VISÃO OCIDENTAL
A sinusite é uma inflamação dos seios nasais que gera sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto, especialmente na testa e nas maçãs do rosto, pois é nestes locais que se localizam os seios nasais.
Os seios paranasais são cavidades mucosas alinhadas no crânio e
comunicantes com as cavidades nasais.
Há quatro pares de seios:
etmoidal. frontal. maxilar e esfenoidal.
Os seios frontais e maxilares são mais propensos a infecção e inflamação.
Geralmente, a sinusite é provocada pelo vírus influenza e, por isso, é muito comum durante crises de gripe, mas também pode surgir devido ao desenvolvimento de bactérias nas secreções nasais, que ficam presas no interior dos seios nasais, como acontece após alergias.
Como identificar os sintomas
Os principais sintomas da sinusite são o surgimento de secreção nasal espessa e amarelada, acompanhada de sensação de peso ou pressão no rosto. No entanto, outros sintomas também podem aparecer:
- Dor de cabeça, que pode se espalhar para os olhos e nariz;
- Dor de garganta;
- Dificuldade para respirar pelo nariz;
- Perda do olfato e gosto;
- Mau hálito;
- Tosse que piora à noite.
Além disso, também pode surgir febre acima de 38ºC e tonturas, especialmente nos casos de sinusite bacteriana, sendo que nestes casos também é comum que as secreções nasais passem de amarelo para uma coloração esverdeada.
VISÃO ORIENTAL MTC
De modo geral. a sinusite corresponde à antiga Categoria Médica
Chinesa do Bi Yuan. que literalmente significa -nariz empoçado".
Bi Yuan é algumas vezes denominado Nao Lou, que significa "secreção do cérebro". pois a secreção profusa e purulenta do nariz era,no passado, considerada proveniente do cérebro.
Curiosamente. Hipócrates e seus discípulos também achavam que o humor maligno (da
sinusite) originava-se no cérebro e dali descia para as cavidades nasais.Somente após 1672, RlCHARD LOWER demonstrou no seu livro DE CATARRHIS que era anatomicamente impossivel para o catarro respiratório originar-se do cérebro.
É interessante observar que, do ponto de vista da Medicina Chinesa, a suposição de que as secreções nasais originam-se do cérebro é com certeza anatomicamente errada, porém fisiologicamente possível, uma vez que o Meridiano da Vesicula Biliar flui através do cérebro.
- INVASÃO DO VENTO CALOR E VENTO FRIO
Invasões repetidas de Vento exterior
(Vento-Frio ou Vento-Calor). mais freqüentemente de Vento-Calor, prejudicam a difusão e a descida do Qi do Pulmão nas vias nasais, de tal forma que os fluidos estagnam-se no nariz e nos seios paranasais. A estagnação de fluidos por longo período dá origem a Mucosidade e Calor. que se manifestam através d secreção nasal amarela e purulenta.
As invasões repetidas de Vento exterior são a principal causa de sinusite. especialmente quando o individuo não toma o devido cuidado ou não faz um repouso adicional durante tais invasões.
1. VENTO-CALOR
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
Obstrução nasal. secreção nasal amarela e pegajosa ou purulenta, cefaleia, diminuição do olfato e febre.
Língua - Com os lados e/ou a parte da
frente Vermelhos.
Pulso - Flutuante ou Rápido.
Estas manifestações correspondem a uma crise aguda de sinusite após a invasão de Vento-Calor.
PRINCÍPIO DE TRATAMENTO
Aliviar o Exterior. expelir Vento-Calor
e restabelecer a difusão e a descida do Qi do Pulmão.
ACUPUNTURA
Usar método de sedação.
- IG11: Quchi
Localização do Ponto: Na extremidade lateral da prega do cotovelo.
Ações na MTC: Clareia o Calor. Esfria o sangue. Remove as obstruções. Remove Calor no canal.
Indicações: Calor interno. Fogo de fígado. Calor o sangue (Xue). Febre. Sede. Dor de dente. Vermelhidão nos olhos. Vômito. Diarreia. Erisipela. Urticária. Pele seca. Pele escamosa. Prurido. Herpes. Hemiplegia. Dor no braço.
Área Alvo: Dentes. Braços.
Nome e Significado do Ponto: Quchi – Charco Tortuoso.
Meridiano: Intestino Grosso
Categorias: He (mar). Terra. Tonificação. Ponto Fantasma de Sun Si Miao.
Canal Unitário: Yang Ming (Yang Brilhante) [E + IG]
- IG4 : Hegu
Localização do Ponto: No lado radial, no meio do 2° metacarpo.
Ações na MTC: Expele vento exterior. Libera o exterior. Dispersa o Qi do Pulmão. Regula o Qi defensivo (Wei Qi). Regula a transpiração. Analgesia. Interrompe dor. Remove obstrução no canal. Tonifica o Qi. Harmoniza a subida e descida do Qi. Beneficia olhos, nariz, orelhas e boca. Promove trabalho de parto. Acalma a Mente (Shen).
