Páginas

quarta-feira, 23 de junho de 2021

ACUPUNTURA LASER SEM DOR PARA COMBATE AO TABAGISMO

 

NOME ORIGINAL DO ARTIGO EM ESTUDO: Painless Laser Acupuncture for Smoking Cessation 

Rodney Choon Huat Lim, DipECE, DipLac1,*
MEDICAL ACUPUNCTUREVolume 30, Number 3, 2018#Mary Ann Liebert, Inc.DOI: 10.1089/acu.2018.1295

 

RESUMO 


 

A Medicina Tradicional Chinesa (TCM) na área da saúde está baseada no conceito holístico de suavidade fluxo de energia (Qi). A energia ajuda a manter a circulação do Sangue e dos processos corporais fisiológicos. Um abastecimento eficiente de energia consistente em boa circulação e  ajuda a manter a homeostase do corpo. 

 

Na terapêutica, onde se utiliza laser de baixa intensidade, de acordo com os conceitos da Medicina Tradicional Chinesa, a energia pode ser transferida para o corpo (através de pontos auriculares e sistêmicos) ,ativando ou mantendo a homeostase por meio de estímulos luminosos apropriados (Fotobiomodulação). 


 

Nesta pesquisa , os autores tiveram como objeto, rastrear os efeitos da acupuntura indolor a laser  (PLA) em um grupo de pacientes altamente motivados que queriam parar de fumar.

Materiais e Métodos: Executivos com 30 a 50 anos, que eram altamente motivados e estressados. 175 indivíduos participaram da pesquisa. A maioria desses 175 pacientes fumava um maço de cigarros por dia (20 cigarros), alguns pacientes fumam mais do que eu maço por dia. O tratamento consistia em PLA aplicado tanto em pontos  auriculares como em pontos sistêmicos  de acupuntura,  em um total de 7 sessões.

Resultados: 

  • Houve satisfação geral dos pacientes quanto ao tratamento.
  • De 24 mulheres (13,7270), ou seja  87,50% não fumaram após completar as 7 sessões.
  • Duas mulheres relataram que apesar de não terem desejos reais para fumar, fumavam 12 cigarros porDIA
  • Uma mulher (4,12%) relatou que fumava 2-3 cigarros.

 

Conclusões: A técnica de PLA para a cessação do tabagismo, combinada com os princípios da MTC, não só ajuda os fumantes param de fumar, mas também restauram sua homeostase e boa saúde. Selecionando os pontos auriculares e de acupuntura  dos canais meridianos , aplicando   dosagens de energia do laser terapêutico adequados ao ponto a ser estimulado, a homeostática se faz, portanto, o processo de cura pode ser obtido por sinergia.

 

 INTRODUÇÃO

O uso da acupuntura com agulha para tratar viciados em drogas e fumantes de ópio remonta à década de 1970. Já  o uso de tecnologia de ponta , conhecida como laser de baixa intensidade – low level  laser therapy (LLLT) é um novo campo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). As características especiais de potência do laser, comprimento de onda, ressonância e dosagens quantificáveis ​​acopladas com as propriedades monocromáticas, de colimação e de coerência exclusivas do laser tornaram-no o braço potente da "Medicina da Energia da Luz" ou Fotobiomodulação para o restabelecimento da saúde. ' A eficácia do laser pode ser bastante melhorada quando a dosagem de energia quantificável é transferida para o paciente através dos pontos de acupuntura , sejam auriculares ou sistêmicos  (otimizando assim o Qi do paciente). 


 

Com relação à cessação do tabagismo, a taxa de sucesso pode ser maior se os fumantes desejam mudar seu estilo de vida sem ter que se preocupar com desejos ou quaisquer efeitos de "abstinência".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aceitou acupuntura desde o final de 1970 como modalidade na medicina para o tratamento da dor e para a prevenção de doenças. Atualmente, as  pesquisas em modalidades de acupuntura está além acupuntura com agulha para aplicações LLLT. Uma organização conduzindo essa pesquisa é a Universidade Médica de Graz na Áustria. Liderado por Gerhard Litscher, MSc, PhD, MDsc, sua equipe integra acupuntura de alta tecnologia e  pesquisa de laser acupuntura, em colaboração ampla com centros mundiais de países como os Estados Unidos. China. Rússia e Coreia.

