BEM VINDOS!


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

ACUPUNTURA NA FASCITE PLANTAR

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA.
FASCITIS PLANTAR E ACUPUNTURA CALCÂNEA.



A fascite plantar é uma dor na sola do pé, no calcanhar ou um pouco na frente do calcanhar. A dor geralmente é notada com maior intensidade ao dar os primeiros passos depois de ter feito um pouco de descanso ou de levantar pela manhã. Então, quando o pé se aquece com a atividade, a dor diminui.
Considera-se que a dor da fascite plantar é devido à inflamação da fáscia plantar. 


O tratamento usual inclui antiinflamatórios e analgésicos, fisioterapia (mobilizações, alongamento, massagem, calor e / ou frio, etc.). Deve-se notar que, sejam quais forem as características da dor, o tratamento aplicado é sempre o mesmo.

PROVÁVEIS CAUSAS DA FASCEÍTE PLANTAR
 A dor é devido a um mau funcionamento do pé. As causas podem ser muito diversas, mas, em qualquer caso, a exploração clínica do pé e a análise detalhada das características da dor nos permitirão deduzir quais problemas existem na circulação da energia no pé.



A fasceíte plantar surge após repetitivos estresses na região da planta dos pés, causados normalmente por tensão e esgarçamento da fáscia plantar, que levam a micro traumas neste tecido e, consequentemente, inflamação da área lesionada. Ocorre mais comumente em pessoas entre 40 e 60 anos, que ao longo de sua vida tiveram atividades ou problemas que provocaram repetido estresse sobre a fáscia plantar, como por exemplo:

•Obesidade;
•Pé chato;
•Pé cavo;
•Trabalhar muito tempo em pé (seguranças, professores, cirurgiões, trabalhadores de fábrica, etc);
•Uso excessivo de salto alto;
•Uso de calçados pouco apropriados para os pés (sapatos apertados, largos ou velhos);
•Alterações da marcha (pisada com o pé torto, principalmente com a parte de dentro dos pés).


A fasceíte plantar também é muito comum em pessoas que praticam determinadas atividades; como corridas, balé, levantamento de peso e dança. Caminhada sem tênis adequado também pode causar estresse sobre a sola dos pés e levar à lesão da fáscia plantar. Estas atividades podem provocar o aparecimento precoce da fascite plantar, antes dos 40 anos. 


ACUPUNTURA

A acupuntura distingue várias causas possíveis para a dor da fascite plantar. Assim, será necessário realizar um exame clínico detalhado das características da dor e um bom exame clínico do pé para determinar quais fluxos de energia são alterados e como são alterados.
O caso mais comum, de longe, é uma estagnação do Yin no pé, uma vez que a energia Yin tem uma tendência a se acumular nas partes inferiores do corpo e, especialmente, nos pés. De fato, o sintoma mais comum da fascite plantar - o fato de que a dor é sentida especialmente ao dar os primeiros passos depois de descansar por um tempo ou levantar-se pela manhã, e então se aliviar  com a atividade - corresponde a uma estase de yin. Neste caso, a dor é geralmente aliviada pelo calor local ou por uma massagem e também pode perturbá-lo durante a noite.
Se houve um trauma alguns dias antes do início da dor ou se é uma dor antiga, também pode haver uma estase de sangue. Neste caso, as características da dor são muito variáveis ​​e a dor é geralmente aliviada pelo frio .
Por outro lado, se a dor encontra características mecânicas, isto é, piora com o movimento, será devido a um excesso de yang.
Também é muito comum encontrar uma barreira ao nível do tornozelo no caso de fascite plantar. Sua presença é detectada por uma diferença de temperatura no nível da articulação. O meridiano geralmente afetado é o Tai Yin do Pé (ou Meridiano do Baço). É importante tratar a barreira porque, além de causar dor, impede que a energia estagnada, como sempre, circule livremente.

Na prática clínica utilizamos pontos locais para analgesia, pontos à distância que têm ação específica para a patologia e pontos que tratam a condição básica causadora da doença. O tratamento é feito de uma a três  vezes por semana, e o paciente costuma sentir alívio da dor por um período curto logo ao final da sessão, alívio este que vai com o passar do tempo durar períodos cada vez mais longos. 
É preciso reforçar a necessidade de seguir o tratamento convencional voltado para o cuidado com o peso, os calçados e o alongamento, além das recomendações próprias da Medicina Tradicional Chinesa, no que diz respeito ao equilíbrio energético dos 5 movimentos . 



Sugestão de Pontos para o Tratamento: 

Tecnicas: Agulhas , moxa Eletroacupuntura Haihua e Cristais Radionicos 

Frequência 2 a 3x por semana 

Os pontos a serem sugeridos  são:
•PC 7 Daling



•IG4 Hegu




•E41 Jiexi

•F3 Taichong.

•B60 Kunlun

•R3 Taixi

•BP6 Sanyinjiao


•BP9 Yinlingquan





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe neste espaço seu comentário!

Colaboradores