BEM VINDOS!


quarta-feira, 5 de setembro de 2018

DOR GINECOLÓGICA PÓS OPERATÓRIA: Seleção de pontos Básicos Baseados na Diferenciação do Canal Afetado



Dor ginecológica no pós-operatório refere-se à ocorrência de dor intensa abdome, genitais ou região sacral em associação com intervenção cirúrgica  no útero, ovários e trompas. Além disso, este tipo de dor pode ser acompanhado de dor ao urinar ou à cópula, dor de cabeça, insônia, inquietação, fraqueza e depressão.



Este tipo de dor pode também ter uma relação estreita com a menstruação, ou seja, a dor piora durante, antes ou depois menstruação. A dor ginecológica pós-operatória pode influenciar grandemente a vida diária, as emoções e qualidade de vida  da mulher.



Geralmente, há dor ginecológica antes da operação, com possível agravamento ou dor residual após a operação.
Na medicina ocidental , a dor ginecológica pós-operatória pode frequentemente ser causada por várias queixas, como carcinoma pélvico, endometriose, cisto ou carcinoma no útero, de ovário ou , fibromioma, abdomino-histerectomia, aborto, gravidez extra-uterina , aderências intra-uterinas, excisão do pólipo cervical e deformidade congênita do útero.



VISÃO DA MTC BASEADA

Os canais de Acupuntura  mais importantes neste contexto  são o canal do  Fígado , o canal da Vesícula Biliar, o canal do Rim, o canal do Coração, o canal do Estômago,o canal do Baço, o Vaso da Concepção, o Vaso Governador, o Vaso de M0potilidade Yin( Yin Qiau Mai) e o Vaso Penetrador (Chong Mai). 
De um modo geral, dor ginecológica pós-operatória na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) pode ser o resultado de várias causas, como a invasão de fatores patogênicos externos, estagnação de Qi, estagnação de sangue, acumulação de  frio-úmido, descendência  de umidade-calor, deficiência de Qi e Sangue e deficiência de Yin do Fígado e Rim.


SELEÇÃO BÁSICA DE PONTOS BASEADA NA DIFERENCIAÇÃO DE CANAIS 

A prescrição do ponto de acupuntura para dor ginecológica pós-operatória  de acordo com a localização da dor, ou seja, se houver dor ginecológica no abdome ao longo de um dos canais ou vasos, em seguida, a fim de regulamentar esse canal ou vaso , harmonizar colaterais, promover o Qi e a circulação sanguínea, e aliviar a dor, os seguintes pontos devem ser usados:



- Para o canal do Estômago: 
E34, E36, E40, E42 e PC6


  • E34: Liangqiu

Localização do Ponto: 2 cun acima da patela na linha da margem lateral da patela.
Ações na MTC: Controla rebelião do Qi do Estômago. Remove Obstrução do canal. Expele Umidade e Vento.
Indicações: Dor epigástrica. Regurgitação ácida. Refluxo. Inchaço, rigidez, dor e entorpecimento do joelho e perna. Síndrome Bi do joelho decorrente de Frio.
Área Alvo: Nenhuma.
Nome e Significado do Ponto: Liangqiu – Montículo da Viga
Meridiano: Estômago
Categorias: Xi (acúmulo).
Canal Unitário: Yang Ming (Yang Brilhante) [E + IG]


  • E36: Zusanli


Localização do Ponto: 3 cun abaixo da patela, 0,5 cun laterais à tíbia.
Ações na MTC: Beneficia Estômago e Baço. Tonifica Qi e Sangue (Xue). Tonifica Qi Original. Ilumina os olhos. Regula Qi Nutritivo e Defensivo (Wei Qi). Regula Intestinos. Aumenta o Yang. Expele Vento e Umidade. Expele Frio. Resolve Edema. Recupera Yang. Restaura a consciência.
Indicações: Dor epigástrica. Náusea. Vômito. Soluço. Eructação. Pouco apetite. Digestão difícil. Deficiência de Qi, Sangue (Xue) e Yin. Encurtamento da respiração. Fadiga. Tontura. Tontura pós-parto. Visão turva. Palpitação. Doenças oculares. Aversão ao frio. Febre. Peso na cabeça. Distúrbio maníaco-depressivo. Delírio. Riso impróprio. Borborigmo. Distensão e dor abdominal. Flatulência. Diarreia. Gases. Fezes com alimentos. Dor no joelho e perna. Edema, inchaço na região abdominal com retenção urinária. Síndrome Bi no joelho e punho.
Área Alvo: Joelhos. Punho. Pernas.
Nome e Significado do Ponto: Zusanli – Três Distâncias do Pé
Meridiano: Estômago
Categorias: He (mar). Terra. He (mar) do alimento.
Canal Unitário: Yang Ming (Yang Brilhante) [E + IG]



