BEM VINDOS!


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

ACUPUNTURA EFICAZ PARA TRATAMENTO DO AUTISMO



Em um estudo duplo-cego randomizado controlado, pesquisadores da Universidade de Hong Kong revelam que a eletroacupuntura melhora as funções básicas em crianças com TEA( Transtorno do Espectro Autista), especialmente a compreensão da linguagem e a capacidade de autocuidado. A verdadeira acupuntura foi comparada com a acupuntura simulada e apenas a verdadeira acupuntura proporcionou resultados clínicos significativos. De acordo com as evidências, pesquisadores da Universidade de Hong Kong concluíram que "a acupuntura pode ser uma terapia complementar útil em programas de intervenção precoce para crianças com ASD". 

A pesquisa está entre os primeiros ensaios clínicos randomizados, duplo-cegos que investigam a eficácia e segurança da eletroacupuntura para o tratamento de ASD. Os ensaios anteriores se concentraram principalmente na acupuntura do couro cabeludo. Nesta pesquisa, pesquisadores da Universidade de Hong Kong implementaram a acupuntura com estimulação elétrica ou acupuntura lingual. A equipe de pesquisa escolheu a eletroacupuntura com base nos achados de Chen et al, Cuja pesquisa indica que a eletroacupuntura melhora potencialmente algumas características específicas em crianças com TEA. 





Um total de 55 pacientes participaram do estudo e foram submetidos a uma avaliação pós-tratamento. Eles foram diagnosticados e tratados para TEA no hospital infantil Duchess of Kent.




Os sujeitos foram divididos em dois grupos. O grupo de tratamento recebeu uma eletroacupuntura real (EA), que foi administrada em pontos de acupuntura com base em um estudo piloto anterior. O segundo grupo recebeu eletroacupuntura simulada (SEA). Ambos os grupos receberam estimulação elétrica. Os critérios de inclusão foram baseados no seguinte:

●Manual Diagnóstico e Estatístico (DSM-IV)
●Entrevista revisada ao diagnóstico de autismo (ADI-R)
●Escala de observação diagnóstica do autismo (ADOS)
●De 3 a 18 anos.

Critérios de exclusão que foram aplicados:

●Pacientes que tomaram drogas antiepilépticas ou que receberam acupuntura nos seis meses anteriores não participaram do estudo.

Pontos de Acupuntura

●Pacientes receberam três sessões de tratamentos de eletroacupuntura semanalmente em dias alternados, por um total de 4 semanas. 
●Cada tratamento de acupuntura durou 30 minutos e um total de 12 sessões de acupuntura foram fornecidas. 
●Os participantes não receberam sedação. 
●As crianças foram autorizadas a ficar com seus pais ou cuidadores durante o curso de acupuntura. 
●Os pacientes que receberam acupuntura verdadeira receberam punção nos seguintes pontos de acupuntura:

EX-HN1 (Sishencong)


M-HN-3 (Yintang)


PC6 (Neiguan)

HT7 (Shenmen)

LV3 (Taichong)

SP6 (Sanyinjiao)

AT3 (Naodian da Orelha)

TF4 (orelha Shenmen)


O tratamento começou com os pacientes em posição supina ou sentada. 
Após a desinfecção dos pontos de acuponto, uma agulha filiforme descartável de 0,30 mm x 40 mm foi inserida em cada acuponto a uma profundidade padrão. Uma vez que uma sensação de Qi foi obtida, as agulhas foram conectadas a um dispositivo de eletroacupuntura (modelo Hwato SDZ-II, Fábrica de Aparelhos Médicos de Suzhou, China) com uma onda dispersa-densa. Uma vez iniciada a estimulação elétrica, as agulhas foram retidas por 30 minutos.



Para o grupo sham acupuntura, o número total de agulhas, configurações de eletroacupuntura e duração do tempo de tratamento foram idênticos aos do verdadeiro grupo de acupuntura; no entanto, os pacientes com acupuntura simulada receberam agulhamento em locais fora dos meridianos que eram 3 a 5 cm laterais aos acupontos selecionados para o verdadeiro grupo de acupuntura. Ambos os grupos receberam intervenção convencional ou programas educacionais para ASD. Dois pacientes do grupo EA também receberam drogas neurolépticas durante o estudo.

Resultado:Verifica-se que a taxa efetiva significante de acupuntura no couro cabeludo no autismo é de 97%. A acupuntura do couro cabeludo pode melhorar os problemas de comunicação verbal, enquanto a sensibilidade ao ruído melhora o mínimo. A eficácia terapêutica diminui com o aumento da idade e as crianças com autismo natal se beneficiam mais da acupuntura do que aquelas com autismo regressivo. 


O registro deste estudo retrospectivo foi aprovado pelo Comitê para o Uso de Seres Humanos e Animais no Ensino e Pesquisa, Universidade Batista de Hong Kong, em 4 de agosto de 2017. O número registrado retrospectivamente é HASC / Student / 17-18 / 0115.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe neste espaço seu comentário!

Colaboradores