BEM VINDOS!


domingo, 8 de julho de 2018

DISMENORRÉIAS : CAUSAS E TRATAMENTO SEGUNDO A MTC





 Curso link

 link inscrição


Sob o ponto de vista da Medicina Chinesa, o Fígado, o Vaso-Penetração e o Vaso-Concepção são responsáveis pela fisiologia da menstruação. A estagnação do Qi e do Sangue é a causa patológica mais comum da dismenorréia, causada por tensão emocional, frio e umidade, esforço excessivo, doença crônica, atividade sexual excessiva e partos.

O diagnóstico da dismenorréia baseia-se no horário da dor, ciclo (duração e aspecto do sangue), localização da dor, se a dor é aliviada com calor ou frio, característica da dor e pressão. A partir das queixas das pacientes é que se determina o tipo de dismenorréia: em Plenitude/Excesso ou Deficiência.



A Medicina Ocidental descreve a dismenorréia ou cólica menstrual como um sintoma que acompanha a menstruação. Dessa forma a causa das dores menstruais está ligada aos fenômenos que se passam durante o período menstrual, pois todos os meses o organismo da mulher está sob influência dos hormônios sexuais. A dor ocorre no baixo ventre (pelve) ou na barriga e na região inferior das costas, em algumas mulheres a dor aparece na região sacral. Acomete mulheres antes, durante ou após a menstruação.



A Medicina Ocidental diferencia a dismenorréia primária da secundária. Quando falamos de dores menstruais comuns estamos nos referindo a dismenorréia primária, que surge como uma conseqüência de fenômenos naturais, fisiológicos, associados à menstruação. A dismenorréia primária começa geralmente com o início dos ciclos ovulatórios e não é associada a nenhuma desordem orgânica, ou seja, é a dismenorréia fisiológica. A queixa característica da dismenorréia primária é dor na parte inferior do abdome, de natureza cólica e com irradiação para a parte inferior das costas.


A dismenorréia secundária ocorre geralmente depois dos 30 anos e pode ser associada com doenças orgânicas. A dismenorréia secundária, por estar associada ao aparecimento de um problema de saúde na mulher, pode surgir em qualquer período da vida da mulher em idade fértil.


O tratamento da dismenorréia através da acupuntura proporciona resultados excelentes e a grande maioria dos casos pode ser completamente curada. O princípio de tratamento depende do momento do ciclo menstrual. Durante o período menstrual, deve-se concentrar no tratamento da Manifestação, isto é, mover o Sangue e cessar a dor. Nos outros momentos do ciclo deve-se tratar a raiz, isto é, com base no padrão principal. Em particular, se houver uma Deficiência, a melhor conduta seria tratá-la durante as duas semanas subseqüentes ao período menstrual.



Sob o ponto de vista da Medicina Chinesa, a estagnação é causada pelo movimento incorreto do Qi do Fígado e conseqüentemente do Sangue. Portanto, o movimento correto do Qi e do Sangue do Fígado é essencial para um período menstrual livre de dor.
São identificadas quatro fases diferentes durante cada ciclo menstrual:

  • Antes da menstruação o Yang sobe para se preparar para mover o Sangue durante o período menstrual. O Qi do Fígado se move na preparação para mover o Sangue durante o período menstrual.


  • Durante a menstruação o Sangue é móvel, para tanto conta com o Qi e o sangue do Fígado.
  • No meio do ciclo menstrual o Sangue e o Yin preenchem gradualmente os Vasos Penetração e Concepção.
  • Após a menstruação o Sangue e o Yin são vazios



Etiologia e Patologia
Segundo Maciocia, as causas da dismenorréia são:
  • Tensão Emocional: A tensão emocional é um fator etiológico muito importante na dismenorréia. Os sentimentos com ódio e ressentimento podem gerar Estagnação de Qi do Fígado, gerando períodos menstruais doloridos.

  • Atividade sexual excessiva e parto: O Fígado e os Rins são enfraquecidos pelo excesso de atividade sexual e por um grande número de partos, próximos um do outro. Uma deficiência do Fígado e dos Rins induz ao vazio dos Vasos Penetração e Concepção, de tal forma que não podem mover adequadamente o Qi e o Sangue, causando dismenorréia.