  • E40: Fenglong


Localização do Ponto: 1 cun lateral ao ponto médio da tíbia ou 0.5 cun lateral ao E38.
Ações na MTC: Resolve fleuma e umidade. Abre o tórax. Domina a rebelião do Qi. Promove a descida do Qi do Pulmão. Interrompe tosse. Acalma e abre os orifícios da Mente (Shen).
Indicações: Opressão no tórax. Tosse com expectoração profusa. Inchaço na face e garganta. Tontura. Dor de cabeça. Sensação de peso no corpo. Falta de ar. Respiração dificultosa ou ruidosa. Distúrbio maníaco-depressivo. Riso impróprio. Alegria imprópria. Inquietude mental. Vontade de fugir. Ver fantasmas (psicose). Fleuma no tórax. Nódulos abaixo da pele, tireóide e uterinos. Fleuma obscurecendo a mente. Asma. Ansiedade. Fobia. Contusão no tórax.
Área Alvo: Tórax.
Nome e Significado do Ponto: Fenglong – Protuberância Abundante
Meridiano: Estômago
Categorias: Luo (conexão).
Canal Unitário: Yang Ming (Yang Brilhante) [E + IG]

  • E42: Chongyang


Localização do Ponto: 1.5 cun abaixo do E41
Ações na MTC: Regula os Intestinos. Tonifica o Estômago e Baço. Abre os orifícios da Mente (Shen). Remove obstrução do canal.
Indicações: Distensão abdominal. Dor epigástrica. Distúrbio maníaco-depressivo. Desejo de fugir. Paralisia facial. Inchaço e dor na face. Dor de dente. Dor dentro da boca. Inchaço e dor no dorso do pé. Atrofia do pé.
Área Alvo: Pés. Face. Boca.
Nome e Significado do Ponto: Chongyang – Yang Penetrante
Meridiano: Estômago
Categorias: Yuan (fonte).
Canal Unitário: Yang Ming (Yang Brilhante) [E + IG]
 


  • PC6: Neiguan


Localização do Ponto: 2 cun acima do punho, no centro do lado anterior do antebraço, entre os tendões.
Ações na MTC: Abre o tórax. Move o Qi e o Xue no tórax. Revigora o Xue. Acalma a Mente. Movimenta o Qi do Fígado. Harmoniza o Estômago.
Indicações: Dor e distensão no tórax e abdome. Náusea. Refluxo. Vômito. Soluço. Eructação. Menstruação irregular e dolorosa. Insônia. Comportamento maníaco. Memória fraca. Ansiedade. Medo. Tristeza. Depressão. TPM.
Área Alvo: Tórax. Estômago. Útero.
Nome e Significado do Ponto: Neiguan – Portão Interior
Meridiano: Pericárdio
Categorias: Luo (conexão). Ponto de abertura do Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai). Ponto de fechamento do Vaso Penetrador (Chong Mai).
Canal Unitário: Jue Yin (Yin Terminal) [F + PC]

- Para o canal do Baço: BP3, BP4, BP6, BP8, BP18, BP19 e PC6


  • BP3:Taibai


Localização do Ponto: Entre o corpo e a cabeça do 1° metatarso, onde a pele muda de cor.
Ações na MTC: Fortalece o Baço. Estimula o Intelecto (Yi). Resolve Umidade. Regula os Intestinos. Fortalece os músculos espinhais.
Indicações: Deficiência do Baço e Estômago. Cansaço. Pouco apetite. Memória fraca. Pensamento confuso. Atordoamento. Dificuldade de concentração. Sensação de peso. Dor de cabeça frontal. Borborigmo. Diarreia. Alimento nas fezes. Constipação. Dor e distensão abdominal e epigástrica. Dor crônica nas costas. Fleuma. Muco no Pulmão.
Área Alvo: Costas.
Nome e Significado do Ponto: Taibai – Branco Supremo
Meridiano: Baço-Pâncreas
Categorias: Shu (riacho). Yuan (fonte). Terra.
Canal Unitário: Tai Yin (Yin Maior) [P + BP]