Este estudo atual envolveu inicialmente 180 pacientes que desejavam parar de fumar e procuraram tratamento no Laser  Acupuncture Center, em Singapura no ano de 2013. A idade dos pacientes variou de 30 a 50. 5 pacientes desistiram. Os 175 indivíduos restantes incluíram 154 homens (85,55%) e 26 mulheres (14,44%),  a maioria dos pacientes com cargos de alta gerência. Os pacientes compreenderam os perigos de fumar e desejavam desenvolver um estilo de  vida mais saudável. Relatou-se algumas desistências, devido a incompatibilidade com compromissos de  trabalho  e programações de viagens.

Embora a maioria destes os fumantes desejassem parar de fumar mais cedo, os pensamentos de desejos, retirar als, e fobia de agulha foram impedimentos para a cessação. Além disso, terapias alternativas, como acupuntura, auriculoterapia e acupuntura a laser indolor (PLA), são ainda pouco divulgado, em comparação com a farmacoterapia, tais como adesivos de nicotina e terapia de goma de mascar. Este PLA abordagem holística usa mais pontos de acupuntura para alcançar melhores resultados, proporcionando maior eficácia.

Para o pacientes, o PLA eliminou o medo de agulhas, possibilitando melhor conformidade e, portanto, produzindo melhores resultados.

 

MATERIAIS E MÉTODOS

Técnica:

  • ·       Acupuntura sem dor (PLA)  combinando pontos de acupuntura auricular e pontos sistêmicos.
  • ·       Os pontos selecionados para tratamento serão descritos e discutidos ao final do artigo, com adicional de suas localizações e funções específicas.
  • ·       Aparelho emissor da Fotobiomodulação: The RJ Physiolaser  sistems (Physiolaser Olympic, Mediline Biolase Tech- noloy, Cingapura).
  • ·       Duas canetas foram usadas para fornecer a energia no curso de tratamento, que consistia em 7 sessões durante um período de 3 semanas.
  • ·    A primeira semana foi o período mais crítico, com 3 tratamentos dispensados ​​consecutivamente por 3 dias e 1 sessão antes do final da primeira semana.
  • ·       A segunda semana consistiu em 2 sessões. e a última sessão na terceira semana.
  • ·       Os pontos auriculares usados ​​foram estimulados com  um comprimento de onda visível de 638nm / 150mW com um ciclo de trabalho de 85%. Esta sonda foi usada para tratar o pontos auriculares superficiais, com cada ponto recebendo uma dosagem de 3i Joules / cm2.
  • ·       A energia total aplicada nos pontos de acupuntura auricular foi de 38,2 Joules / cm2 por 5 minutos, com uma perda de energia de -'3,2 Joules / cm2, resultando em 35,0 Joules / cm2 sendo rerecebido, devido ao tempo perdido ao mover a sonda de um ponto de acupuntura para outro ponto de acupuntura.
  • ·       Se o cliente era destro, a orelha esquerda foi tratada e vice-versa.
  • ·       Da mesma forma, os pontos de acupuntura sistêmica  escolhidos foram estimulados por uma caneta que tinha um comprimento de onda de 810 nm / 300 mW com um dever ciclo de 80% foi usado. Cada ponto foi tratado com uma dosagem de 7,5 Joules / cm2. A energia total aplicada aos  pontos foi de 144 Joules / cm2 por 10 minutos, com uma perda de energia de - '9 Joules / cm2, resultando em 135 Joules / cm2 sendo recebidos, devido a intervalo de tempo ao alternar entre os pontos de acupuntura (Tabela 2). As dosagens de energia total combinadas entregues para o tratamento por sessão foi de 170 Joules / cm2.

 

População Estudada:

  • Os 175 pacientes que permaneceram no estudo eram executivos na faixa etária entre 30 a 50 anos, que estavam altamente motivados e que foram estressados ​​devido à natureza de seu trabalho. 
  • A maioria fumava 1 maço de cigarros por dia (20 cigarros), com alguns pacientes fumando mais do que 1 maço por dia.

Resultados:

