OS CINCO ASPECTOS DO SHEN (Físicos e Almas Espirituais na Medicina Tradicional Chinesa)
Os Shen ou Espíritos (que se traduz também por Consciência) representando as forças espirituais e psíquicas que nos animam e que se manifestam pelos estados de consciência, nossa capacidade a nos comover e a pensar, nosso temperamento, nossas aspirações, nossos desejos, nossos talentos e nossas habilidades.
Os Espíritos ocupam um lugar importante nas avaliações das causas dos desequilíbrios ou da doença e nas escolhas das ações destinadas a nos levar em direção a uma melhor saúde .
Utiliza-se, por vezes, o singular. Às vezes o plural, quando se fala do Espírito ou dos Espíritos, conceito chinês de Shen implicando ao mesmo tempo a unidade da consciência e a multiplicidade das forças que o alimentam.
O conceito de Shen provém das crenças animistas do Xamanismo. O Taoísmo e o Confucionismo refinaram esta visão da psique, tornando-a compatível ao sistema de correspondência dos Cinco Elementos. Em seguida, o conceito de Shen sofreu novas transformações, confrontado aos ensinamentos do Budismo cuja implantação foi fulgurante na China desde o fim da dinastia Han (em torno de 200 d.C). Destas fontes múltiplas nasceu um modelo original e próprio ao pensamento chinês.
• Movimento
• Aloja-se no Fígado
•Características como: movimento, ação, fluxo livre de energia
• Responsável pelo relacionamento do indivíduo com o mundo
• Capacidade de Projetar os pensamentos para fora
• Analogicamente é o Inconsciente
O termo Hun é traduzido por Alma Psíquica ou Alma Etérea porque as funções das entidades que a compõe (em número de três) assentando as bases da psique e da inteligência.
Os Hun são assemelhados ao movimento Madeira que representa a ideia de colocar em movimento, do crescimento e do desprendimento progressivo da matéria. É a imagem dos vegetais, organismos vivos, levados por vontade própria, enraizadas na Terra, mas do qual toda parte aérea se eleva em direção à luz, ao calor e ao Céu.
FUNÇÕES DO HUN
General, que prevê e vê antes que se realize
• Ligados aos sonhos
• Percebe a energia antes que ela apareça no ambiente
• Confere a capacidade de planejar
• Traçar objetivos e metas na vida
• Primeiro choro é função do Hun, que abre o indivíduo do interior para o exterior
• Formador do arcabouço para a estrutura emocional
• Proporciona o movimento de tensão e relaxamento
Hun tem uma estreita relação com a estrutura do caráter
• Agressividade do fígado é responsável pela energia de defesa (relaciona-se com o Wei Qi), para traçar limites e conquistas
• Energia do Hun da ímpeto a respiração (inspiração)
• Hun tem natureza Yang
• Porta entre o inconsciente pessoal e o coletivo
• “Durante o dia o Hun mora nos olhos, durante a noite no Fígado”
O Hun, está associado ao Céu e à sua influência estimulante, é a forma primitiva de nossos Espíritos que aspiram a se afirmar e a de desenvolver; é da água que provem a inteligência intuitiva e a curiosidade espontânea característica das crianças e daqueles que permanecem jovens. Eles definem também nossa sensibilidade emotiva: em função do equilíbrio do Hun, seremos mais inclinados à privilegiar o mental e a compreensão, ou então, no desequilíbrio, os sentimentos e os ressentimentos. Finalmente, o Hun define nossa força de caráter, nossa força moral e a potência de afirmação de nossas aspirações que se manifestarão ao longo de nossa vida.
