FISIOLOGIA ENERGÉTICA CHINESA:
AS SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS
Enquanto a Medicina Ocidental Alopática está baseada na estrutura, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) se preocupa com a circulação energética, as funções e as inter-relações.
A medicina tradicional chinesa (doravante designada MTC) é muito mais do que uma prática médica. Consideramos aqui a palavra médica dentro do conceito ocidental que significa "arte ou ciência de evitar, curar ou atenuar as doenças (segundo o dicionário Aurélio)". Também dizemos que a MTC é um conjunto de recursos terapêuticos, não a define bem. Na verdade o seu conceito é muito mais amplo. Quando entramos em contato com a MTC ela se mostra como um caminho de tratamento, mas logo em seguida percebemos que para se tratar a doença precisamos desenvolver o nosso auto-conhecimento e finalmente percebemos que a MTC é um caminho de transformação e uma opção de vida.
A Medicina Chinesa considera como função do corpo e da mente a interação de substâncias ditas fundamentais ou vitais.
As chamadas substâncias fundamentais, tão importantes para a MTC, são:
As chamadas substâncias fundamentais, tão importantes para a MTC, são:
Qi
Também grafado como Ch'i (chinês)ou Ki (japonês), é um conceito fundamental da cultura tradicional chinesa.
O termo Qi pode ser associado de um modo bem amplo ao conceito ocidental de energia, diferentes ideogramas com este abaixo:
A palavra Qi é muito difícil de ser traduzida, alguns especialistas a traduzem como sendo " Força Vital", "Força da Vida"e por último a definição que mais gosto: "Energia". O Qi para os estudiosos de MTC é a base de todos os fenômenos que ocorrem no Universo.
Nada poderia existir sem energia. A própria ciência ocidental se baseia em diversos conceitos de energia, utiliza-se de nomes como: energia solar, térmica, heólica, sonora, luminosa, ATP, ADP de combustão e etc.
Dentro das práticas orientais sejam elas filosóficas, marciais ou terapêuticas utilizamos a palavra "tchi "(que pode ser escrito Chi, Ki, Qi) para expressar energia. O Qi é invisível, mas todos sabemos que ele esta presente. Sua parte material é o sangue (Xue). O Qi transforma-se o tempo todo, portanto ele é mutável. Parafraseando Newton: "Nada se perde, nada se ganha tudo se transforma".
Esta frase também pode ser aplicada a MTC. O Qi esta em constante mutação da energia do Céu (Yang) para energia da Terra (Yin). São estas transformações que fazem as estações mudarem, o ser humano crescer e desenvolver, existirem o calor e o frio, o dia e a noite, o homem e a mulher, a ação e a não ação entre outras transformações.
As principais funções do Qi são:
- O movimento do corpo.
- Controle do Sangue.
- A regulação da temperatura.
- A proteção dos órgãos.
Nos seres vivos estas energias fluem por canais (meridianos), é como se a água de um rio fosse o Qi e o rio os meridianos. Nos seres vivos o Qi recebe diversas denominações de acordo com suas funções:
Yuan Qi - Qi original, conhecido como Qi pré-natal. É dele que origina todas os Qi yin e yang do organismo.
O Yuan Qi apresenta muitas funções:
- Força motriz (desperta e movimenta a atividade funcional)
- Fornece o calor necessário a todas as atividade funcionais do organismo através do Portão da Vitalidade
- Participa da transformação do Zhong Qi em Qi verdadeiro
- Facilita a transformação do Gu Qi em Xue, o local onde o Yuan Qi permanece são os Pontos Fonte (ele dá origem a estes pontos).
- Jing Qi Inato - energia herdada de nossos pais no momento de nossa concepção. Este Qi não pode ser reposto, somente através de práticas profundas de Qi Kong. É este Qi que dá a nossa contitucionalidade, isto é, nossas características físicas, personalidade e tendências a desequilíbrios.
- Jing Qi Adquirido - este é adquirido através da alimentação e da respiração.
XUE (Sangue)
É assim que o Sangue é chamado.
O sangue tem a função de nutrir e umedecer o todas as partes do corpo humano. O Sangue alimenta as vísceras, os órgãos, os tendões e etc. Mantendo os corpo humano funcionado. O sangue é a base da atividade mental.
