Páginas

domingo, 5 de junho de 2016

DEPRESSÃO PÓS PARTO E MTC

A MTC explica a DPP como deficiência de sangue causado pelo esforço e a perda de sangue no momento do parto. O coração abriga a mente e governa o sangue, o sangue do coração fica deficiente, a mente fica sem residência e se torna deprimida. No que diz respeito à mente, a mãe tem sensação de incapacidade em reagir, chora em demasia, perde a libido e em seguida se sente culpada e com raiva devido a esse comportamento instável (MACIOCIA, 2000, p. 528).
O mesmo autor refere que, quando a deficiência de sangue se prolonga
outras condições podem aparecer, em casos de predisposição de deficiência de yin, em conjunto com a deficiência de sangue pode se iniciar uma deficiência de yin e ao vazio do coração, sendo que esse estado pode levar a uma depressão e ansiedade
mais severa com manifestações como insônia, inquietude mental e agitação.
Em casos onde a mulher se apresenta além de deprimida, confusa, com
comportamento obsessivo, fóbico e (em casos extremos) psicótico, o padrão é sangue estagnado, sendo assim um grande risco á mãe e a criança, pois manifestações como agressividade, alucinações, desilusões, tendência ao suicídio e pensamentos destrutivos contra a criança podem aparecer (MACIOCIA, 2000, p. 529).