Indicações: Aversão ao Frio. Febre. Espirro. Regula a transpiração. Analgesia. Espasmos no canal, Estômago, Intestinos e Útero. Dor de dente, cabeça, olhos, braço e ouvido. Trismo. Síndrome Bi. Hemiplegia. Contração dos dedos. Tinido. Surdez. Vermelhidão e inchaço nos olhos. Visão turva. Hemorragia nasal. Congestão e secreção nasal. Afta. Tensão nos lábios. Amenorreia. Promove o parto. Retenção de feto morto. Rigidez no pescoço. Resfriado. Gripe. Rinite. Conjuntivite. Terçol. Sinusite. Epistaxe. Nevralgia do trigêmeo. Paralisia facial. Ansiedade.
Área Alvo: Cabeça. Face. Boca. Dentes. Ouvido. Braço. Nariz. Garganta.
Nome e Significado do Ponto: Hegu – Vale da Junção
Meridiano: Intestino Grosso
Categorias: Yuan (fonte).
Canal Unitário: Yang Ming (Yang Brilhante) [E + IG]
- IG20: Yingxiang
Localização do Ponto: Ao lado da asa do nariz, no ponto de encontro com a linha nasolabial.
Ações na MTC: Expele o Vento exterior. Abre o nariz. Remove obstruções do canal (Síndrome Bi).
Indicações: Febre. Espirro. Congestão e secreção nasal. Perda do olfato. Pólipos nasais. Hemorragia nasal. Desvio, prurido e inchaço da face. Olhos vermelhos e quentes.
Área Alvo: Nariz. Olhos. Face.
Nome e Significado do Ponto: Yingxiang – Fragrância Bem-vinda
Meridiano: Intestino Grosso
Categorias: Ponto de encontro do Estômago e Intestino Grosso.
Canal Unitário: Yang Ming (Yang Brilhante) [E + IG]
- Bitong (ponto extra)
Localização do Ponto: Na linha média entre a glabela e a ponta do nariz, na lateral do nariz.
Ações na MTC: Abre o nariz.
Indicações: Espirro. Rinite. Congestão nasal. Secreção nasal. Sinusite. Dor facial.
Área Alvo: Face. Nariz.
Nome e Significado do Ponto: Bitong – Livre Passagem do Nariz
Meridiano: Extras
Categorias: Nenhuma
- VG23: Shangxing
Localização do Ponto: Na linha mediana, 1 cun acima da linha do cabelo.
Ações na MTC: Abre o nariz. Ilumina os olhos. Clareia Calor-Umidade.
Indicações: Congestão, secreção e hemorragia nasal. Rinite. Sinusite. Pólipos nasais. Perda do olfato. Visão turva. Dor nos olhos. Miopia.
Área Alvo: Nariz. Olhos.
Nome e Significado do Ponto: Shangxing – Estrela Superior
Meridiano: Vaso Governador (Du Mai)
Categorias: Ponto Fantasma de Sun Si Miao.
- B12: Fengmen
Localização do Ponto: 1.5 cun da linha média posterior, na altura da borda inferior do processo espinhoso da T2.
Ações na MTC: Expele o Vento externo. Regula o Ying Qi e Wei Qi. Consolida espaço entre a pele e os músculos. Promove a dispersão e descida do Qi do Pulmão. Fortalece as costas. Beneficia o nariz.
Indicações: Aversão ao frio. Febre. Dor de cabeça e rigidez cervical decorrentes de Vento. Baixa imunidade. Tosse. Tosse com sangue. Falta de ar. Espirro. Rinite alérgica. Lombalgia. Urticária. Carbúnculo nas costas. Secreção clara, congestão e sangramento nasal.
Área Alvo: Nariz.
Nome e Significado do Ponto: Fengmen – Porta do Vento
Meridiano: Bexiga
Categorias: Nenhuma.
2. VENTO-FRIO
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
Dor de cabeça e nas articulações dos membros, obstrução nasal, muco, aversão ao frio e, as vezes, febre, ausência de suor, pulso superficial e tenso, saburra fina branca.
ACUPUNTURA
- P7: Lieque
Localização do Ponto: 1.5 cun acima da prega do punho.
Ações na MTC: Circula a Wei Qi (Qi Defensivo) e libera o exterior. Promove a descida e dispersão do Qi do Pulmão. Expele vento exterior. Abre a via das águas. Beneficia a Bexiga. Regula subida e descida do Qi na cabeça. Abre o nariz. Resolve Fleuma.
Indicações: Liberta o exterior de invasões de Vento-Frio ou Vento-Calor. Tosse. Respiração difícil, ruidosa. Falta de ar. Espirro. Aversão ao Frio. Febre. Gripes e resfriados. Dor de cabeça. Perda de olfato. Coriza. Secreção nasal. Retenção de lóquios e feto morto. Afasia pós-parto. Dor no pênis e vagina. Emissão noturna. Sangue na urina. Micção dolorosa. Dificuldade urinária. Dor de cabeça. Rigidez e dor no pescoço. Paralisia facial. Dor de dente. Memória fraca. Palpitações. Riso descontrolado. Bocejo frequente. Pólipos nasais. Preocupação. Aflição. Tristeza. Repressão dos sentimentos.
