BEM VINDOS!


sábado, 1 de setembro de 2018

FLORAIS DE BACH NA ADOLESCÊNCIA



                            

É normalmente nessa fase que começam as mudanças físicas, geralmente marcadas por uma aceleração repentina do crescimento, seguida pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais e das características sexuais secundárias.

O início da adolescência também é caracterizado por mudanças internas profundas. O cérebro, por exemplo, passa por uma grande aceleração do desenvolvimento elétrico e fisiológico. 



As células cerebrais podem praticamente duplicar o seu número no espaço de um ano, ao passo que as redes neurais são radicalmente reorganizadas, causando um impacto sobre a capacidade emocional, física e mental.


O desenvolvimento físico e sexual mais adiantado da menina, que, em média, entra na puberdade de 12 a 18 meses mais cedo do que o menino, reflete-se em tendências semelhantes no desenvolvimento cerebral.

O lobo frontal (parte do cérebro que governa o raciocínio e as tomadas de decisão) começa a se desenvolver durante a fase inicial da adolescência.

Como esse desenvolvimento começa mais tarde e é mais prolongado nos meninos, sua tendência a agir de forma impulsiva e a pensar de forma acrítica permanece por mais tempo do que as meninas.

Esse fenômeno contribui para difundir a percepção generalizada de que as meninas amadurecem mais cedo do que os meninos.



Do ponto de vista do aspecto físico, várias mudanças começam a ser registradas. Nas mulheres, ocorre a primeira menstruação, os seios começam crescer, desenvolvem-se pelos por todo corpo, os quadris alargam, o sistema reprodutivo se torna ativo e aparece a fertilidade (apta a procriar, ter filhos). No homem, as mudanças são outras: desenvolvem-se o pênis e os testículos, acontecem as primeiras ereções e ejaculações, a voz se torna mais grossa, aparecem pelos por todo corpo, especialmente no púbis, rosto e peito.



Esta etapa acontece no período da escola secundária ou ensino médio, e após o término do ensino fundamental fica a pergunta para muitos. Trabalhar ou estudar? Isto costuma ser um questionamento comum para muitos adolescentes. Claro que esta decisão final depende de fatores internos (expectativas pessoais, vontade, projeção de futuro, interesses, habilidades) assim como os fatores externos (situação econômica da família, influência dos pais, relação familiar).


OS FLORAIS DE BACH NA ADOLESCÊNCIA.....

As essências florais são extratos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos, que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais. O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do paciente buscando a consciência plena do seu mundo interior e exterior. Problemas de saúde frequentemente têm suas origens nas emoções; sentimentos que foram persistentemente reprimidos irão emergir, primeiro como conflitos mentais e depois como doença física.

A prática terapêutica com adolescentes ressalta a importância de o terapeuta aprofundar e esclarecer as dificuldades, os desafios, os sofrimentos, os medos e as expectativas apresentadas tanto pelos adolescentes quanto por seus familiares.
Trata-se de uma fase muito complexa, pois trabalha o “vir a ser” do jovem que, ainda em formação, está se descobrindo, conhecendo e se desenvolvendo.

Descreveremos abaixo, os principais Florais de Bach que tem indicação de uso em adolescentes, de acrdo com a desarmonia emocional apresentada.
  • BEECH: 


Para atitudes intolerantes e críticas (ex: Brigas entre irmãos)


  • CENTAURY:




Adolescente com extrema dificuldade de dizer "não". Para aquele que muitas vezes se vê envolvido em situações que não escolheu viver e fazer por afinidade própria, mas sim porque foi "levado a fazer por colegas e familiares". Importante para auto-estima e para desenvolver o respeito próprio.




CLEMATIS:


Para quem se ausenta da realidade. Vive no "mundo da lua". Sonhadores, distraídos....



  • CRAB APPLE: 


Para problemas com auto imagem típicos da fase, como acne e imagem corporal.

  • HEATHER: 

Para extrema preocupação consigo mesmo. Carência de atenção (Ex: o engraçadinho da turma. aquele que interrompe os professores para falar de si e de sua rotina de vida)


  • HOLLY: 
  



Para rivalidade e ciúme. 


  • IMPATIENS


Para frustração , impulsividade, hiperatividade, impaciência.


  • LARCH


Para medo do ridículo. Para promover autoconfiança e autoexpressão criativa. para complexo de inferioridade.


  • MIMULUS:





Para o medo específico e vergonha. Timidez.


  • MUSTARD




Para o desespero que pode ser o precursor do suicídio. Para depressão.







  • ROCK ROSE:  






Pesadelos, terrores noturnos, paralisia do sono, pânico. Para medos que paralisam (Ex: medo de falar em público que trava, paralisa)



  • WILLOW


  • Para os que colocam a culpa nos pais, amigos, professores. Para os que sentem inveja e mágoas intensas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe neste espaço seu comentário!

Colaboradores