  • BP4: Gongsun


Localização do Ponto: Próximo à base do 1° metatarso, onde a pele muda de cor.
Ações na MTC: Harmoniza o Aquecedor Médio. Regula os Intestinos. Regula o Vaso Penetrador (Chong Mai). Acalma e abre os orifícios da Mente (Shen). Interrompe o sangramento. Regula a menstruação.
Indicações: Plenitude, distensão e dor epigástrica, abdominal ou no tórax. Constrição do esôfago. Borborigmo. Diarreia. Alimento nas fezes. Distúrbio maníaco-depressivo. Ansiedade. Insônia. Inquietude mental. Sangue nas fezes. Hemorragia uterina. Menstruação dolorida. Períodos menstruais irregulares. Retenção da placenta e lóquios. Dor no calcanhar. Entorpecimento dos pés. Pés frios. Dor no pé. Fungo nos dedos do pé.
Área Alvo: Pés. Dedos dos pés. Tórax. Abdome.
Nome e Significado do Ponto: Gongsun – Canais de Conexão Diminutos.
Meridiano: Baço-Pâncreas
Categorias: Luo (conexão). Ponto de abertura do Vaso Penetrador (Chong Mai). Ponto de fechamento do Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai).
Canal Unitário: Tai Yin (Yin Maior) [P + BP]



  • BP6 : Sanyinjiao

Localização do Ponto: 3 cun acima do ápice do maléolo medial, posterior à margem da tíbia.
Ações na MTC: Fortalece o Baço. Resolve Umidade. Estimula a função do Fígado. Suaviza o fluxo do Qi do Fígado. Tonifica o Rim. Nutre o Sangue (Xue) e o Yin. Beneficia a micção. Regula útero e menstruação. Move o Sangue (Xue) e elimina a estase. Esfria o Sangue. Interrompe dor. Analgesia. Acalma a Mente (Shen).
Indicações: Deficiência do Baço e Estômago. Sensação de peso. Edema. Plenitude e distensão abdominal. Abdome frio. Dor umbilical. Tontura. Visão turva. Tinido. Menstruação irregular. Infertilidade. Menstruação excessiva e dolorida. Retenção de lóquios e feto morto. Massas abdominais. Micção difícil. Enurese. Urina turva. Emissões seminais. Impotência. Hiperatividade sexual. Dor no pênis. Testículos contraídos. Palpitação. Insônia. Deficiência da Vesícula Biliar. Timidez. Irritabilidade. Fezes amolecidas. Hemorragia nos intestinos e útero. Secreção vaginal. Umidade no aquecedor inferior. Sudorese noturna. Sensação de calor. Boca seca. Disfunções na Próstata.
Área Alvo: Nenhuma.
Nome e Significado do Ponto: Sanyinjiao – Cruzamento dos Três Yin
Meridiano: Baço-Pâncreas
Categorias: Encontro dos 3 Yin da perna.


  • BP8: Diji


Localização do Ponto: 3 cun abaixo do BP9.
Ações na MTC: Harmoniza o Baço. Resolve Umidade. Regula Qi e Sangue (Xue). Regula o Útero. Remove obstruções do canal. Interrompe a dor. Analgesia. Interrompe sangramento, hemorragia.
Indicações: Distensão abdominal. Dor abdominal. Pouco apetite. Menstruação irregular. Menstruação dolorida e excessiva. Massas abdominais em mulheres (Zheng Jia). Sangue nas fezes.
Área Alvo: Nenhuma.
Nome e Significado do Ponto: Diji – Pivô da Terra
Meridiano: Baço-Pâncreas
Categorias: Xi (acúmulo).