  • ·       Em geral, os pacientes não se sentiam fisicamente diferentes após a primeira sessão, mas quando fumaram o primeiro cigarro logo pós-terapia, eles relataram que não mais apreciavam seu sabor tanto quanto antes.
  • ·       Na segunda sessão, o desejo dos pacientes por nicotina havia reduzido e eles fumaram menos.
  • ·       Após a terceira sessão, a maioria dos pacientes relatou que não acabavam mais com cada cigarro fumado, pois o gosto era "horrível".
  • ·       Depois de completar a quarta sessão, os pacientes que tinham um desejo genuíno de parar de fumar não fumaram mais.
  • ·       Alguns pacientes continuaram fumando um cigarro  por dia por hábito, mas não gostava tanto de fumar como antes.
  • ·       Mais de 80% forneceram feedback de que não já tinha vontade de fumar. O feedback e sua resposta patrocinadores são mostrados na Figura 2 e na Tabela 2.
  • ·       Inicialmente, haviam 180 pacientes (154 homens, 85,55%; e 26 mulheres. 14,45). Três homens (1,95%) e 2 mulheres (7,69%) desistiram após 2 sessões, devido ao trabalho com compromissos e viagens. Restaram 175 pacientes (151 homens, 86,28%; e 24 mulheres, 3,72%).
  • ·       Destes 175 pacientes, 128 homens (84,77%) pararam de fumar após completar as 7 sessões.
  • ·       Vinte e três homens (15,23%),ainda continuam a  fumar 12 cigarros ao dia, devido ao hábito ou porque eles sentiram sintomas  de abstinência total afetando-os psicologicamente.
  • ·       Quatro homens (17,39%) fumaram mais de 3 cigarros por dia, devido à família e estresse no trabalho, mas os homens estavam satisfeitos e suas esposas estavam felizes porque os homens fumavam muito menos do que antes, e notou que sua saúde melhorou.
  • ·       Eles sentiram que podiam pare de fumar se eles fossem realmente muito determinados, em comparação a sem tratamento, quando fumavam 20 cigarros ou mais por dia.
  • ·       De 24 mulheres (13,72%), 21 (87,50%) não fumavam mais até ter completando as 7 sessões.
  • ·       Duas mulheres relataram que  embora não tivessem nenhum desejo real de fumar, eles fumaram 1-2 cigarros por dia devido ao hábito.
  • ·       Uma mulher (4,12%) relatou que ela fumou 2  a 3 ccigarros, devido ao estresse em relação a alguns questões familiares e problemas acadêmicos da criança que a levaram para recaída. No geral, ela estava feliz, pois também era capaz de controlar melhor o hábito de beber vinho.
  • ·       Embora não tenha havido acompanhamento de longo prazo, pois estes pacientes com todos os clientes privados, não mais do que 9 homens (7,03%) e 3 mulheres (12,5%) voltaram para um adicional tratamento de manutenção após 3 meses. Não foram reportadas falhas definitivas,  visto que a maioria dos pacientes não fumava mais e vários pacientes reduziram tremendamente em quantidade total de cigarros.
  • ·       O tratamento foi um sucesso. Como se sabe, fumar é uma escolha pessoal e um hábito e cada  paciente teve que tomar a decisão de tentar interromper.
  • ·       A maioria dos pacientes neste estudo decidiu procurar tratamento. devido a vários problemas de saúde.
  • ·       A acupuntura Laser certamente teve um grande papel a desempenhar. Primeiro, o tratamento foi indolor e todos os fumantes eram capazes submetê-lo sem sentir fobia de agulha. Segundo, os pontos de acupuntura dos canais e meridianos são também acessos terapêuticos para o Órgãos vitais (como  os pulmões, o coração, fígado baço e rim), que se beneficiaram de forma indireta com o tratamento tendo suas funções  melhoradas . Terapias Convencionais, como farmacoterapia, adesivos de nicotina ou goma de mascar que geralmente tem como alvo os desejos da abstinência podem ter criado efeitos colaterais de longo prazo nesses pacientes. Finalmente, as taxas de sucesso após 7 sessões de  PLA  foi de 151 homens (84,77%) e 24 mulheres (87,50%)

DISCUSSÃO:

Tanto Acupuntura com agulhas e Acupuntura Laser (LLLT) modulam comunicações  psico-neuro-endócrino-imunológicas (PNEI) entre o cérebro e o corpo. Essas vias envolvem o cérebro sistema límbico ou sistema  de recompensa emocional ou centro de '' sentir-se bem ''. O sistema límbico está envolvido no efeito placebo. Como sempre, os efeitos da agulha e da acupuntura a laser foram mostrado ser maior do que os efeitos do placebo. Ao introduzindo PLA para os fumantes, LLLT ajuda a manter a eficiência dessas comunicações PNEI e suas associações neurotransmissores atados, durante a fase de tratamento de redução do tabagismo , com o esgotamento desses neurotransmissores. Em particular, o tratamento pode ser acelerado, com pontos auriculares, que acessam os centros superiores e médios do cérebro (incluindo o sistema límbico) através dos ramos auriculares de Nervos cranianos 5 e 10 (também conhecido como trigêmeo e nervo vago, respectivamente) e o plexo cervical superior, que tem uma ligação direta coma gestão do descanso e do sono no quiasma supra-óptico,  porto de interações estáveis ​​entre cérebro e corpo. Assim, o esforço de retirada efeitos da cessação da nicotina são minimizados.