  • Esforço excessivo e doença crônica: O esforço físico e a doença crônica geram deficiência de Qi e Sangue. A deficiência de Sangue causa má nutrição dos vasos penetração e Concepção, de tal forma que não podem mover adequadamente o Sangue, causando, portanto Estagnação relativa e dor.



  • Frio e umidade: O frio contrai e causa estase de Sangue no útero, gerando, por conseguinte, períodos menstruais doloridos. As mulheres são mais propensas a invasão de Frio no útero durante e logo após os períodos menstruais e quando há uma condição preexistente de Deficiência de Yang.


No caso da mulher é bastante claro as manifestações de um período com predominância YIN: o período ovulatório é aquele onde a mulher reúne o máximo dos caracteres femininos e está no período fértil. A mulher está pronta para receber outra vida, há água em abundância, na verdade é a água, o Yin dentro do Yin, quem predomina. Suas vísceras estão com pouca atividade, enquanto seus órgãos estão ativados pela presença nutridora do Yin. A mulher terá uma função renal aumentada, o fígado e glândulas também estarão mais ativos, a respiração basal mais tranqüila e forte, mas tudo dentro de uma ordem fisiológica perfeita.
Com a ovulação o óvulo desce pela trompa e não é fecundado. Atinge o útero e perde sua função. O endométrio sem função sofre a ação do calor do Yang jovem, o fogo, e, sob a ação deste fogo, o endométrio retorcido e sem umidade se desloca é eliminado. Se o calor é excessivo ou se a água é insuficiente para equilibrar o calor, iniciam sintomas relacionados à diminuição da fluidez, a viscosidade. Os líquidos orgânicos fluem com dificuldade e começam a aparecer os sintomas de estagnação. Há desconforto e retenção de umidade calor, o baixo ventre pesa a cabeça também estão pesados e “grandes”, os seios estão pesados, túrgidos, doloridos, a vagina está quente e dolorida a micção também é desconfortável. Os humores acompanham o corpo; os sintomas físicos causam irritabilidade permanente e o fogo sobe ao coração, causando emotividade.


Diagnóstico
O diagnóstico é realizado de acordo com o horário, características e localização da dor e duração do ciclo menstrual e com a melhora ou piora da dor sob pressão e aplicação de calor ou frio.

  • Quando a dor ocorre antes e durante o período menstrual e se piora sob pressão é geralmente do tipo Plenitude
  • Se a dor ocorre após o período menstrual e se o paciente se sentir aliviado pressionando o abdome inferior é do tipo Vazio
  • Se a dor é aliviada mediante a aplicação de calor e se o sangue menstrual for vermelho, com pequenos coágulos escuros, denota Frio no útero, mas se a dor é agravada pelo calor e se o ciclo menstrual for curto, o período pesado e o sangue vermelho-brilhante, indicam Calor no Sangue.


O diagnóstico da dismenorréia de acordo com as características da dor depende do tipo de dor. 
  • Se a dor é do tipo “puxão”, facada (estase de Sangue), 
  • Tipo cãibra (Frio no útero) 
  • Tipo queimação (calor no sangue). 
De acordo com a localização da dor se descobre qual meridiano está comprometido. 
  • Se a dor ocorre nos dois lados do abdome inferior se refere ao Meridiano do Fígado, 
  • Se ocorre na região sacral se refere ao Meridiano do Rim (deficiência).


Síndrome de excesso

Ocorre devido à estagnação do Qi do Fígado que não leva o livre fluxo do sangue. Dessa forma, ocorre a desarmonia entre os Canais de Energia Chong e Ren e estagnação de Sangue no útero, resultando em dor. A afecção do frio externo ou ingestão de bebidas frias durante os períodos menstruais podem causar dismenorréia, pois ferem o aquecedor inferior e fazem com que o frio fique retido no útero e atrase a menstruação.


