Páginas

sábado, 16 de fevereiro de 2019

AURICULOTERAPIA EM BEBÊS: CÓLICAS





Pode ser fome, sono ou até mesmo um alerta de que é hora de trocar a fralda. No entanto, quando um bebê chora de maneira excessiva, mais precisamente acima de três horas por dia durante um período superior a três semanas, o motivo tem nome e sobrenome: cólica infantil




A condição atinge entre 10 e 40% dos recém-nascidos e, geralmente, só dá sossego quando os pequenos completam seis meses.

As cólicas aparecem nos primeiros 3 meses, a partir 
dos 15 dias de vida do bebê, tanto em crianças que 
recebem aleitamento materno como em bebês alimentados artificialmente. 

PRINCIPAIS CAUSAS

Imaturidade do sistema digestivo
Ele ainda não está totalmente desenvolvido e a digestão acelera o funcionamento dos intestinos, 
provocando espasmos - as cólicas. 


Alimentos 
Às vezes a cólica é uma reação a determinado nutriente que entra na alimentação da mãe ou no preparo da mamadeira. Ingridientes ricos em ferro ou a proteina do leite ingerido pela mãe (chocolates, queijos, etc...) podem provocar essa reação. O leite 
em pó pode prender o intestino da criança e provocar gases. 



• Stress 
Criança e mãe experimentam uma nova rotina de vida e ficam por isso, altamente sensíveis. Na maioria dos 
bebês, o órgão de choque dessas mudanças é o intestino e, não por acaso, as cólicas se manifestam mais no final do dia, entre as 18 e as 21 horas, quando a família está exausta. A cólica pode ser apenas expressão desse cansaço. Ou o bebê chora porque tem necessidade de uma descarga emocional para se reorganizar ao final de um dia atribulado. 

Deglutição de ar 

A avidez ao sugar o seio materno ou um orifício grande demais no bico da mamadeira faz a criança engolir ar e provoca gases. Por isso a importância de colocar o bebê para arrotar após as mamadas. 



AURICULOTERAPIA 



A auriculoterapia é a utilização do pavilhão auricular como área reflexa para o tratamento de inúmeras patologias, pois a orelha é um microssistema do corpo, ou seja, na orelha possuímos pontos específicos que correspondem a todos os órgãos, vísceras e funções do nosso corpo.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, o equilíbrio do corpo humano ocorre devido ao fluxo de energia (Qi), que deve estar em harmonia para que todas as atividades do organismo funcionem adequadamente, evitando-se o aparecimento de patologias.



Ao estimular pontos específicos na orelha do bebê é possível diminuir ou até eliminar a cólica em apenas algumas sessões.



Tratamento Basico: Shen Men, ponto zero, IG e estômago.

Tratamento se há  stress associado:Shen Men, ponto zero, IG e estômago é Fígado. 

Material: Cristais Radionicos,  Sementes de mostrada,  esferas de cristal.



Os Cristais Radionicos são, na minha prática clínica,  os que melhor dão resultados. Isso pode ser explicado pela característica energética única embutida na programação dos cristais. Além do estímulo físico no ponto de Auriculoterapia , Os cristais radionicos são um pouco menores e se ajustam melhor à pequena anatomia auricular do bebê.  Mas, o aspecto mais importante é a programação energética dos cristais radionicos ( em torno de 10.000 angstrons) e a qualidade dessa programação, que faz com que a resposta seja tem rápida e eficiente. 

Frequência: 1 a 2x por semana na cólica intensa. Evoluir para 1x por semana no primeiro mês. Quinzenalmente do segundo ao sexto mês .



FONTE:
• Acupuntura em Pediatria, ed. Andrei – Pahm Quang Chau

• Tratado de Auriculoterapia, ed. Instituto Yang – Prof. Marcelo Pereira de Souza

• Dra. Angela Mirabet 

#acupuntura #MTC #Acupunturaempediatria #TCM #Medicinaintegrativa #mtc #amoacupuntura 


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA COM BASE NOS 8 PONTOS DE INFLUÊNCIA



A Síndrome da fadiga crônica é caracterizada por fadiga grave, incapacitante, e outros sintomas, como dor músculesquelética, distúrbios do sono, dificuldade de concentração e dores de cabeça.


A SFC é uma doença caracterizada por fadiga que não é secundária a uma doença biológica identificável. Ao contrário de muitos tipos de fadiga, o CFS não melhora com o sono ou repouso. A medicina convencional não identifica uma causa conhecida da SFC. A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) identifica múltiplas diferenciações de padrões responsáveis ​​de SFC.