Foi observado que alguns fumantes com histórico de tabagismo de mais de 15 anos não conseguiam terminar três tragadas de um cigarro após 3 sessões de terapia. O feedback dos fumantes foi que o tratamento foi eficaz, pois superou sua dependência da nicotina. Seus desejos foram reduzidos tremendamente ou não mais existiam. (Tabela 2). Mais estudos clínicos para investigar esta modalidade de laser auricular em combinação com pontos sistêmicos podem beneficiar a saúde do público , reduzindo os riscos de saúde relacionados com latência e desordens, disse  o primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong : “A visão de  de fazer de '' Cingapura uma nação sem fumaça ''.

CONCLUSÃO

A abordagem pela Acupuntura sem dor (PLA), quando integrada com os  princípios da MTC através  da Acupuntura, aumenta a eficácia do tratamento para cessação do tabagismo e para restaurar a saúde dos fumantes. Neste estudo, o tratamento se mostrou confortável e indolor, e o regime de protocolo permitiu fácil conformidade. para aplicação. Desta forma conclui-se que PLA é um recurso terapêutico ideal a ser recomendado para fumantes para combater seu vício.

 

 


 

 

 

 

 

ESTUDO DE PONTOS UTILIZADOS PELOS AUTORES NO ARTIGO:

1.     PONTOS AURICULARES DO PROTOCOLO:

a.     Shen Men





b.     Rim



                       

                  c. Dedos 





                   d.     Fígado 




                 e.     Estômago  



 


f.       Pulmão 




 

g.     Coração 





h.     Endócrino  



                    

i.       Cérebro  






j.       Adrenal

 


 

 


2.     PONTOS SISTÊMICOS DO PROTOCOLO

a.     C3 – Shaohai - Pequeno Mar

Localização 

  • Cotovelo flexionado a 90°, sobre a face ulnar da dobra da pele, a meia distância entre o epicôndilo medial do úmero e a face ulnar do tendão do músculo bíceps branqial. 
  • Flexão máxima do cotovelo, no final medial da dobra de flexão.

 


Características

  • Ponto He (Mar).
  • Ponto Água.
  • Importante ponto de tranquilização.

Funções energéticas

  • Harmoniza o Qi Coração, o Qi e o Sangue.
  • Remove a circulação do Sangue.
  • Acalma o Shen e fortalece a Mente.
  • Guarda a vontade; alivia o estresse mental.
  • Favorece a circulação do Qi do Pericárdio.
  • Alivia a dor.
  • Dispersa a Mucosidade.
  • Clareia Calor Patogênico do Coração.

Indicações

  • Dor precordial com náuseas e vômitos, dor na região cardíaca;
  • Edema do braço, antebraço e mão, tremor nas mãos, 
  • Angina pectoris 
  • Afecções do cotovelo, fraqueza dos membros superiores, dor e parestesia do braço e antebraço, 
  • Dor hipocondríaca, 
  • intercostalgia, 
  • neuralgia do nervo ulnar, 
  • dor na nuca, 
  • cefaleia, 
  • pleurite, 
  • tuberculose, 
  • dor de dente, 
  • dor na axila, linfadenite axilar tuberculosa, 
  • tontura, epilepsia, neurastenia, depressão, insônia, angústia, psicose, palpitação, estupor, retardamento mental, 
  • sequelas do AVC.

b.    C7 - Shen Men - Portal da mente


Localização:

  • No pulso, na na extremidade ulnar da prega de flexão do punho, do lado radial do tendão do músculo flexor ulnar do carpo. 

 

Características

  • Ponto Shu (Riacho).
  • Ponto Yuan (Fonte).
  • Movimento Terra.
  • Ponto de dispersão.

Funções energéticas

  • Harmoniza o Qi do Coração, acalmando-o.
  • Acalma o Shen, tranquiliza e reduz a ansiedade.
  • Transforma a Mucosidade do Coração.
  • Refresca o Calor do Sangue.
  • Faz a limpeza do Calor do Coração.
  • Reduz a febre.
  • Nutre o Sangue do Coração.
  • Abre os orifícios.