• Interfere no futuro, pois analisa o presente e planeja o futuro
• Hun da significado as emoções
• Comanda as relações interpessoais
• O Hun tem a capacidade de enxergar além dos significados aparentes e atribuir valores aos fatos
• Hun equilibrado mantém os sonhos sem perder a direção e sem se perder neles
Passar dos Hun (inatos) aos Shen (adquirido)
Assim que começa o desenvolvimento afetivo e cognitivo da criança graças à experimentação dos seus cinco sentidos, à interação com seu meio ambiente e à descoberta que ela faz progressivamente dela mesma, o Espírito do Coração (Xin Shen) empreende seu desenvolvimento. Esse Espírito do Coração é uma consciência que:
· Se desenvolve pelo pensamento e pela memória das experiências;
· Se manifesta na vivacidade dos reflexos como nas ações refletidas;
· Registra e filtra as emoções;
· É ativa de dia e em repouso durante o sono.
Os Hun colocam então as bases do Espírito do Coração. Há entre Hun e Shen, entre a Alma e o Espírito, como um diálogo que se desenrolará entre o inato e o adquirido, o natural e o convencional, o espontâneo e o refletido ou o inconsciente e o consciente. Os Hun são os aspectos inalterados do Espírito, eles se exprimem desde que faz calar o mental e a razão, eles vão além do que é modelado pela educação e os aprendizados sociais. Todas as grandes qualidades do ser estão em germe nos Hun (a Alma psíquica), mas só o Shen (o Espírito) permite seu desenvolvimento tangível.
Os Hun são associados ao Fígado, fazendo eco ao estreito vínculo observado entre o estado desse Órgão (sensível às emoções, ao álcool, as drogas e aos estimulantes) e a capacidade para o indivíduo de manter a justa expressão dos Hun. Progressivamente, do nascimento à idade da razão, os Hun, após terem dado sua orientação aos Espíritos, podem deixar a esses últimos todo o lugar que lhes constam.
DESEQUILÍBRIOS DO HUN
- · Desapego a vida
- · Tendências suicidas
- · Irritabilidade
- · Agressividade
- · Raiva
- · Frustrações
- · Hostilidade
- · Culpa
- · Baixa estima
- · Perda da motivação e tédio
- · Confusão Mental (Shen), Fígado mãe do Coração
- · Insônia
- · Indivíduo fica preso a fantasia
PO A ALMA CORPORAL
Os sete
Po constituem nossa Alma Corporal, pois sua função é vir à existência e à
manutenção de nosso corpo físico.
Eles se
referem ao simbolismo do Metal cujo
dinamismo representa um abrandamento e uma condensação do que era mais sutil, conduzindo a uma materialização, a aparição de uma forma, de um corpo.
São os Po
que nos dão a impressão de sermos distintos, separados dos outros componentes
do universo. Essa materialização garante uma existência física, mas introduz a inevitável dimensão
do efêmero.
Ao passo
que os Hun são associados ao Céu, os Po são ligados à Terra,
ao que é turvo e grosseiro, as trocas com o meio ambiente e aos movimentos
elementares do Qi que penetra no corpo sob a forma do ar e dos alimentos, que é
decantado, utilizado, depois rejeitado sob a forma de resíduos.
Esses
movimentos do Qi são ligados à atividade fisiológica das vísceras. Eles
permitem a renovação das Essências, que são necessárias à manutenção, ao
crescimento, ou desenvolvimento e a reprodução do organismo.
Mas, quaisquer
que sejam os esforços do Po, o uso das Essências levará inevitavelmente ao
envelhecimento, à senilidade e à morte.
FUNÇÕES DO PO
- · Alma Corporal
- · Reflexos
- · Sentidos
- · Instintos
- · Controla os reflexos do orgasmo
- · Responsável pelas reações de luta e fuga
- · Ataques de pânico e atos impulsivos
- · Controla a resposta esfincteriana
- · Aloja-se no Pulmão (tórax)
- Demonstra o estado energético do Indivíduo (pulso)
- Condensa as energias para formar a estrutura
- Parte do espírito inseparável do corpo, pois volta a terra após a morte (Espírito terrestre)
- Rege as atividades orgânicas do dia
Após ter
definido o corpo da criança durante os três primeiros meses da vida
intrauterina, como um molde virtual, os Po, enquanto Alma corporal, mantem-se
associados ao Pulmão, último responsável da vida que começa por uma primeira
respiração no nascimento e que termina no último sopro na morte.