Originariamente o sangue tem duas origens.
- A primeira se origina pelo Jing Qi Adquirido dos alimentos, estes são processados pelo estômago e transformados em Xue pelo baço-pâncreas. Este depois é impulsionado e distribuído pelo corpo através do pulmão e do coração.
- A segunda origem vem do Jing Qi Inato, que originalmente esta localizado nos Rins. A função do Jing Qi Inato na formação do Sangue esta relacionada ao processo de purificação e limpeza deste Sangue, já que no primeiro estágio o sangue é transformado a partir dos alimentos, que nem sempre tem uma boa qualidade.
Na Medicina Tradicional Chinesa, o Sangue possui alguns paralelos com seu correspondente ocidental, como a sua função de circular pelo corpo e nutrir os órgãos.
No entanto, ele também possui algumas funções muito sutis na Medicina Tradicional Chinesa, como fornecer uma fundação substancial para a Mente e sensibilidade dos órgãos dos sentidos.
Em outras palavras, uma deficiência de sangue causa um déficit na função mental, levando à memória fraca, ansiedade e insônia.
No entanto, ele também possui algumas funções muito sutis na Medicina Tradicional Chinesa, como fornecer uma fundação substancial para a Mente e sensibilidade dos órgãos dos sentidos.
Em outras palavras, uma deficiência de sangue causa um déficit na função mental, levando à memória fraca, ansiedade e insônia.
Uma deficiência de Sangue também pode prejudicar os sentidos, especialmente os olhos, causando visão embaçada.
Estreitamente alinhado com o Qi, o Sangue possui uma relação complementar com este.
Sem o Sangue, o Qi não tem nenhuma base nutricional; sem Qi, o corpo não pode formar ou circular sangue e o Sangue não conseguiria permanecer dentro dos vasos. Considera-se que ambos fluem juntos através do corpo.
A principal função do Sangue é circular pelo corpo, fornecendo nutrição e umidade aos órgãos, pele, músculos e tendões.
Quando o sangue é deficiente, sintomas como pele e cabelos secos, tendões inflexíveis e vários desequilíbrios emocionais e reprodutivos podem ocorrer, dependendo dos órgãos envolvidos.
Quando o sangue é deficiente, sintomas como pele e cabelos secos, tendões inflexíveis e vários desequilíbrios emocionais e reprodutivos podem ocorrer, dependendo dos órgãos envolvidos.
Como o Qi e o Sangue (Xue) são tão intimamente relacionados, uma deficiência ou estagnação de uma das substâncias freqüentemente leva ao mesmo tipo de desequilíbrio na outra.
Os órgãos que possuem a relação mais íntima com o sangue são o Baço, o Coração e o Fígado. O baço cria Qi e Sangue a partir dos alimentos; ele também ajuda a manter o sangue dentro dos vasos. Quando o Qi do Baço é deficiente, pode ocorrer deficiência de Sangue ou distúrbios hemorrágicos.
Dizem que o Coração “comanda o sangue e os vasos”. Quando ele é deficiente em Qi ou Yang, a energia para mover o sangue através dos vasos é insuficiente, resultando em má circulação e sensações de frio nas extremidades.
Como o Sangue do Coração também é o local de descanso para a Mente e o espírito, uma deficiência no sangue do coração leva a sintomas de insônia, palpitações, inquietação e memória fraca.
Finalmente, o Fígado armazena o Sangue durante os momentos de descanso ou sono. Esta função é um processo de regeneração, estando também intimamente envolvida com o fluxo menstrual e esterilidade. Uma deficiência de Sangue do Fígado pode levar a insuficiência menstrual ou infertilidade.
Sangue do Fígado estagnado pode levar a cólicas menstruais e desconforto. Como o fígado se abre nos olhos, esta deficiência também pode produzir sintomas como visão embaçada e secura nos olhos.
Fluidos corporais referem-se a todos os fluidos do corpo, como suor, lágrimas, saliva e várias secreções e lubrificantes. O Baço e Estômago regulam a formação dos fluidos, que são considerados subprodutos da digestão, enquanto os Intestinos e a Bexiga estão envolvidos na sua excreção.Os Pulmões regulam os fluidos corporais a partir de cima e os Rins são responsáveis por seu metabolismo por todo o corpo.