Indicações

  • Taquicardia, dor cardíaca, doença cardíaca, angina pectoris, dor torácica, 
  • dor na região do hipocôndrio, 
  • paralisia do músculo hipoglosso, 
  • Calor nas palmas das mãos, 
  • distúrbios mentais, retardamento mental nas crianças, 
  • histeria, epilepsia, 
  • pavor, ansiedade, palpitação e língua pálida, 
  • neurastenia, irritabilidade
  •  falta de memória, 
  • depressão, insônia, sono com pesadelo, 
  • indisposição, sonhos excessivos, 
  • esclerótica ictérica, 
  • delírio, coma, psicose e mania.
 

c.     P5 – Chize - Lago do Cotovelo

    Localização 

  • Radial ao tendão do bíceps, na prega do cotovelo. 

 

Características

  • Ponto He (Mar).
  • Ponto Água.
  • Ponto de sedação.
  • Ponto de dispersão.
  • Ponto local para o cotovelo.

Funções energéticas

  • Dissipa, elimina o Calor e Vento-Calor do Pulmão.
  • Faz circular Qi para baixo.
  • Promove a dispersão do Yang Qi excessivo no Pulmão.
  • Alivia a plenitude de Qi do tórax.
  • Regula e abre a Via das Águas.
  • Expele fleuma.
  • Beneficia a Bexiga.
  • Dispersa o Calor do Jiao Superior.
  • Relaxa os tendões do braço ao longo do Canal do Pulmão e beneficia o cotovelo.

Indicações

  • Tosse, asma, dispneia, hemoptise, pneumonia, pleurisia, catarro hemoptoico, hematêmese, expectoração amarela, 
  • sede, 
  • epicondilite, 
  • bronquite, coqueluche, tosse com expectoração profusa e branca e calafrios
  • dor e edema na garganta, 
  •  dor e opressão torácica, 
  • plenitude torácica, 
  • edema e dor do cotovelo e braço, 
  • agitação psíquica, irritabilidade, preocupação, tristeza, 
  • febre vespertina, febre recorrente, 
  • retenção urinária, 
  • convulsão infantil, coma infantil, 
  • mastite aguda, 
  • erisipela.

 

d.    P6 – Kongzui - Passagem Suprema

Localização 

  • Na face radial da superfície palmar do antebraço, na linha de união do P5 ao P7, 7 cun acima da prega transversa do punho.

 


Características

  • Ponto Xi.

Funções energéticas

  • Faz descer o Qui invertido e regula e harmoniza o Qi do Pulmão.
  • Dispersa o Calor do Pulmão e do Sangue.
  • Domina a abertura e fechamento dos poros.
  • Reduz a febre.
  • Promove a circulação do Sangue.
  • Alivia a tosse.
  • Alivia as condições externas agudas.

Indicações

  • Interrompe sangramentos, 
  • tosse, asma, hemoptise, dispneia, dor no tórax, pneumonia, tuberculose, crise asmática agravada, 
  • dor no cotovelo e braço, 
  • gripe 
  • cefaleia, 
  • dor e inflamação de garganta, afonia, 
  • dor na face anterior do pescoço, 
  • epistaxe, 
  •  hemorroidas hemorrágicas.

e.     R3 – Taixi - Grande Riacho


Localização

  • No aspecto medial do pé, posterior ao maléolo medial, na depressão situada na metade da distância entre o ponto mais proeminente do maléolo e o tendão de Aquiles.

 

    Características

  • Ponto Yuan (Fonte).
  • Ponto Shu (Riacho).
  • Movimento Terra.

    Funções energéticas

  • Nutre o Yin do Rim.
  • Tonifica o Yang do Rim.
  • Regula o Qi.
  • Beneficia a lombar.
  • Beneficia o Pulmão.
  • Limpa o Calor Vazio.

    Indicações

  • Asma,dor cardíaca, tosse, tosse com sangue, 
  • surdez, tonteira, 
  • impotência, 
  • insônia
  • dor lombar, 
  • mastite, 
  • menstruação irregular, 
  • nefrite, 
  • emissão noturna, emissão seminal, 
  • dor de garganta, 
  • tinido, 
  • dor de dente, 
  • disfunçõs urinárias, urina frequente.

f.      R10 – Yingu - Vale do Yin


    Localização 

  • No aspecto medial da prega poplítea, entre os tendões dos músculos semitendinoso e semimembranoso quando o joelho está flexionado, na metade da distância entre F-8 (Ququan) e B-40 (Weizhong).

 


    Características

  • Ponto He (Mar).
  • Movimento Água no Canal Água.

    Funções energéticas

  • Dispersa o Calor Umidade do Jiao Inferior.
  • Tonifica o Yin do Rim.
  • Ativa o Canal.
  • Alivia a dor.