Neste tipo de síndrome a dor normalmente começa antes da menstruação, sendo retardada e escassa devido ao frio e umidade ficar retidos no útero. O pulso profundo e em corda e o revestimento branco da língua são sinais de retenção de frio interno e umidade.  Com a estagnação do Qi o sangue se apresenta com a cor púrpuro-escura e coagulada. Ocorre dor em distensão no abdome inferior, no hipocôndrio e peito ocasionado pelo Qi do Fígado deprimido. As estases sanguíneas juntamente com a estagnação do Qi geram a língua púrpura em sua extremidade e pulso profundo. A dor severa acorre na cintura e nas costas, considerando que o útero se conecta com o rim. A eliminação dos coágulos alivia a dor, sendo então utilizado o calor para acelerar o fluxo de sangue.

Síndrome de deficiência
A síndrome de deficiência ocorre devido a constituição do corpo fraca ou crônica que leva à deficiência de Qi e de sangue. A dor ocorre devido à menstruação escoar do mar de sangue e privar o útero de nutrição.

Quando a dor ocorra ao final ou depois da menstruação é aliviada por calor e pressão. A menstruação é rosa, escassa e fina devido à deficiência de Qi e de Sangue. O pulso é filiforme e fraco indicando a deficiência de Qi e de Sangue. Apresentam aversão ao frio, extremidades frias devido ao Yang Qi debilitado depois de uma doença crônica. A tez se apresenta pálida, acorre palpitação e tontura.

Tratamento
O princípio geral de tratamento consiste em regular o Qi e o sangue nos Vasos Penetração e Concepção. Com base no padrão principal, princípio de tratamento também inclui mover o Sangue, dispersar o Frio, clarear o Calor ou tonificar.

Há dois tipos de dismenorréia, a de excesso ou plenitude, SHI, por “coagulação do sangue dentro do útero”, e a de insuficiência ou vazio, XU, por insuficiência de QI e sangue e por disfunção do Chong Mai e do Ren Mai.

Para excesso de calor, o remédio é ÁGUA. Como o calor vai concentrar-se nos órgãos que regem os líquidos orgânicos e o sangue, temos que, segundo as tradições antigas procurar o ponto ÁGUA do Fígado, do Baço, Pâncreas e o ponto mãe do canal do rim. 
O Baço/Pâncreas governa o sangue e determina a quantidade de sangue circulante. Ainda dentro de suas funções, ao manter livre o fluxo do QI e do Sangue, o fígado tem papel preponderante na normalização do período menstrual. Os Rins controlam tanto o Fogo do corpo quanto a Água do corpo, os líquidos orgânicos, mantendo as suas proporções compatíveis com o estado de equilíbrio.


O útero é uma estrutura orgânica central onde ocorre os dois processos inerentes de menstruação e de gestação, os quais, para as atividades, são dependentes principalmente dos meridianos: Ren Mai, Chong Mai, Rins, (Shen), Baço/Pâncreas (Pi) e Fígado (Gan). Os distúrbios do útero, menstruais ou gestacionais, são tratados principalmente usando-se pontos de Acupuntura situados em um ou mais Canais destes Zang Fu e Canais Curiosos.



O tratamento da dismenorréia vai depender da fase do ciclo menstrual em que estamos tratando a mulher.  
  • Durante o período ovulatórios, mais Yin, usamos o F8, ponto Água do Canal principal do Fígado, aumentando a sua capacidade de resistir à involução do período menstrual.


  • Durante o período menstrual mais Yang, combatemos o fogo, dispersando o Fogo do Fígado com o uso do ponto F2.



 Método de tratamento: Iniciar o tratamento uma semana antes da menstruação, fazendo-se a acupuntura em dias alternados. 
  • Se a dor for intensa forte no BP6 durante 20 min. ou até que alivie a dor. 



  • Para tratar sintomas associados ao frio, acrescentar E36 e B23. 



  • Pode ser utilizada a eletro acupuntura conectando-se pontos, bilateralmente, no membro inferior, usando-se corrente de freqüência relativamente alta por 10 a 15 min.
Os pontos e o recurso utilizados no tratamento da dismenorréia são:

1-Pontos de acupuntura principais:
BP6: Ponto de cruzamento do3 yin do pé
Funções: harmoniza a vida das Águas, harmoniza o Qi do Fígado, dispersa a umidade e umidade-calor, harmoniza o Qi do Útero e da Próstata e tonifica o Qi dos Rins e a Essência.