São os fluídos corpóreos tanto intracelulares como extracelulares. Podem ser divididos em dois grupos.
- "Jin" é o fluido que pode ser diluído, corre facilmente pelos poros, músculos e pele. Tem a função de umedecer, é a transpiração.
- O "Ye" é o fluído mais espesso. Corre menos pela pele e mais pelas articulações, vísceras, intestinos, cérebro e medula. Tem a função de nutrir. Mas estes dois fluídos são inseparáveis.
Devido à relação entre os Órgãos e os Fluidos Corporais, um praticante da Medicina Tradicional Chinesa pode extrapolar uma grande variedade de informações sobre a função dos órgãos a partir da condição do Jin Ye.
Por esta razão, a entrevista inicial inclui perguntas sobre sede, urinação, cor dos fluidos e a quantidade e ocorrência de suor.
- O Suor é comandado pelo Coração. Excesso de suor durante o dia é considerado um sinal de deficiência de Yang; suores noturnos, por outro lado, é um sinal de deficiência de Yin.
- Lágrimas estão relacionadas com o Fígado; olhos secos é um sinal de deficiência de Sangue do Fígado e Yin. Catarro é comandado pelo Baço; catarro excessivo é sintoma de excesso de Yin no Baço.
- Os Pulmões são a área de armazenamento de Muco; um corrimento nasal ou tosse úmida é um sinal de excesso de Yin nos Pulmões. Como os Rins controlam a Umidade do corpo inteiro, a boca seca pode indicar deficiência de Yin nos Rins.
- Os Fluidos Corporais também têm uma relação íntima com o Qi. Como o Qi está envolvido na transformação dos Fluidos, um Qi deficiente pode levar a retenção de fluidos ou suor excessivo.
- Em contrapartida, a estagnação de Fluidos pode prejudicar a circulação de Qi e uma grande perda de Fluido Corporal pode levar a uma grave deficiência de Qi. Por essa razão, ervas que induzam o suor são usadas com cuidado em pessoas que tenham deficiência de Qi.
A formação dos Jin Ye, inicia-se através da alimentação tanto de líquidos (água) como de sólidos. É formado no processo da digestão no e
Estômago e transformado pelo Baço-Pâncreas.
O Intestino Delgado separa o puro do impuro, enquanto o Intestino Grosso absorve a água . O Intestino Delgado tem a função de separar e o Intestino Grosso promove a formação dos líquidos corporais.
Estômago e transformado pelo Baço-Pâncreas.
O Intestino Delgado separa o puro do impuro, enquanto o Intestino Grosso absorve a água . O Intestino Delgado tem a função de separar e o Intestino Grosso promove a formação dos líquidos corporais.
O O Baço-Pâncreas tem a função de transportar os Jin Ye para os Pulmões, que realizam a
Funções dos Fluídos Corporais
Umedecer e Nutrir:
- Umedece os poros , a pele, o cabelo, os músculos, os olhos, nariz , a boca e outras partes do corpo.
- Nutri: os órgãos e vísceras internos, a medula, a coluna vertebral e o cérebro.
SHEN - O Espírito
Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o conceito de Shen (Mente/Espírito/Consciência) envolve vários órgãos e o próprio Cérebro, já que existe um inter-relacionamento entre os órgãos dos sentidos e o pensamento.
Com a função de contribuir para manter o equilíbrio do conjunto Espírito/Energia/Emoção/Mente/Corpo, Shen é o pensamento/inteligência, onde opera no ser humano fenômenos especiais.
Tudo está no todo, que reúne o Shen e o corpo humano, e pode ser integrado com o ambiente externo oferecendo boa saúde, qualidade de vida feliz e bem-estar.
Em termos de diagnóstico o Espírito divide-se em Estado Mental e Atividade Mental, se sustentando numa base congênita, que depende de uma correta nutrição, e um correto funcionamento dos órgãos. Também por isso é dito que o Espírito é uma manifestação externa da condição interna dos órgãos, através do qual se pode concluir se a condição do doente é de deficiência ou excesso, e ou se o funcionamento dos órgãos é bom ou fraco. Podendo o especialista perceber se a condição patológica é grave ou ligeira.