    Indicações

  • Dor abdominal, 
  • disuria, 
  • hernia, 
  • impotência, 
  • problemas do joelho, 
  • problemas mentais, 
  • excesso de saliva
  • enfermidades urogenitais, 
  • sangramento uterino anormal.

g.    BP6 – Sanyinjiao - Cruzamento dos 3 canais Yin


    Localização

  • Na face medial da perna, 3 cun acima da extremidade do maléolo medial, na fossa posterior à margem medial da tíbia, numa linha traçada entre o maléolo medial e o BP-9 (Yinliquan).

 

    Características

  • Pontos de cruzamento dos 3 Canais Yin do pé (Baço, Fígado e Rins)

    Funções energéticas

  • Harmoniza, fortalece e tonifica o Qi do Baço.
  • Tonfica o Qi dos Rins e a Essência.
  • Promove o Qi do Fígado.
  • Fortalece o Qi dos 3 Canais Yin do Pé.
  • Harmoniza e tonifica a circulação do Qi e do Sangue: elimina estase, esfria o Sangue.
  • Harmoniza o Qi do Estomago e dos Jiao Médio e Inferior.
  • Transforma a Umidade.
  • Harmoniza a Via das Águas.
  • Harmoniza o Qi do útero e da próstata; regula a menstruação.
  • Acalma a Mente.
  • Cessa dor.
  • Beneficia a micção.
  • Regula útero e menstruação.
  • Nutre o Yin.

Indicações

  • Afecções do sistema reprodutor, digestivo e urinário, 
  • indigestão, anorexia, 
  • fezes moles com alimento não digerido, distúrbio inflamatório intestinal, borborismo, dor e distensão abdominais, 
  • plenitude torácica e abdominal, distensão e empachamento epigástrico, 
  • diarreia, 
  • prurido na genitália externa, dor e distensão nos testículos, amenorreia, espermatorreia, emissão noturna, ejaculação precoce, impotência sexual, menstruação irregular e dolorosa, dismenorreia, metrorragia, leucorreia, menorragia, prolapso do útero, trabalho de parto difícil, retenção de placenta, secreção vaginal, infertilidade da mulher, menopausa, 
  • dor no baixo ventre, retenção de urina, disúria, urina turva, incontinência urinária, enurese, cistite, prostatite, uretrite, blenorragia, edema, 
  • hemorroide, 
  • hepatite, icterícia, hérnia, 
  • dor, parestesia, enfraquecimento e desequilíbrio motor, paralisia das extremidades inferiores, gota, atrofia muscular,
  •  astenia mental, tontura, vertigem, desmaio, tinido, insônia
  • palpitação, estupor, 
  • cansaço crônico, 
  •  preocupação
  • sensação de calor, boca seca, 
  • tristeza, choro, letargia
  • amnésia, 
  • neurastenia, irritabilidade, 
  • eczema, urticária, 
  • sudorese noturna, beribéri.

h.    BP9 – Yinlingquan - Manancial do Montículo


    Localização

  • Na face medial da perna, depressão óssea posterior da margem inferior do côndilo medial da tíbia, na mesma altura da tuberculosidade tibial, na inserção do músculo sartório e oposto ao VB-34 (Yanglinquan). 

 

    Características

  • Ponto He,
  • Movimento Água.
  • Ponto de partida do Canal Distinto do Baço.

    Funções energéticas

  • Harmoniza, tonifica, aquece o Qi do Baço; desobstrui o Canal do Baço.
  • Harmoniza o Qi do Estômago.
  • Harmoniza o Qi da Bexiga e a Via das Águas; beneficia a micção.
  • Remove obstrução do Qi do Sanjiao, regulando sua função; beneficia a genitália.
  • Drena o Calor do Estômago e Intestinos.

    Indicações

  • Ascite, edema, infecção no trato urinário, disuria, retenção urinária, enurese noturna, urina turva, incontinência urinária, 
  •  espermatorreia, menstruação irregular, dor e distensão abdominais, retenção urinária, gonalgia, dor nos genitais externos, 
  • lombalgias, nefrite, secreção vaginal, 
  • enterite, disenteria, diarreia com pus, muco ou sangue, alimentos não digeridos, fezes com odor desagradável, 
  • indigestão, pancreatite, 
  • dismenorreia, 
  • icterícia, 
  •  beribéri, 
  • dor no joelho, edema nas pernas, parestesia das extremidades inferiores, 
  • artrite reumática e reumatoide, entorse da articulação do joelho.

i.       F3 – Taichong -  Grande Jorrante


    Localização 

  • No dorso do pé, na extremidade proximal do primeiro espaço interósseo metatarsiano. 