  • BP18: Tianxi


Localização do Ponto: 6 cun laterais à linha mediana, no 4° espaço intercostal.
Ações na MTC: Regula o fluxo do Qi e circulação do Sangue (Xue). Restaura a menstruação. Promove lactação.
Indicações: Neuralgia intercostal. Mastite. Tosse. Falta de ar. Bronquite. Asma. Pleurite. Pneumonia.
Área Alvo: Tórax. Mamas.
Nome e Significado do Ponto: Tianxi – Riacho Celestial
Meridiano: Baço-Pâncreas
Categorias: Nenhuma.
Canal Unitário: Tai Yin (Yin Maior) [P + BP]



  • BP19:Xiongxiang


Localização do Ponto: 6 cun laterais à linha mediana, no 3° espaço intercostal.
Ações na MTC: Regula o fluxo do Qi do tórax. Desobstrui e ativa os Canais e Colaterais.
Indicações: Neuralgia intercostal. Mastite. Tosse. Falta de ar. Dor e sensação de plenitude torácica. Dor nas costas e na lateral do tórax.
Área Alvo: Tórax.
Nome e Significado do Ponto: Xiongxiang – Moradia do Tórax
Meridiano: Baço-Pâncreas
Categorias: Nenhuma.
Canal Unitário: Tai Yin (Yin Maior) [P + BP]


  • PC6: Neiguan


Localização do Ponto: 2 cun acima do punho, no centro do lado anterior do antebraço, entre os tendões.
Ações na MTC: Abre o tórax. Move o Qi e o Xue no tórax. Revigora o Xue. Acalma a Mente. Movimenta o Qi do Fígado. Harmoniza o Estômago.
Indicações: Dor e distensão no tórax e abdome. Náusea. Refluxo. Vômito. Soluço. Eructação. Menstruação irregular e dolorosa. Insônia. Comportamento maníaco. Memória fraca. Ansiedade. Medo. Tristeza. Depressão. TPM.
Área Alvo: Tórax. Estômago. Útero.
Nome e Significado do Ponto: Neiguan – Portão Interior
Meridiano: Pericárdio
Categorias: Luo (conexão). Ponto de abertura do Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai). Ponto de fechamento do Vaso Penetrador (Chong Mai).


- Para o canal Vesícula Biliar : 
VB24, VB36, VB37, VB40, VB41 e TA5


  • VB24: Riyue


Localização do Ponto: Na linha do mamilo, no sétimo espaço intercostal.
Ações na MTC: Resolve Calor-Umidade. Move o Qi do Fígado. Harmoniza o Aquecedor Médio. Subjuga a rebelião do Qi.
Indicações: Gosto amargo ou pegajoso. Dificuldade para digerir gordura. Distensão, plenitude ou dor no hipocôndrio ou região epigástrica. Vômito. Regurgitação ácida. Refluxo. Soluço. Eructação. Sensação de peso. Icterícia. Litíase (cálculos) na Vesícula Biliar.
Área Alvo: Nenhuma.
Nome e Significado do Ponto: Riyue – Sol e Lua
Meridiano: Vesícula Biliar
Categorias: Mu (coleta) da Vesícula Biliar.
Canal Unitário: Shao Yang (Yang Menor) [VB + TA]



  • VB36: Waiqiu


Localização do Ponto: 7 cun acima do ápice do maléolo lateral, na margem anterior da fíbula.
Ações na MTC: Remove obstrução no canal.
Indicações: Síndrome Bi no canal. Atrofia das pernas. Dor na região do canal.
Área Alvo: Pernas.
Nome e Significado do Ponto: Waiqiu – Monte Exterior
Meridiano: Vesícula Biliar
Categorias: Xi (acúmulo).



  • VB37: Guangming


Localização do Ponto: 5 cun acima do ápice do maléolo lateral, na margem anterior da fíbula.
Ações na MTC: Ilumina os olhos. Conduz o Fogo pra baixo.
Indicações: Dor, prurido, vermelhidão e inchaço nos olhos. Visão noturna diminuída. Miopia. Visão turva. Dor de cabeça. Gosto amargo. Objetos flutuantes no campo de visão.
Área Alvo: Olhos.
Nome e Significado do Ponto: Guangming – Brilho
Meridiano: Vesícula Biliar
Categorias: Luo (conexão).


  • VB40: Qiuxu

Localização do Ponto: No ponto de encontro entre as linhas anterior e inferior do maléolo lateral.

Ações na MTC: Suaviza o fluxo do Qi do Fígado. Clareia Calor da Vesícula Biliar.
Indicações: Distensão do hipocôndrio. Inchaço, vermelhidão e dor nos olhos. Dor de cabeça. Suspiro. Depressão. Mau humor. Gosto amargo. Indecisão. Dificuldade de tomar decisões difíceis. Timidez. Falta de iniciativa. Falta de propósito na vida.
Área Alvo: Olhos.
Nome e Significado do Ponto: Qiuxu – Monte em Ruínas
Meridiano: Vesícula Biliar
Categorias: Yuan (fonte).

