BEM VINDOS!


sexta-feira, 8 de outubro de 2021

PONTOS AURICULARES QUE TRATAM A DOR PÓS OPERATÓRIA






A acupuntura auricular é um dos vários sistemas "holográficos"
que teorizam que todo o corpo pode ser representado em miniatura dentro do próprio corpo. Diferentes  pontos auriculares podem ser usados ​​para acalmar a dor após a operação. A seleção de dois ou três geralmente é suficiente:

1. SHEN MEN

● Localização: na bifurcação da anti-hélice superior a cruz e a anti-hélice inferior.
● Indicação: Este ponto tem a capacidade de sedar a dor e acalmar o Shen, particularmente indicado em vários tipos de dor pós-operatória, intimamente relacionados com distúrbios emocionais. Também pode ser usado para tratar a inquietação do Shen após a operação, como insônia, sono perturbado pelos sonhos, palpitações e agravamento da dor à noite.




- Este ponto também pode ser usado para tratar a dor pós-operatória devido ao acúmulo de Umidade-Calor ou
acúmulo de Calor tóxico no corpo, manifestado como vermelhidão, inchaço, formação de pus, febre, constipação, sede,saburra na língua amarela e gordurosa e umpulso escorregadio e rápido.



2. ADRENAL

  • Localização: no tubérculo inferior na borda do tragus.


  • Indicação: este ponto é frequentemente usado para tratar casos agudos ou dor pós-operatória severa devido à estagnação de Qi e sangue, bem como dor pós-operatória devido a acúmulo de Umidade-Calor.

3. CORAÇÃO

● Localização: no centro da concha cava.


● Indicação: este ponto é amplamente aplicado no tratamento da dor pós-operatória devido a várias causas; no entanto, a função principal deste ponto é regular as emoções e acalmar o Shen.



4. SIMPÁTICO /SNV

● Localização: Ponto de intersecção da raiz inferior do anti- hélix com a face interior do hélix.



● Indicação: Este ponto tem funções para regular o Baço e o Estômago, promovem a digestão e defecação, e suavizar a circulação do Qi e do Sangue, indicado particularmente na dor devido a ação no sistema nervoso autônomo como analgésico, relaxante e equilibrador neurovegetativo(sistemas digestivo e circulatório).




5. ENDÓCRINO

● Localização: na concha  cava, próximo a incisura intertrágica.



● Indicação: Este ponto promove o Triplo Aquecedor (Energizador), fortalece o Rim e o Fígado e beneficia o metabolismo da água. Indicado particularmente na dor devido ao pós operatório de  cabeça, rim, fígado e órgãos urogenitais.



6. SUBCÓRTEX

● Localização: na parede interna do antitragus.



● Indicação: Este ponto melhora o sono e acalma o Shen, indicado na dor pós-operatória relacionada com inquietação do Shen, como insônia, sonho e sono perturbado, dor de cabeça e agravamento da dor à noite.




Quando esses pontos são usados, é importante lembrar
mais dois critérios:

a).A seleção dos pontos deve ser realizada seguindo o
"Princípio da seleção do ponto". 

b).Pontos relacionados com os tecidos ou órgãos operados também devem ser usados. Por exemplo, quando há dor pós-operatória severa no ombro direito,o ponto 'ombro' deve ser adicionado aos pontos supracitados.





O que chamamos de "Acupuntura" refere-se principalmente à acupuntura corporal, o que significa que certos pontos do corpo são usados ​​para oferecer tratamento. No entanto, além desta abordagem de acupuntura, existem muitas outras técnicas úteis e importantes que podem ser usadas como adjuvantes da rotina sistêmica. Uma vez que o valor de cada método pode ser limitado quando usado isoladamente, sugere-se que o terapeuta aplique a acupuntura sistêmica como o principal tratamento, enquanto usa alguns métodos auxiliares como tratamento adicional.
Os microssistemas de acupuntura começaram originalmente na China. Fisiologicamente, o ouvido é um poderoso centro de energia através da qual todos os doze canais principais se cruzam, direta ou indiretamente, com os potentes Oito vasos extraordinários. Esta energia acessível é encapsulada em centenas de pontos de acupuntura auricular que possibilitam a utilização da orelha como um importante método de tratamento. A acupuntura auricular também é chamada de Auriculoterapia, que é o tratamento de doenças stimulando  pontos específicos na orelha. A acupuntura auricular é fácil de aprender e, quando a seleção de ponto precisa e técnica de agulha são aplicadas ao correto diagnóstico, produz resultados, imediatos e duradouros com uma alta taxa de eficácia.


FONTE: PEILLIN Sun :  Management of Postoperative Pain With Acupuncture.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe neste espaço seu comentário!

Colaboradores