 

    Características

  • Ponto Yuan (Fonte).
  • Ponto Shu (Riacho).
  • Movimento Terra.

    Funções energéticas

  • Harmoniza e tonifica o Qi do Fígado e Sangue.
  • Abre os Canais de Energia.
  • Harmoniza o Qi da Vesícula Biliar.
  • Redireciona o Qi invertido.
  • Dispersa a Umidade-Calor.
  • Faz a limpeza do Fogo do Fígado e do Calor.
  • Refresca o Sangue.
  • Domina o Yang do Fígado e nutre o Yin.
  • Relaxa os tendões e os músculos.
  • Controla o Vento Interno.
  • Alivia espasmos.
  • Regulariza o fluxo menstrual.
  • Acalma a Mente.
  • Atua na área da cabeça, epigástrio, hipocôndrio e abdome.

Indicações

  • Dor de cabeça, vertigem
  •  vermelhidão, inchaço e dor do olho
     
  • Depressão
  • dor no hipocôndrio, distensão abdominal, soluço 
  • Fraqueza, dormência e dor nas extremidades inferiores, dificuldade em caminhar
     
  • Menstruação irregular, metrorragia e metrostaxis, 
  • hérnia, 
  • enurese
     
  • Epilepsia, 
  • convulsão infantil

j.       F8 – Ququan - Nascente Curva

    Localização 

  • No aspecto medial do joelho, na extremidade medial da prega poplítea quando o joelho está flexionado, posterior ao epicôndilo medial da tíbia, na depressão posterior ao músculo sartório e anterior aos tendões dos músculos semimenbranoso e semitendinoso. 

 

    Características

  • Ponto He (Mar).
  • Movimento Água.
  • Ponto de tonificação.

    Funções energéticas

  • Harmoniza e tonifica o Qi do Fígado e o Sangue.
  • Tonifica a função do Rim.
  • Relaxa os tendões e músculos e promove a função dos Luo.
  • Fortalece o Qi do joelho.
  • Dispersa o Yang excessivo do Fígado.
  • Tonifica e circula o Qi da Bexiga.
  • Circula o Qi do Jiao Inferior.
  • Dispersa a Umidade, reduz o Calor.

    Indicações

  • Dor na região baixa do abdome, disúria
    Espermatorreia, prolapso do útero, vulva prurido, dor na genitália externa
    Menstruação irregular, leucorreia mórbida, dismenorreia
    Dor na face medial do joelho e da coxa 
 

k.     IG4 – Hegu -  Vale Convergente


    Localização 

  • Metade do 2º metacarpo, entre 1º e 2º ossos metacarpais ou sobre saliência musclar quando se faz adução do polegar. Polegar e indicaodr esticados e juntos, no topo do músculo nivelado com a terminação da dobra perpendicular, ou, abrindo o polegar e indicador, fica no meio do caminho ao longo da linha de conjunção do 1º e 2º metacarpo e o ponto medial da margem da linha entre o polegar e o dedo indicador. 

 

Características

  • Ponto Yuan (Fonte), onde chega a energia Luo Transversal do Canal do Pulmão.
  • Usá-lo em caso de distúrbio do Qi do Canal Luo do Intestino Grosso e nos distúrbios energéticos do Canal Tendinomuscular do Intestino Grosso.

    Funções energéticas

  • Facilita trânsito e descida dos alimentos do Estômago para os Intestinos.
  • Tonifica o Qi.
  • Libera o Calor Perverso interno para superfície do corpo.
  • Dispersa Vento, Calor, transforma Flegma.
  • Reduz a febre.
  • Dispersa excesso de Qi estagnado dos Canais Energéticos.
  • Harmoniza ascendência e a descendência.
  • Estimula função dispersora do Pulmão.
  • Ativa a circulação do Qi e do sangue nos Vasos Sanguíneos.
  • Suprime a dor.
  • Clareia olhos, abre orifício do nariz; Interrompe convulsões.
  • Reanima estado de inconsciência.
  • Tonifica o Wei Qi.
  • Beneficia o útero e promove trabalho de parto.