  • VB41: Zulinqi

Localização do Ponto: Entre as bases do 4° e 5° metatarso.
Ações na MTC: Controla o Yang do Fígado. Suaviza o Qi do Fígado. Clareia Calor no canal da Vesícula Biliar. Remove Calor-Umidade. Regula o Dai Mai (Vaso da Cintura). Beneficia as mamas.
Indicações: Dor de cabeça. Tontura. Visão turva. Distensão, plenitude e dor no hipocôndrio e tórax. Vermelhidão, inchaço, secura e dor nos olhos. Distensão, dor, nódulos e abscesso nas mamas. Secreção vaginal crônica. Cistite. Uretrite. Síndrome Bi no joelho e quadril.
Área Alvo: Mamas. Joelho. Quadril.
Nome e Significado do Ponto: Zulinqi – Lágrimas Caindo (Pé)
Meridiano: Vesícula Biliar
Categorias: Shu (riacho). Madeira. Ponto de abertura do Vaso da Cintura (Dai Mai). Ponto de fechamento do Vaso Yang de Conexão (Yang Wei Mai).
Canal Unitário: Shao Yang (Yang Menor) [VB + TA]

  • TA5: Waiguan

Localização do Ponto: 2 cun acima da prega do punho, entre o rádio e a ulna.
Ações na MTC: Expele Vento-Calor. Clareia Calor da cabeça. Controla Yang do Fígado. Remove obstrução do canal. Beneficia ouvidos.
Indicações: Dor de garganta. Febre. Calafrio. Aversão ao frio. Alternância entre sensação de frio e calor. Irritabilidade. Alternância de humor. Gosto amargo. Visão turva. Tinido. Surdez. Prurido, vermelhidão, inchaço e dor no ouvido. Otite. Vermelhidão, dor e inchaço dos olhos. Rigidez da língua. Aftas. Lábios rachados. Sangramento nasal. Caxumba. Dor de cabeça unilateral. Tontura. Dor no ombro, pescoço, braço, cotovelo, punho e dedos. Incapacidade de segurar objetos. Paralisia do braço. Tremor na mão.
Área Alvo: Cabeça. Ombro. Braço. Antebraço. Mão.
Nome e Significado do Ponto: Waiguan – Porta Externa
Meridiano: Triplo Aquecedor
Categorias: Luo (conexão). Ponto de abertura do Vaso Yang de Conexão (Yang Wei Mai). Ponto de fechamento do Vaso da Cintura (Dai Mai).
Canal Unitário: Shao Yang (Yang Menor) [VB + TA]

- Para o canal do Fígado:F3, F5, F6, F8 e F14

  • F3: Taichong


Localização do Ponto: Próximo às bases do 1° e 2° metatarsos.
Ações na MTC: Controla o Yang do Fígado. Extingue Vento interior. Suaviza o fluxo do Qi do Fígado. Resolve Umidade. Revigora o Xue. Regula a menstruação. Acalma a Mente (Shen). Resolve espasmos.
Indicações: Dor de cabeça. Tontura. Visão turva. Entorpecimento da cabeça. Opistótonos. Epilepsia. Paralisia facial. Irritabilidade. Raiva. Insônia. Preocupação. Distensão abdominal e torácica. Náusea. Constipação. Borborigmo. Inchaço, vermelhidão e dor genital. Dificuldade urinária. Icterícia. Menstruação irregular e dolorosa. Prolapso do Útero. Cãibra. Rigidez nas costas.
Área Alvo: Cabeça. Útero.
Nome e Significado do Ponto: Taichong – Penetração Maior
Meridiano: Fígado
Categorias: Shu (riacho). Yuan (fonte). Terra.


  • F5: Ligou


Localização do Ponto: 5 cun acima do ápice do maléolo medial, na margem posterior da tíbia.
Ações na MTC: Suaviza o fluxo do Qi do Fígado. Resolve Calor-Umidade no aquecedor inferior.
Indicações: Estagnação de Qi na garganta (sensação de caroço). Distensão abdominal. Prurido, inchaço, vermelhidão e dor nos órgãos genitais. Priapismo (ereção persistente). Dificuldade urinária.
Área Alvo: Genitais. Garganta.
Nome e Significado do Ponto: Ligou – Fossa da Cuia
Meridiano: Fígado
Categorias: Luo (conexão).