SFC SEGUNDO A MTC 




Deficiência de Qi : É a causa básica , como já foi referida, uma deficiência do Qi do corpo. Contudo, a fadiga não é necessariamente sempre causada por uma deficiência podendo, nalguns casos, ser provocada por uma condição de excesso. 

Constituição fraca ( Deficiência de Jing): a constituição da pessoa é determinada por vários factores, como a constituição dos pais, a saúde e a idade dos progenitores no momento da concepção, as condições da gravidez e o desenvolvimento do parto.



Trabalho Pesado: excesso de trabalho físico ou mental, sem o repouso adequado e sob condições “estressantes”.




Quer seja excesso de esforço mental no trabalho ou em exercícios físicos ou atividades desportivas.

O trabalho físico e mental  excessivo, sem repouso, enfraquece o Baço-pâncreas e carregar excesso de peso prejudica os Rins.

O excesso de atividade física prejudica os tendões, gerando, após alguns anos, deficiência de sangue ou de Yin do Fígado e, possivelmente, de vento no Fígado.



Alimentação: a alimentação irregular enfraquece diretamente o Baço-pâncreas e causa, por conseguinte, fadiga crônica (o Baço-pâncreas e o Estômago são a origem do Sangue e do Qi).



• Alimentação excessiva : Ao sobrecarregar  o Estômago e o Baço-pâncreas, causa retenção dos alimentos, o que também gera fadiga crónica.
Alimentar-se muito tarde à noite, comer apressadamente, discussões durante as refeições, ler enquanto come, ou fazê-lo de um modo apressado, trabalhar logo após a refeição ou alimentar-se num estado emocional perturbado, são situações que enfraquecem o Qi do Estômago e, consequentemente, o Yin do Estômago.
Qualquer desequilíbrio no tipo de alimento ingerido pode também enfraquecer o Baço-pâncreas e o Estômago.




• Doenças severas:

Qualquer doença grave e prolongada (como a gripe, bronquite, pneumonia) pode resultar em deficiência do Baço-pâncreas e, portanto, em fadiga crónica.



• Atividade sexual excessiva:

Causa deficiência dos Rins. Se o paciente sentir fadiga pronunciada, dor na parte inferior das costas (lombar) e tonturas após uma relação sexual, isso indica que o nível de actividade sexual é excessivo.


Parto:

Logo após o parto, é normal que a mulher se apresente muito cansada, tendo em vista que o Qi (energia) e o sangue estão esgotados, em deficiência. A situação de vulnerabilidade do corpo da mulher é muito maior, logo alguns cuidados devem ser tomados.



• Drogas:

O uso prolongado e contínuo de drogas, como o haxixe, LSD, cocaína ou heroína, é uma causa importante de fadiga crónica e letargia.


SINTOMAS E SINAIS : 

Dependendo da síndrome predominante, os sintomas e sinais poderão ser muito diversos:

A língua pode-se apresentar levemente pálida, fina, sem revestimento, ligeiramente seca, marcada pelos dentes, com uma fissura mediana na ponta e fissuras transversais dos lados, húmida e inchada.
O pulso pode estar fraco, profundo, vazio, instável, fino, rápido, flutuante, “cortado” e em casos severos atado.

Coração: nervosismo e sono perturbado na infância, coloração azulada na frente da cabeça, linha mediana da língua relativamente funda, atingindo a área imediatamente atrás da ponta.

Pulmões: propensão para se constipar e para as doenças do peito na infância; tórax magro, tez pálida, voz fraca, pulso nas duas posições frontais mais medial e corrido na direcção do polegar.

Baço-pâncreas: músculos fracos e cansaço físico na infância, pouco apetite e distúrbios digestivos na infância, e tez amarelada.

Fígado: miopia e cefaleias na infância, tez esverdeada e infertilidade primária ou amenorreia nas mulheres.

Rins: enurese nocturna e temores na infância com coloração azulada no queixo, ossos, ou desenvolvimento cerebral fracos, infertilidade primária nas mulheres, esterilidade precoce e cabelos grisalhos.

Caso seja praticante de desporto e sinta dores nos tendões, espasmos, formigueiro ou rigidez nas pernas, abrande o ritmo.