Para além
da morte, os Po permanecem atados ao nosso corpo e aos nossos ossos.
- Dá ao corpo a capacidade de coordenação motora
- Equilíbrio, agilidade física, arco reflexo
- Regula a homeostase física
- Desequilíbrio leva o indivíduo a tornar-se egoísta e individualista
- O PO une os três aquecedores
- Sensações na pele são atributos do PO (acupuntura)
- Tristeza
- Regula a integridade e identidade pessoal (governa pele)
- Fraqueza, Cansaço, principalmente quando manteve contato com outras pessoas
- Relaciona-se com Yin Qi e com o Rong Qi
- Responsável pelo instinto de auto preservação
A Alma
Corpórea é a parte mais física e material da alma do ser humano. Ela está
intimamente relacionada com a Essência e pode-se dizer que é a manifestação da
Essência na esfera dos sentimentos e sensações.
Estando relacionada ao Pulmão,
a Alma Corpórea também está vinculada à respiração. É diretamente afetada pelas
emoções de tristeza ou lamento, que obstruem seus movimentos.
Estas
emoções têm um efeito poderoso e direto sobre a respiração. A respiração fica
rápida e superficial, quando uma pessoa está triste, depressiva. Portanto o
ponto P7 列缺Liè
quē cuja tradução aproximada é Brecha Divergente - apresenta
um efeito poderoso sobre as emoções contidas, enquanto o ponto B42 魄户Pohu
cuja tradução aproximada é Porta da Alma Corpórea - tonifica o Qi do
Pulmão e fortalece a Alma Corpórea.
P7
B42
- Po é o ID, esta ligado ao instinto puro
- O PO não projeta, não elabora, não fantasia e não gera o movimento evolutivo que é função do HUN
- O PO é objetivo simples, primitivo e instintivo •
- Responsável muitas vezes por explosões, sustos, sobressaltos, reações espontâneas, irracionais e instintivas
Yi (Ideação e Direção) e Zhi (Vontade e Ação)
Para se
desenvolver, a Consciência Global, o
Espírito do Coração, necessita dos cinco sentidos e mais particularmente de
duas entidades psicoviscerais: o Yi
e o Zhi.]
O Yi, ou a capacidade de ideação, é a ferramenta que os Espíritos utilizam
para aprender, manipular as ideias e os conceitos, brincar com a linguagem e
visualizar os movimentos corporais e as ações à tomar.
Ele
permite analisar os ensinamentos, de lhes encontrar um sentido e de preparar a
memorização sob a forma de conceitos reutilizáveis.
A clareza
mental, indispensável à eficácia do Yi, depende da qualidade das substâncias
nutritivas produzidas pelo sistema digestivo e a esfera do Baço/Pâncreas.
Se, por
exemplo, o Sangue ou os Líquidos orgânicos são de menores qualidades, o Yi será
afetado, o que impedirá os Espíritos de se manifestar com eficácia. É
porque a capacidade de ideação (mesmo se ela se sobressai na partida da
inteligência estabelecida pelos Hun) é associada ao Baço/Pâncreas e a
integridade de suas funções.
Quando o
Baço/Pâncreas está fraco, o pensamento se torna confuso, as preocupações se
instalam, o julgamento é perturbado e o comportamento se torna repetitivo, até
obsessivo.
- Intenção
- Sentido
- Inclinação
- Sentimento
- Opinião
- Idéias
- Pensamento
- Direcionamento para o Pensamento
- Yi da lucidez a consciência
- Compreensão
- Proporciona sabedoria e julgamento
- Responsável pela auto imagem (imagem corporal)
- Doenças como Bulemia e Anorexia são distúrbios do PI (YI)
• Baço em Plenitude:
- Indivíduo inundado de idéias e pensamentos, sem poder usá-las a seu favor. Assim os pensamentos são obsessivos e repetitivos.