"Saúde é o estado de bem estar físico, mental e social completo, e não apenas ausência de doença ou enfermidade" -1948 (OMG)
A "Inspecção do Espírito", é feita observando-se o Estado Mental e as Condições Emocionais. É uma observação objetiva e pragmática através da:
-Expressão Facial;
-Compleição;
-Expressão dos olhos;
-Discurso;
-Respiração;
-Condição física;
-Resposta a estímulos externos.
-Compleição;
-Expressão dos olhos;
-Discurso;
-Respiração;
-Condição física;
-Resposta a estímulos externos.
Desta forma o especialista de MTC pode elaborar um diagnóstico concreto do "Espírito", através do físico e dos sinais e sintomas que são manifestações do estado mental, onde a palavra chave é Observação.
Shen (Mente) é a substância vital do corpo mais sutil, uma qualidade indefinível de "vida", "brilho", que pode ser observado na saúde e que se aplica aos olhos, face, tez, língua, pulso. É responsável por diversas atividades mentais como o pensamento, memória, "insights", cognição, sono, inteligência, consciência,idéias, sabedoria.
Um Shen infeliz perturbado por estresse emocional, torna-se ansioso, deprimido, instável, afetando todo o funcionamento do corpo. Quando o Shen (Mente) apresenta-se forte, o pensamento é claro; se estiver fraco ou pertubado, pode ser lento. Quando o Shen (Mente) é ofuscado ou esgotado repentinamente, perdemos a consciência.
O Shen pré-natal (dos pais) juntamente com o Shen pós-natal (interação do Jing e do Qi) formam o Shen.
Shen é o suporte da vida.
- No tempo: O organizador de cada um de nossos instantes vividos, e detentor da duração de nosso tempo de vida
- No espaço: O formador de tudo, de como nós testemunhamos as outras pessoas e coisas do mundo.
- Os diferentes estímulos, a capacidade de autoconhecimento, nos são fornecidos pelos "insights", que são percebidos pelo Shen (Mente).
SHEN x EMOÇÕES
Somente a a Mente e o Coração podem "sentir" as emoções em particular. As emoções afetam outros órgãos, mas a Mente e o Coração é que identificam e sentem as emoções. Através de seus estímulos mentais as emoções influenciam as nossas vidas, afetiva, pessoal, financeira, profissional, social. As emoções afetam o indivíduo, causando um transtorno mental que pode evoluir para um transtorno funcional.
DESARMONIAS DO SHEN:
As desarmonias do Shen (Mente/Espírto/Consciência) bombardeiam
as células que, em estado de mitose, se degeneram com uma produção
inadequada de células, responsáveis pelas defesas do organismo. Os fatores
imunológicos tornam-se desativados ou enfraquecidos pelo mal humor, pessimismo,
raiva, ciúme e frustação entre outras emoções negativas.
Para os orientais, as deficiências do Shen são
apresentadas como "distúrbios do Espírito", essência que atua no
princípio material, o infinito, o mais sutil, expressando-se como desarmonias
emocionais, alterações do estado da consciência, delírios, comportamentos
maníacos ou histéricos, depressivos, etc. Situações mais graves como os
distúrbios psiquiátricos também estão ligados a disfunção do Shen.
As Principais Desarmonias do Shen são:
- Perturbações do Shen
- Deficiência do Shen.
Havendo perturbações do Shen ocorrerá agitação,
insônia, memória fraca, ansiedade e pânico. Em condições mais severas,
produzir-se-á distúrbios da conduta, corno comportamento confuso, irracional,
mania ou histeria. Nos casos extremos, complicações como insanidade mental
delírio e perda da consciência.
A deficiência do Shen é caracterizada por
manifestações do indivíduo de desânimo, apatia e melancolia.
Ambas alterações do Shen, principalmente a
primeira, poderão produzir desarmonia entre o indivíduo e o meio ambiente, caso
as emoções individuais e as respostas comportamentais não sejam apresentadas no
momento adequando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe neste espaço seu comentário!