BEM VINDOS!


segunda-feira, 29 de abril de 2019

O útero : Mudanças fisiológicas na gravidez segundo a MTC


PONTO DE VISTA OCIDENTAL
Antes da gravidez, o útero é um pequeno órgão em forma E tamanho  de pêra, que então aumenta em peso e volume para abrigar e proteger o crescimento  do bebê.
Durante as primeiras 20 semanas de gestação, os estrogênios estimulam o crescimento dos músculos uterinos, enquanto que a a progesterona relaxa esses mesmos  músculos e permite que eles relaxem.




No final da gravidez, o útero deve ter força
para impulsionar o bebê, então a camada muscular deve mudar, para que as contrações do parto possam  gerar força suficiente.
Após 20 semanas, o volume de sangue circulante também aumenta de forma acentuada, com um aumento de 50% no volume plasmático e 20% do volume de eritrócitos.
O fluxo sangüíneo uterino na fase pré-gestacional é de cerca de 10 ml / min. No final da gravidez, esse número aumenta para 600-800ml / min, e o útero recebe quase 20% do débito cardíaco total (Sweet 1997).

PONTO DE VISTA DA MTC:

Na MCT (medicina tradicional chinesa) considera-se que tudo é criado através da interação de Yin e Yang. A concepção ocorre quando o espermatozóide Yang se junta ao óvulo Yin (Maciocia 1998).


De acordo com textos antigos chineses, o melhor momento para a concepção ocorrer é quando o galo canta às 4 horas da manhã, porque se considera que é o momento em que o Yin e Yang estão em perfeito equilíbrio.


O Útero é um dos seis órgãos extraordinários. Também é chamado
Envoltório do Yin, e está intimamente relacionado com os três órgãos Yin (fígado, Baço e Rins).

 O útero nutre o feto durante a gravidez e está relacionado com os Rins através do canal que vai para o útero, e também com o coração através do Vaso que vai para o útero. O estado desses dois órgãos é vital. O feto se desenvolve apartir  do Yin e do Sangue da mãe.

Fonte: Acupuntura en el embarazo y el parto 
Segunda edición
Zita West SRN SCM LIC AC Midwife and Acupuncturist, Banbury, UK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe neste espaço seu comentário!

Colaboradores