Área Alvo: Bexiga. Cabeça. Pescoço.
Nome e Significado do Ponto: Lieque – Brecha Divergente
Meridiano: Pulmão
Categorias: Luo (conexão). Ponto de abertura do Vaso Concepção (Ren Mai). Ponto de fechamento do Vaso Yin do Caminhar (Yin Qiao Mai).
Canal Unitário: Tai Yin (Yin Maior) [P + BP]
- B12:
Localização do Ponto: 1.5 cun da linha média posterior, na altura da borda inferior do processo espinhoso da T2.
Ações na MTC: Expele o Vento externo. Regula o Ying Qi e Wei Qi. Consolida espaço entre a pele e os músculos. Promove a dispersão e descida do Qi do Pulmão. Fortalece as costas. Beneficia o nariz.
Indicações: Aversão ao frio. Febre. Dor de cabeça e rigidez cervical decorrentes de Vento. Baixa imunidade. Tosse. Tosse com sangue. Falta de ar. Espirro. Rinite alérgica. Lombalgia. Urticária. Carbúnculo nas costas. Secreção clara, congestão e sangramento nasal.
Área Alvo: Nariz.
Nome e Significado do Ponto: Fengmen – Porta do Vento
Meridiano: Bexiga
Categorias: Nenhuma.
- VB20: Fengchi
Localização do Ponto: Na altura da linha inferior da protuberância occipital (altura do VG16), a 2.25 cun laterais à linha média (linha da pupila). Na depressão entre os músculos esternocleidomastoideo e trapézio.
Ações na MTC: Subjuga Yang do Fígado. Elimina Vento Externo e Interno. Clareia Calor. Beneficia olhos e ouvidos. Nutre a Medula e Cérebro.
Indicações: Aversão ao frio. Febre. Dores no corpo. Dor e rigidez occipital. Dor de cabeça. Acidente Vascular Cerebral (AVC). Memória fraca. Hemiplegia. Trismo. Paralisia facial. Epilepsia. Tontura. Tinido. Vertigem. Surdez. Ouvidos obstruídos. Visão turva. Visão noturna diminuída. Vermelhidão e dor no olho. Lacrimação excessiva. Irite. Catarata. Atrofia do nervo óptico.
Área Alvo: Olhos. Ouvidos.
Nome e Significado do Ponto: Fengchi – Lagoa dos Ventos
Meridiano: Vesícula Biliar
Categorias: Nenhuma.
Canal Unitário: Shao Yang (Yang Menor) [VB + TA]
- IG4: Hegu
Localização do Ponto: No lado radial, no meio do 2° metacarpo.
Ações na MTC: Expele vento exterior. Libera o exterior. Dispersa o Qi do Pulmão. Regula o Qi defensivo (Wei Qi). Regula a transpiração. Analgesia. Interrompe dor. Remove obstrução no canal. Tonifica o Qi. Harmoniza a subida e descida do Qi. Beneficia olhos, nariz, orelhas e boca. Promove trabalho de parto. Acalma a Mente (Shen).
Indicações: Aversão ao Frio. Febre. Espirro. Regula a transpiração. Analgesia. Espasmos no canal, Estômago, Intestinos e Útero. Dor de dente, cabeça, olhos, braço e ouvido. Trismo. Síndrome Bi. Hemiplegia. Contração dos dedos. Tinido. Surdez. Vermelhidão e inchaço nos olhos. Visão turva. Hemorragia nasal. Congestão e secreção nasal. Afta. Tensão nos lábios. Amenorreia. Promove o parto. Retenção de feto morto. Rigidez no pescoço. Resfriado. Gripe. Rinite. Conjuntivite. Terçol. Sinusite. Epistaxe. Nevralgia do trigêmeo. Paralisia facial. Ansiedade.
Área Alvo: Cabeça. Face. Boca. Dentes. Ouvido. Braço. Nariz. Garganta.
Nome e Significado do Ponto: Hegu – Vale da Junção
Meridiano: Intestino Grosso
Categorias: Yuan (fonte).
Canal Unitário: Yang Ming (Yang Brilhante) [E + IG]
AURICULOTERAPIA
Shen Men (h), Rim (+), SNV (+), Área da Alergia (-- com semi-permanente), Baço (+), Nariz Interno (-), Nariz Externo (-), Pulmão (+), Supra-Renal (+), Fronte (-), área da Face (-).
FONTE:
FONTE:
- Seirim: Digital Video Atlas
- AcuMap EAR
- Maciocia, Giovanni, A Prática de Medicina Chinesa
- 101 enfermedades tratadas con acupuntura y moxibustión - Conghuo Tian
- La acupuntura en la senda de la salud: 4140 casos clínicos - Autor: José Luis Padilla Corral
- Acupuntura+fitoterapia 52 padrões de desarmonia: como identificar e tratar eBook Kindle por Cyro Campagnola (Autor)
- PRATICA DA MEDICINA CHINESA (Português) Capa dura – 1996 por MACIOCIA (Autor)
O
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe neste espaço seu comentário!