  • F6:Zhongdu


Localização do Ponto: 7 cun acima do ápice do maléolo medial, na margem posterior da tíbia.
Ações na MTC: Remove obstrução do canal.
Indicações: Dor na região inferior do abdome, hipogástrica e lado interno da perna. Frio nas pernas. Cistite.
Área Alvo: Genitais. Pernas.
Nome e Significado do Ponto: Zhongdu – Capital Central
Meridiano: Fígado
Categorias: Xi (acúmulo).]

  • F8: Ququan


Localização do Ponto: Na extremidade medial da fossa poplítea, na depressão anterior aos músculos semitendinoso e semimembranoso.
Ações na MTC: Resolve Umidade no aquecedor inferior. Revigora Xue. Regula a menstruação. Nutre o Xue do Fígado. Beneficia a Bexiga e genitais.
Indicações: Massas abdominais em mulheres. Menstruação irregular e dolorosa. Infertilidade por estase de Xue. Dor umbilical. Inchaço, prurido, dor e vermelhidão dos órgãos genitais. Impotência. Dificuldade urinária. Urina turva. Queimação ao urinar. Corrimento.
Área Alvo: Útero.
Nome e Significado do Ponto: Ququan – Nascente em Curva
Meridiano: Fígado
Categorias: He (mar). Água. Tonificação.

  • F14: Qimen


Localização do Ponto: Na linha vertical do mamilo, no sexto espaço intercostal.
Ações na MTC: Harmoniza Fígado e Estômago. Remove estagnação do Qi do Fígado.
Indicações: Distensão, rigidez e dor epigástrica. Soluço. Eructação. Vômito. Regurgitação ácida. Refluxo. Hiperacidez estomacal. Gastrite nervosa. Cãibra. Suspiro. Distensão das mamas.
Área Alvo: Seios.
Nome e Significado do Ponto: Qimen – Porta Cíclica
Meridiano: Fígado
Categorias: Mu (coleta) do Fígado.

- Para o canal Renal: R3, R4, R5, R7 e R9
  • R3:Taixi


Localização do Ponto: Entre o ápice do maléolo medial e o tendão do calcâneo.
Ações na MTC: Tonifica o Yin e o Yang do Rim. Acalma a Mente. Beneficia a Essência. Fortalece a lombar e joelhos. Regula o útero.
Indicações: Dor na região lombar e joelhos. Tontura. Tinido. Fraqueza. Joelhos frios e fracos. Garganta seca. Sudorese noturna. Palmas quentes. Tosse. Respiração difícil e ruidosa. Falta de ar. Insônia. Sonhos excessivos. Memória fraca. Emissões seminais. Impotência. Ejaculação precoce. Menstruação irregular.
Área Alvo: Útero. Tórax.
Nome e Significado do Ponto: Taixi – Riacho Maior
Meridiano: Rim
Categorias: Shu (riacho). Yuan (fonte). Terra.
Canal Unitário: Shao Yin (Yin Menor) [R + C]

  • R4: Dazhong


Localização do Ponto: 0,5 cun abaixo do R3.
Ações na MTC: Fortalece a recepção do Qi do Rim. Acalma a Mente. Beneficia costas e micção.
Indicações: Tosse. Tosse com sangue. Respiração difícil. Falta de ar. Opressão no tórax. Palpitação. Agitação. Retardo mental. Comportamento maníaco. Irritabilidade. Sonolência. Medo. Tristeza. Desejo de ficar em casa. Dificuldade urinária e gotejamento. Dor lombar.
Área Alvo: Tórax.
Nome e Significado do Ponto: Dazhong – Grande Sino
Meridiano: Rim
Categorias: Luo (conexão).