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA COM BASE NOS 8 PONTOS DE INFLUÊNCIA 

Pesquisadores de Medicina Chinesa do Hospital de Shenzhen determinaram que a Acupuntura é segura e eficaz para o alívio da síndrome da fadiga crônica (SFC)




A documentação subjetiva de melhorias sintomáticas e medidas objetivas (incluindo níveis de IgA e IgG) registrou uma taxa efetiva total de 90% e uma taxa de recuperação total de 50%. Os pesquisadores concluíram que "A acupuntura nos oito pontos influentes tem um efeito terapêutico definitivo sobre a SFC e melhora a função do sistema imunológico em pacientes com SFC".




O protocolo de tratamento de pesquisa para SFC foi desenvolvido usando pontos de acupuntura especificados no Huangdi Bashiyi Nanjing (Canon de 81 perguntas difíceis do imperador Huang). Os pesquisadores usaram um conjunto de pontos de acupuntura conhecidos como os oito pontos de influência. Os seguintes oito pontos influentes foram aplicados com técnicas manuais de acupuntura:

•F13 (Zhangmen)




VC12 (Zhongwan)



CV17 (Shanzhong)



B17 (Geshu)




VB34 (Yanglingquan)


P9 (Taiyuan)


B11 (Dazhu)


GB39 (Xuanzhong)


Os pacientes receberam a terapia com acupuntura em supino e prono . O comprimento da agulha variou entre 25 e 40 mm.

O tempo de retenção da agulha foi de 30 minutos por sessão de acupuntura.

A moxabustão foi aplicada a Zhongwan. A terapia foi administrada uma vez ao dia e 10 vezes incluiu um tratamento. O estudo cobriu 3 cursos de atendimento por paciente. Uma interrupção de 3 dias foi observada entre os cursos de cuidado.

RESULTADOS

A taxa efetiva total de 90% e a taxa de cura de 50% demonstram que a acupuntura é eficaz para o tratamento da SFC. 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

ACUPUNTURA EFICAZ PARA TRATAMENTO DO AUTISMO



Em um estudo duplo-cego randomizado controlado, pesquisadores da Universidade de Hong Kong revelam que a eletroacupuntura melhora as funções básicas em crianças com TEA( Transtorno do Espectro Autista), especialmente a compreensão da linguagem e a capacidade de autocuidado. A verdadeira acupuntura foi comparada com a acupuntura simulada e apenas a verdadeira acupuntura proporcionou resultados clínicos significativos. De acordo com as evidências, pesquisadores da Universidade de Hong Kong concluíram que "a acupuntura pode ser uma terapia complementar útil em programas de intervenção precoce para crianças com ASD". 

A pesquisa está entre os primeiros ensaios clínicos randomizados, duplo-cegos que investigam a eficácia e segurança da eletroacupuntura para o tratamento de ASD. Os ensaios anteriores se concentraram principalmente na acupuntura do couro cabeludo. Nesta pesquisa, pesquisadores da Universidade de Hong Kong implementaram a acupuntura com estimulação elétrica ou acupuntura lingual. A equipe de pesquisa escolheu a eletroacupuntura com base nos achados de Chen et al, Cuja pesquisa indica que a eletroacupuntura melhora potencialmente algumas características específicas em crianças com TEA. 





Um total de 55 pacientes participaram do estudo e foram submetidos a uma avaliação pós-tratamento. Eles foram diagnosticados e tratados para TEA no hospital infantil Duchess of Kent.




Os sujeitos foram divididos em dois grupos. O grupo de tratamento recebeu uma eletroacupuntura real (EA), que foi administrada em pontos de acupuntura com base em um estudo piloto anterior. O segundo grupo recebeu eletroacupuntura simulada (SEA). Ambos os grupos receberam estimulação elétrica. Os critérios de inclusão foram baseados no seguinte:

●Manual Diagnóstico e Estatístico (DSM-IV)
●Entrevista revisada ao diagnóstico de autismo (ADI-R)
●Escala de observação diagnóstica do autismo (ADOS)
●De 3 a 18 anos.

Critérios de exclusão que foram aplicados:

●Pacientes que tomaram drogas antiepilépticas ou que receberam acupuntura nos seis meses anteriores não participaram do estudo.

