado: excesso de trabalho físico ou mental, sem o repouso adequado e sob condições “estressantes”.




Quer seja excesso de esforço mental no trabalho ou em exercícios físicos ou atividades desportivas.

O trabalho físico e mental  excessivo, sem repouso, enfraquece o Baço-pâncreas e carregar excesso de peso prejudica os Rins.

O excesso de atividade física prejudica os tendões, gerando, após alguns anos, deficiência de sangue ou de Yin do Fígado e, possivelmente, de vento no Fígado.



Alimentação: a alimentação irregular enfraquece diretamente o Baço-pâncreas e causa, por conseguinte, fadiga crônica (o Baço-pâncreas e o Estômago são a origem do Sangue e do Qi).



• Alimentação excessiva : Ao sobrecarregar  o Estômago e o Baço-pâncreas, causa retenção dos alimentos, o que também gera fadiga crónica.
Alimentar-se muito tarde à noite, comer apressadamente, discussões durante as refeições, ler enquanto come, ou fazê-lo de um modo apressado, trabalhar logo após a refeição ou alimentar-se num estado emocional perturbado, são situações que enfraquecem o Qi do Estômago e, consequentemente, o Yin do Estômago.
Qualquer desequilíbrio no tipo de alimento ingerido pode também enfraquecer o Baço-pâncreas e o Estômago.




• Doenças severas:

Qualquer doença grave e prolongada (como a gripe, bronquite, pneumonia) pode resultar em deficiência do Baço-pâncreas e, portanto, em fadiga crónica.



• Atividade sexual excessiva:

Causa deficiência dos Rins. Se o paciente sentir fadiga pronunciada, dor na parte inferior das costas (lombar) e tonturas após uma relação sexual, isso indica que o nível de actividade sexual é excessivo.


Parto:

Logo após o parto, é normal que a mulher se apresente muito cansada, tendo em vista que o Qi (energia) e o sangue estão esgotados, em deficiência. A situação de vulnerabilidade do corpo da mulher é muito maior, logo alguns cuidados devem ser tomados.



• Drogas:

O uso prolongado e contínuo de drogas, como o haxixe, LSD, cocaína ou heroína, é uma causa importante de fadiga crónica e letargia.


SINTOMAS E SINAIS : 

Dependendo da síndrome predominante, os sintomas e sinais poderão ser muito diversos:

A língua pode-se apresentar levemente pálida, fina, sem revestimento, ligeiramente seca, marcada pelos dentes, com uma fissura mediana na ponta e fissuras transversais dos lados, húmida e inchada.
O pulso pode estar fraco, profundo, vazio, instável, fino, rápido, flutuante, “cortado” e em casos severos atado.

Coração: nervosismo e sono perturbado na infância, coloração azulada na frente da cabeça, linha mediana da língua relativamente funda, atingindo a área imediatamente atrás da ponta.

Pulmões: propensão para se constipar e para as doenças do peito na infância; tórax magro, tez pálida, voz fraca, pulso nas duas posições frontais mais medial e corrido na direcção do polegar.

Baço-pâncreas: músculos fracos e cansaço físico na infância, pouco apetite e distúrbios digestivos na infância, e tez amarelada.

Fígado: miopia e cefaleias na infância, tez esverdeada e infertilidade primária ou amenorreia nas mulheres.

Rins: enurese nocturna e temores na infância com coloração azulada no queixo, ossos, ou desenvolvimento cerebral fracos, infertilidade primária nas mulheres, esterilidade precoce e cabelos grisalhos.

Caso seja praticante de desporto e sinta dores nos tendões, espasmos, formigueiro ou rigidez nas pernas, abrande o ritmo.

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA COM BASE NOS 8 PONTOS DE INFLUÊNCIA 

Pesquisadores de Medicina Chinesa do Hospital de Shenzhen determinaram que a Acupuntura é segura e eficaz para o alívio da síndrome da fadiga crônica (SFC)




A documentação subjetiva de melhorias sintomáticas e medidas objetivas (incluindo níveis de IgA e IgG) registrou uma taxa efetiva total de 90% e uma taxa de recuperação total de 50%. Os pesquisadores concluíram que "A acupuntura nos oito pontos influentes tem um efeito terapêutico definitivo sobre a SFC e melhora a função do sistema imunológico em pacientes com SFC".




O protocolo de tratamento de pesquisa para SFC foi desenvolvido usando pontos de acupuntura especificados no Huangdi Bashiyi Nanjing (Canon de 81 perguntas difíceis do imperador Huang). Os pesquisadores usaram um conjunto de pontos de acupuntura conhecidos como os oito pontos de influência. Os seguintes oito pontos influentes foram aplicados com técnicas manuais de acupuntura:

•F13 (Zhangmen)




VC12 (Zhongwan)



CV17 (Shanzhong)



B17 (Geshu)




VB34 (Yanglingquan)


P9 (Taiyuan)


B11 (Dazhu)


GB39 (Xuanzhong)


Os pacientes receberam a terapia com acupuntura em supino e prono . O comprimento da agulha variou entre 25 e 40 mm.

O tempo de retenção da agulha foi de 30 minutos por sessão de acupuntura.

A moxabustão foi aplicada a Zhongwan. A terapia foi administrada uma vez ao dia e 10 vezes incluiu um tratamento. O estudo cobriu 3 cursos de atendimento por paciente. Uma interrupção de 3 dias foi observada entre os cursos de cuidado.

RESULTADOS

A taxa efetiva total de 90% e a taxa de cura de 50% demonstram que a acupuntura é eficaz para o tratamento da SFC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe neste espaço seu comentário!

Colaboradores