  • R5: Shuiquan

Localização do Ponto: 1 cun abaixo do R3.
Ações na MTC: Beneficia a micção. Regula o útero e a menstruação.
Indicações: Dificuldade urinária e gotejamento. Cistite. Uretrite. Menstruação escassa, dolorosa, irregular. Amenorreia. Dismenorreia. Prolapso do útero.
Área Alvo: Bexiga. Útero.
Nome e Significado do Ponto: Shuiquan – Fonte da Água
Meridiano: Rim
Categorias: Xi (acúmulo).
Canal Unitário: Shao Yin (Yin Menor) [R + C]

  • R7: Fuliu

Localização do Ponto: 2 cun acima do R3.
Ações na MTC: Tonifica o Rim. Resolve Umidade. Abre a via das águas no aquecedor inferior. Resolve edema. Fortalece a lombar. Regula sudorese.
Indicações: Dor na lombar e joelhos. Tontura. Tinido. Cansaço. Diarreia. Plenitude abdominal. Muco e sangue nas fezes. Borborigmo. Sensação de peso no reto. Edema. Dificuldade urinária. Dor ao urinar. Sangue na urina. Joelhos frios. Sudorese. Sudorese noturna.
Área Alvo: Bexiga.
Nome e Significado do Ponto: Fuliu – Corrente de Retorno
Meridiano: Rim
Categorias: King (rio). Metal. Tonificação.

  • R9: Zhubin

Localização do Ponto: 5 cun acima do ápice do maléolo medial, na linha entre R3 e R10.
Ações na MTC: Regula o Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai). Acalma a Mente (Shen). Tonifica o Qi e a função do Rim.
Indicações: Hérnia no abdome inferior. Dor na perna. Desordens da Mente (Shen). Raiva. Mania. Insônia. Pânico. Medo.
Área Alvo: Escroto. Abdome inferior.
Nome e Significado do Ponto: Zhubin – Casa do Hóspede
Meridiano: Rim
Categorias: Xi (acúmulo) do Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai).


- Para o canal da Bexiga: 
B32, B36, B40, B58, B63, B64 e B65

  • B32: Ciliao


Localização do Ponto: No segundo forame sacral.
Ações na MTC: Beneficia a micção e defecação. Regula a menstruação. Remove Umidade no aquecedor inferior. Fortalece a região lombar e sacral. Tonifica a Essência (Jing).
Indicações: Dificuldade para urinar. Micção dolorosa. Urina escura. Enurese. Constipação. Borborigmo. Diarreia. Leucorreia. Menstruação dolorosa. Dor e entorpecimento na região lombar e sacral. Dor ciática. Prolapso uterino. Infertilidade.
Área Alvo: Lombar. Sacro.
Nome e Significado do Ponto: Ciliao – Segundo Orifício
Meridiano: Bexiga
Categorias: Nenhuma.
  • B36: Chengfu


Localização do Ponto: No ponto médio da base do glúteo.
Ações na MTC: Remove obstrução do canal (Síndrome Bi). Trata hemorroidas.
Indicações: Dor ciática, lombar ou sacral. Hemorroidas.
Área Alvo: Sacro. Ciático. Ânus.
Nome e Significado do Ponto: Chengfu – Recebendo Suporte
Meridiano: Bexiga
Categorias: Nenhuma.
  • B40: Weizhong

Localização do Ponto: No centro da fossa poplítea.
Ações na MTC: Clareia o Calor. Resolve Umidade na Bexiga. Esfria o sangue (Xue). Remove obstrução do canal.
Indicações: Lombalgia. Ciatalgia. Dor no joelho. Febre. Aversão ao frio. Sudorese. Dor de cabeça. Sensação de peso. Irritabilidade. Sede. Delírio causado por Calor. Insolação. Erupções cutâneas.
Área Alvo: Lombar. Joelho.
Nome e Significado do Ponto: Weizhong – Suportando o Centro
Meridiano: Bexiga
Categorias: He (mar). Terra.
  • B58:Feiyang

Localização do Ponto: 1 cun abaixo e 1 cun lateral ao B57.
Ações na MTC: Remove obstrução do canal. Controla a rebelião do Qi da cabeça. Fortalece o Rim. Trata hemorroidas.
Indicações: Lombalgia. Ciatalgia. Atrofia das pernas. Dor de cabeça na região posterior. Dor cervical. Tontura. Tinido. Hemorroidas.
Área Alvo: Pernas. Nuca.
Nome e Significado do Ponto: Feiyang – Voar pra cima
Meridiano: Bexiga
Categorias: Luo (conexão).
  • B63: Jinmen