• Baço Deficiente:
- Indivíduo tem dificuldades de se concentrar e memorizar e de ter um raciocínio lógico.
ZHI
O Zhi é o
elemento que permite a ação voluntária; ele obtém a capacidade de permanecer
concentrado sobre a realização de um projeto e de fazer prova de determinação e
de resistência no esforço para realizar um desejo.
O Zhi
está no coração da libido, está intimamente ligado aos desejos, e é um termo
também utilizado para designar as emoções.
Para
memorizar, os Espíritos utilizam o Zhi, entidade associada aos Rins, o órgão da
conservação.
É,
todavia, a Medula e o Cérebro que, graças as Essências, conservam a informação.
Se as
Essências adquiridas estão enfraquecidas, ou a Medula e o Cérebro estão mal
nutridos, a memória e a capacidade de concentração declinarão.
O Zhi é
então bastante dependente da esfera dos Rins que, entre outros, gera as
Essências inatas e adquiridas provendo por sua vez a hereditariedade recebida
dos pais e as substâncias vindas do meio externo.
- Sua morada é o Rim;
- Força de vontade que pode ser vista como sinal de vitalidade;
- É a potência e expiração do Coração;
- Ambição;
- Interesse;
- Desejo;
- Poder de adaptação.
- Coração Valente
- Vitalidade
- Capacidade de realização
- Responsável pela realização das expirações
- Força de viver
- Raiz do shen;
- Os rins auxiliados pelo Zhi auxiliam na descida do Qi para os membros, e dando origem ao movimento;
- AVCs;
- Responsável pelos ciclos (7 e 8 anos);
- Alterações geram: medo sentimento de inferioridade, timidez, desconfiança;
- Ou ainda Sentimento de superioridade, autoritarismo e falta de limites.
• Zhi forte dará proteção contra doenças autoimunes
e contra o câncer;
• Depressão pode ser por falta de Zhi
(vitalidade,vontade).
No olhar
da Medicina Ocidental é interessante observar que as funções das Essências dos
Rins correspondem em boa parte àquelas dos hormônios como a adrenalina e a
testosterona, que são poderosos estimulantes da ação.
No mais,
as pesquisas sobre o papel dos hormônios tendem a demonstrar que um declínio
dos hormônios sexuais participaria da senilidade, à baixa das capacidades
intelectuais e à perda da memória.
Num
contexto terapêutico, deve-se ajudar o paciente a centrar
esse eixo interior, seja ajudando os pensamentos (Yi) a fornecer uma
perspectiva clara da ação a tomar, seja reforçando a vontade (Zhi) para que se
manifestem ações necessárias às mudanças, e mantendo o Espírito, pois não há
cura possível sem que os sentimentos encontrem seu lugar e sua quietude.
FONTE:
1.
Os Cinco Aspectos SHEN
(físicos e almas espirituais na Medicina Tradicional Chinesa - Elisabeth Rochat de la Vallée
2.
Acupuntura Constitucional
(Tipologia) e Psicologia - Thiago S. de Resende
3. AUTEROCHE,
B.; NAVAILH, P. O diagnóstico na Medicina Chinesa. São Paulo: Andrei,
1992.
4. MACIOCIA,
Giovanni. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: Um texto abrangente para
acupunturistas e fitoterapeutas. São Paulo: Roca, 1996.
5.
REQUENA, Yves. Acupuntura e
Psicologia. Tradução Lauro Santos Blandy. São Paulo: Andrei, 1990.
6. ROSS,
Jeremy. Zang Fu: Sistemas de órgãos e vísceras da Medicina Tradicional Chinesa.
2.ed. São Paulo: Roca, 2003.
7.
WEN SU, Nei Ching. O Livro de
Acupuntura do Imperador Amarelo. Tradução Fernanda Pinto Rodrigues. 1 ed.
Portugal: Editorial Minerva.
8. WEN,
Ton Sintan. Acupuntura Clássica Chinesa. 17 ed. São Paulo: Pensamento Cultrix,
1985.
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