Pontos de Acupuntura

●Pacientes receberam três sessões de tratamentos de eletroacupuntura semanalmente em dias alternados, por um total de 4 semanas. 
●Cada tratamento de acupuntura durou 30 minutos e um total de 12 sessões de acupuntura foram fornecidas. 
●Os participantes não receberam sedação. 
●As crianças foram autorizadas a ficar com seus pais ou cuidadores durante o curso de acupuntura. 
●Os pacientes que receberam acupuntura verdadeira receberam punção nos seguintes pontos de acupuntura:

EX-HN1 (Sishencong)


M-HN-3 (Yintang)


PC6 (Neiguan)

HT7 (Shenmen)

LV3 (Taichong)

SP6 (Sanyinjiao)

AT3 (Naodian da Orelha)

TF4 (orelha Shenmen)


O tratamento começou com os pacientes em posição supina ou sentada. 
Após a desinfecção dos pontos de acuponto, uma agulha filiforme descartável de 0,30 mm x 40 mm foi inserida em cada acuponto a uma profundidade padrão. Uma vez que uma sensação de Qi foi obtida, as agulhas foram conectadas a um dispositivo de eletroacupuntura (modelo Hwato SDZ-II, Fábrica de Aparelhos Médicos de Suzhou, China) com uma onda dispersa-densa. Uma vez iniciada a estimulação elétrica, as agulhas foram retidas por 30 minutos.



Para o grupo sham acupuntura, o número total de agulhas, configurações de eletroacupuntura e duração do tempo de tratamento foram idênticos aos do verdadeiro grupo de acupuntura; no entanto, os pacientes com acupuntura simulada receberam agulhamento em locais fora dos meridianos que eram 3 a 5 cm laterais aos acupontos selecionados para o verdadeiro grupo de acupuntura. Ambos os grupos receberam intervenção convencional ou programas educacionais para ASD. Dois pacientes do grupo EA também receberam drogas neurolépticas durante o estudo.

Resultado:Verifica-se que a taxa efetiva significante de acupuntura no couro cabeludo no autismo é de 97%. A acupuntura do couro cabeludo pode melhorar os problemas de comunicação verbal, enquanto a sensibilidade ao ruído melhora o mínimo. A eficácia terapêutica diminui com o aumento da idade e as crianças com autismo natal se beneficiam mais da acupuntura do que aquelas com autismo regressivo. 


O registro deste estudo retrospectivo foi aprovado pelo Comitê para o Uso de Seres Humanos e Animais no Ensino e Pesquisa, Universidade Batista de Hong Kong, em 4 de agosto de 2017. O número registrado retrospectivamente é HASC / Student / 17-18 / 0115.



terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

ACUPUNTURA EFICAZ PARA TRATAMENTO DE PARKINSON



Estudo mostra que a acupuntura é eficaz no tratamento da doença de Parkinson
Por: Vanessa Vogel Batt L.Ac., MSTOM

Um estudo de 2017 mostrou resultados promissores para o uso da acupuntura no tratamento dos sintomas da doença de Parkinson. Os resultados foram publicados na revista Medicine (Baltimore) sob o título "Eficácia clínica da acupuntura na doença de Parkinson".
O tratamento convencional para a doença de Parkinson envolve o uso de levodopa, uma droga farmacêutica ocidental. Mas o uso prolongado de levodopa pode criar complicações leves a sérias.



Os pesquisadores realizaram uma meta-análise de vários estudos para descobrir se a acupuntura sozinha e / ou a acupuntura mais o tratamento convencional poderiam atenuar os sintomas da doença de Parkinson.


Pesquisadores vasculharam sete grandes bases de dados médicas para encontrar estudos de alta qualidade. De particular interesse foram os estudos sobre o uso de acupuntura isolada versus tratamento convencional e o uso de acupuntura mais tratamento convencional versus tratamento convencional isolado.

Os pontos de acupuntura mais comuns utilizados no tratamento de pacientes com sintomas da doença de Parkinson incluíram:

• F3 Taichong


•VB34: Yanglingquan


•VG20  : Baihui



Essa combinação aborda condições neurológicas. Embora muitas combinações de pontos de acupuntura estivessem sob investigação, os pesquisadores recomendam esse trio de pontos para tratamento.

Depois de realizar sua meta-análise, os pesquisadores concluíram que a acupuntura teve um desempenho melhor do que o tratamento convencional sozinho. Além disso, a combinação de acupuntura e tratamento convencional produziu excelentes resultados quando comparada ao tratamento convencional.




Ainda mais promissor foi a conclusão de que a acupuntura poderia fornecer alívio para os sintomas da doença em estágio inicial, antes do início da terapia medicamentosa. Nos estágios iniciais, os sintomas geralmente são leves e podem ser abordados por meio da acupuntura. Esta é uma maneira potencial de atrasar a necessidade de levodopa e evitar as possíveis complicações da droga.