Localização do Ponto: Na lateral do pé, entre o osso cuboide e calcâneo.
Ações na MTC: Remove obstruções no canal. Trata dor no canal.
Indicações: Dor na lombar, joelho, pernas e maléolo externo. Síndrome Bi no canal.
Área Alvo: Pernas. Lombar.
Nome e Significado do Ponto: Jinmen – Portão de Ouro
Meridiano: Bexiga
Categorias: Xi (acúmulo).
  • B64: Jinggu

Localização do Ponto: Na lateral do pé, entre o osso cuboide e calcâneo.
Ações na MTC: Remove obstruções no canal. Trata dor no canal.
Indicações: Dor na lombar, joelho, pernas e maléolo externo. Síndrome Bi no canal.
Área Alvo: Pernas. Lombar.
Nome e Significado do Ponto: Jinmen – Portão de Ouro
Meridiano: Bexiga
Categorias: Xi (acúmulo).
  • B65: Shugu
Localização do Ponto: Na lateral do pé, próximo à cabeça do 5° metatarso.
Ações na MTC: Controla a rebelião do Qi na cabeça. Clareia Calor. Expele Vento exterior.
Indicações: Síndrome Bi na nuca. Calor na Bexiga. Dor de cabeça. Rigidez occipital. Dor nos olhos. Olhos avermelhados ou amarelados. Aversão ao frio. Febre. Cistite.
Área Alvo: Nuca.
Nome e Significado do Ponto: Shugu – Osso de Ligação
Meridiano: Bexiga
Categorias: Shu (riacho). Madeira. Sedação.
Canal Unitário: Tai Yang (Yang Maior) [B + ID]


- Para o Vaso da Concepção:
P7, R6, R8,R9 e PC6.

  • P7 + R6 ( Ren Mai)

P 7 - R 6: aceleradora da cadeia dos Yin, atua particularmente nas doenças crônicas:  Pulmonares e Digestivas e Urogenitais

  • R8:Jiaoxin


Localização do Ponto: 2 cun acima do maléolo medial, 0.5 cun anterior ao R7.
Ações na MTC: Remove obstrução do canal (Síndrome Bi). Resolve Umidade. Regula útero e menstruação.
Indicações: Menstruação dolorosa, excessiva, irregular ou escassa. Plenitude, dor e massas no abdome. Diarreia. Retenção de urina. Micção dolorosa. Urina turva. Inchaço e dor nos testículos. Prurido genital.
Área Alvo: Genitais. Útero.
Nome e Significado do Ponto: Jiaoxin – Encontrando o Canal do Baço
Meridiano: Rim
Categorias: Xi (acúmulo) do Vaso Yin do Caminhar (Yin Qiao Mai).
Canal Unitário: Shao Yin (Yin Menor) [R + C]
  • R9: Zhubin

Localização do Ponto: 5 cun acima do ápice do maléolo medial, na linha entre R3 e R10.
Ações na MTC: Regula o Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai). Acalma a Mente (Shen). Tonifica o Qi e a função do Rim.
Indicações: Hérnia no abdome inferior. Dor na perna. Desordens da Mente (Shen). Raiva. Mania. Insônia. Pânico. Medo.
Área Alvo: Escroto. Abdome inferior.
Nome e Significado do Ponto: Zhubin – Casa do Hóspede
Meridiano: Rim
Categorias: Xi (acúmulo) do Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai).
  • PC6: Neiguan

Localização do Ponto: 2 cun acima do punho, no centro do lado anterior do antebraço, entre os tendões.
Ações na MTC: Abre o tórax. Move o Qi e o Xue no tórax. Revigora o Xue. Acalma a Mente. Movimenta o Qi do Fígado. Harmoniza o Estômago.
Indicações: Dor e distensão no tórax e abdome. Náusea. Refluxo. Vômito. Soluço. Eructação. Menstruação irregular e dolorosa. Insônia. Comportamento maníaco. Memória fraca. Ansiedade. Medo. Tristeza. Depressão. TPM.
Área Alvo: Tórax. Estômago. Útero.
Nome e Significado do Ponto: Neiguan – Portão Interior
Meridiano: Pericárdio
Categorias: Luo (conexão). Ponto de abertura do Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai). Ponto de fechamento do Vaso Penetrador (Chong Mai).
Canal Unitário: Jue Yin (Yin Terminal) [F + PC]












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe neste espaço seu comentário!

Colaboradores