VC4: 
  • Este ponto faz parte do grupo de quatro pontos de reunião das Energias Yin e Yang 
  • Ponto de reunião dos três Canais de Energia Principais Yin do Pé ( Baço/Pâncreas, Rins, Fígado ).Fortalece o Yang Qi e o Rim Yan
  • Tonifica o Qi dos Rins e o Yuan Qi
  • Tonifica o Qi e o Sangue e aumenta a Energia Essencial
  • Harmoniza e aquece o Qi do útero e da procriação
  • Harmoniza o Aquecedor Inferior, fortalece o Aquecedor Médio
  • Fortalece o Yin Qi e aquece o Frio
  • Harmoniza o Intestino Delgado e a via das Águas
  • Restaura o colapso do Yang Qi e do Yin Qi
  • Dispersa a Umidade, a Umidade-Frio e a Umidade-Calor
  • Harmoniza o Qi do Chong Mai e do Ren Mai



2-Pontos complementares:
F8: Ponto água do Fígado
Funções: ponto de tonificação do canal do fígado harmoniza e tonifica o Qi do fígado e sangue, dissipa o Yang excessivo do fígado, circula o Qi do aquecedor inferior e relaxa os tendões e músculos.




BP9: Ponto Ho Corresponde ao movimento Água
Funções: elimina estagnação e umidade, harmoniza o Qi da bexiga e da via das Águas, desobstrui o triplo aquecedor.


R7: Ponto de tonificação do canal dos Rins.
Ponto King – corresponde ao movimento metal
Funções: tonifica e restaura o Wei Qi e o YinQi , harmoniza a vida das Águas, dissipa a umidade e a umidade-calor

VB20
Funções: acalma o Shen do Fígado, dispersa o Yang Qi e o calor da cabeça, dispersa o vento do Fígado, ativa a circulação do sangue e relaxa o músculo e tendões.
A estes pontos juntamos a ação do ponto Luo e de grupo dos canais Yin de membros inferiores, conhecido como ponto Feminino, indicado em todas as patologias gineco obstétricas.


VC3: – ponto de reunião com os canais do Baço/Pâncreas, Fígado e Rim.



C7: – Ponto terra, vai diminuir o excesso de fogo do Coração.



VC17: – Ponto que harmoniza o Shen


 Outros pontos a serem utilizados: 
  • E 29
  • Regula o fluxo do Qi para promover a circulação do Xue.
  • Fortalece a função do Fígado e do Rim.
  • Alivia estagnação do Xue.
  • Dispersa o Calor.
  • Regulariza a menstruação.
  • Interrompe leucorreia.


  • VC7: Ponto de cruzamento com o Chong Mai.


  • Tonifica a Energia Essencial.
  • Tonifica o Qi do Rim.
  • Fortalece o Jiao Inferior.
  • Dispersa a Umidade e a Umidade-Frio.
  • Nutre o Yin.
  • Reduz a febre.
  • Reforça o Chong Mai.
  • Regulariza o útero e a menstruação.


  • E36: 


  • Regula, harmoniza e fortalece o Qi Mediano (Baço e Estômago).
  • Tonifica e faz circular o Qi e Xue.
  • É um dos quatro Pontos Gerais de Tonificação.
  • Fortalece as condições deficientes e as fraquezas.
  • Tonifica o Wei Qi, restaurando o Yang Qi e forma os líquidos corporais.
  • Redireciona o Qi do Estômago.
  • Aumenta a função de contração do estômago para espasmo e relaxamento do piloro.
  • Regulariza a secreção gástrica.
  • Transforma a Umidade e a Umidade Calor.
  • Dispersa o Vento Frio.
  • Regula e umedece os Intestinos.
  • Harmoniza e tonifica o Qi do Pulmão.
  • Aumenta a Energia Essencial.
  • Estimula a contração da vesícula biliar.
  • Resolve edemas.
  • Ascende o Qi límpido para a cabeça.
  • Beneficia o joelho.

