RELATO DE CASO
Recomendada para aliviar alguns desconfortos da gravidez, a acupuntura tem forte aplicação nos enjoos e vômitos gravídicos, no inchaço, nas hipertensões arteriais (DHEG), nas dores como cefaleias, enxaquecas, lombalgia, além de auxiliar no controle de doenças como diabetes e hipotireoidismo. No pós-parto a acupuntura também é eficaz na hipogalactia, ou seja, quando a mãe não produz leite suficiente.
Segue abaixo o relato de caso que elucida a abordagem e a resposta terapeutica em uma paciente com enjôo gravídico por Estagnação de Qi.
Mulher de 31 anos está com gestação de 6 meses e tem sofrido de enjoo matinal. Ela tem vômitos líquidos de gosto amargo cerca de duas vezes por semana e também tem experimentado sede, arrotos, irritabilidade e distensão epigástrica e abdominal.
Língua Avermelhada , Púrpura nas laterais.
Pulso era levemente em Corda.
Diagnóstico Energético
Neste caso a náusea é causada por Qi do Figado invadindo o Estômago e interferindo no Qi descendente do Estômago, invertendo o mesmo. A estagnação do Qi do Fígado é evidente pelo vômito de líquidos amargos, distensão, arroto, irritabilidade , língua Púrpura e pulso em Corda.
Existe também um leve elemento de Fogo causado pela transformação da estagnação do Qi do Figado em Fogo do Figado. Isto é evidente pela sede e cor vermelha da lingua .
Tratamento por Acupuntura
PC6 (Neiguan) no lado direito, para harmonizar o Estômago e parar o vômito.
E-36 (Zusanli) no lado esquerdo, para tonificar o Estômago.
VB-34 (Yanglingquan) para serenar o Figado, mover o Qi e eliminar a estagnação.
Duas sessões foram suficientes para parar náusea e o vômito.
FONTE: Obstetrics and gynecology in Chinese medicine
Livro por Giovanni Maciocia
http://www.sohamterapias.com/product-page/acupuntura-em-ginecologia-e-obster%C3%ADcia-curso-ead-online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe neste espaço seu comentário!