  • B23:


  • VC6: Mar do Qi
  • Ponto de tonificação geral.
  • Supre a deficiência geral do Qi do organismo.
  • Tonifica o Qi do Rim.
  • Harmoniza, aquece e reforça o Jiao Inferior, o Qi Original e o Ren Mai.
  • Harmoniza a Via das Águas.
  • Induz a enurese.
  • Tonifica o Qi, o Sangue e o Yang Qi.
  • Tonifica o Baço.
  • Restaura o colapso do Yang Qi.
  • Dispersa a Umidade e a Umidade-Calor.
  • Refresca o Calor do Sangue.
  • Interrompe a emissão seminal.
  • Afeta os Intestinos.



Aplicação de Moxa: O método utilizado é aquecer os pontos com bastão de moxa por 10 a 20 min.
Pontos: VC4 e VC2



Acupuntura auricular:
O método utilizado é fazer estímulo relativamente forte até que alivie a dor.
Pontos: Ovários, Rim,Útero, Shenmen, Endócrino e Fígado.

Tratamento baseado no tipo de dismenorréia:
Na síndrome de excesso a acupuntura é administrada com o método de redução.Os pontos dos canais de energia Ren e Tai Yin do pé são selecionados como pontos principais. A acupuntura e a moxibustão são usadas no caso de síndromes de frio para ajustar as atividades do Qi, tonificar fluxo de sangue e restabelecer as funções dos canais de energia.

Pontos utilizados:
R3: serve para regular o Qi nos Canais de Energia Chong e Ren


B32: é um ponto empírico para dismenorréia, para dor em distensão no abdome inferior é usado junto com R14 para regular os canis de energia Chong e Ren e remover a estase sanguínea e a dor.


IG4: para aliviar a dor



BP10 e BP8: quando utilizados juntos pode tonificar o fluxo do Sangue e a menstruação



F3: liberta a estagnação de Qi e do Sangue e elimina a dor.


E29 e E27: a moxibustão é aplicada para aquecer os canais de energia relacionados e eliminar dor no abdome inferior.


Síndrome de deficiência são selecionados como pontos principais os pontos dos Canais de Energia Ren, do Baço e do Rim. 
A dismenorréia é removida naturalmente, quando o útero é nutrido por Qi e Sangue abundante, e o equilíbrio balanceado dos Canais de Energia Chong e Ren. 
A acupuntura é determinada com o método de reforço e moxibustão para regular o Qi e o sangue, aquecer e nutrir os Canais Chong e Ren.

Pontos utilizados:

R4: é um ponto de cruzamento dos três canais de energia do pé


B23: com a moxibustão aplicada a este ponto e ao R4 pode aquecer o aquecedor inferior, beneficiar a essência, o sangue e os Canais de Energia Chong e Ren



B20, E36 Ponto King – corresponde ao movimento metal e BP6: agrupados podem tonificar o baço e o estômago e beneficiar o Qi e o Sangue.


Tratamentos específicos: os pontos selecionados para tratamentos específicos são:
  • Dores associadas ao frio devem utilizar os seguintes pontos: B23, B20, VC4, BP10, VC12, R6, BP1, F1, VG4.


  • Dor associada ao Qi estagnante e sangue estagnado, utilizar os seguintes pontos: BP6, VC6, IG4, Vb29, B18, BP8, VC2, B31.



Fazer aplicação diária e usar estímulo moderado antes de iniciar a dismenorréia e estímulo forte durante a dor menstrual.
  • Menstruação difícil: VC4, VC3, E27, E28, BP6 e BP10.



Fazer o uso de moxa ou estímulo moderado, durante a retenção da agulha.
  • Tontura e dor pélvica que acompanham a menstruação, deve-se aplicar a moxa no E44.





    OBS: a paciente deve-se manter aquecida durante o período menstrual e evitar comidas cruas ou frias.

    Em quaisquer problemas menstruais são necessários no mínimo três ciclos para regular o Sangue e os vasos Concepção e Penetração. Um período de três meses representa, portanto, o prazo mínimo para o tratamento ser bem-sucedido. Caso a dismenorréia seja proveniente de endometriose, o tratamento será consideravelmente mais longo em relação à dismenorréia funcional.

     CURSO EAD FISIOLOGIA E SEMIOLOGIA FEMININA SEGUNDO A MTC

     Clique aqui



    Fonte: 
    Vídeos: Seirin
    Fotos: Internet

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe neste espaço seu comentário!

    Colaboradores