    Indicações

  • Cefaleia, alterações nas regiões da face, boca e garganta, epistaxe, amigdalite, rubor e edema facial, 
  • odontalgia, gengivite, trismo, 
  • surdez, trimealgia, obstrução nasal, espirro, tosse, rigidez e dor no pescoço, afonia, faringite, rinorreia, rinite alérgica e outras alergias, 
  • úlceras bucais, parotidite, paralisia facial, hemiplegia, afonia, 
  • dor inflamação e rubor ocular, conjuntivite, 
  • hiperidrose, 
  • artrite temporomandibular, 
  • regurgitação, 
  • dor e paralisia dos membros superiores, espasmos dos dedos, 
  • dispneia, gripe, resfriados, 
  • febre com anidrose, 
  • dor em geral, dor abdominal, 
  • febre ondulante, 
  • parto prolongado, abortamento de feto morto e aborto, 
  • dor no intestino e útero, 
  • epigastralgia, 
  • epilepsia, 
  • depressão, mania, urticária, AVC, histeria, ansiedade, 
  • amenorreia, dismenorreia, neurose, neurastenia, astenia mental, esquizofrenia, irritabilidade, 
  • má digestão, constipação/diarreia, disenteria, hemorroide, 
  • convulsão infantil, a
  • anestesia por acupuntura 
  • dor na cabeça e pescoço.

l.       IG11 – Quchi - Lagoa Tortuosa


    Localização

  • Depressão na extremidade externa da prega e de flexão do cotovelo ou a meia distância entre o P-5 (Chize) e o epicôndilo lateral com o cotovelo em flexão de 90° 

 

    Características

  • Ponto HE (Mar).
  • Movimento Terra.
  • Ponto de tonificação geral.

    Funções energéticas

  • Regula circulação do Qi e do Sangue nos Canais de Energia.
  • Harmoniza a Energia Essencial e o Sangue, fortalece e promove o Sangue.
  • Fortalece tendões e as articulações.
  • Desobstrui os Canais do braço.
  • Elimina o Vento Perverso e Umidade.
  • Elimina o Calor Perverso do Intestino Grosso e Estômaago.
  • Dispersa Vento-Frio.
  • Elimina síndrome exterior.
  • Refresca o Calor e reduz a febre.
  • Regula e umedece o Intestino Grosso.
  • Regula o Qi do Pulmão.
  • Regula o Qi Nutritivo e defensivo.
  • Refresca o Sangue.

    Indicações

  • Doenças febris, amigdalite, epistaxe, secura da garganta, gengivite, sarampo,
  • dores generalizadas, sudorese, 
  • adenopatia cervical por tuberculose, 
  • hipertensão, 
  • urticária, 
  • hemiplegia, 
  •  epicondilite lateral, cervicobraquialgia, inflamação e dor de cotovelo e braço, 
  • desequilíbrio motor das extremidades superiores, dor artrítica dos membros superiores, paralisia, 
  • diarreia, disenteria, 
  • dor abdominal, vômito, 
  • hemafeica, 
  • psoríase, eczema, neurodermite, 
  • febre com calafrios, 
  • gripe, rinorreia, 
  • olhos vermelhos e doloridos, 
  • odontalgia, 
  • rigidez do pescoço, acne, 
  • pleurite, 
  • anemia, 
  • alergia, 
  • doenças da pele, prurido, 
  • menstruação irregular, ]
  •  bócio, 
  • cefaleia, 
  • secreção nasal, 
  • epilepsia, depressão e mania, angústia, amnesia.

m.   VC23 – Lianquan - Nascente Pura


Localização 

  • No pescoço e na linha mediana anterior, imediatamente cranial à borda superior do osso hióide. 

 

    Características

  • Ponto de cruzamento com o Yin Wei Mai.

    Funções energéticas

  • Regula o fluxo do Qi.
  • Dispersa o Vento Interior.
  • Umedece e Descongestiona a estagnação da Mucosidade.
  • Elimina o Fogo e o Calor Perverso.
  • Resolve Flegma.
  • Redireciona o Qi invertido.
  • Regula a garganta.
  • Dispersa rouquidão.
  • Restabelece as funções da língua.
  • Promove a fala.
  • Refresca a garganta e clareia a voz.

n.    VG20 – Baihui - Cem Encontros


    Localização

  • Na cabeça, sobre a linha mediana posterior, 5 cun superior à linha posterior de inserção do cabelo no meio da linha que liga o ápice das duas orelhas. 

 

    Características

  • Ponto de cruzamento com o Canal da Bexiga.

    Funções energéticas

  • Tonifica, mantém e estabiliza a subida do Yang Qi.
  • Nutre o Yang para aliviar o colapso.
  • Aumenta o Qi colapsado dos Órgãos do corpo.
  • Remove e dispersa o excesso de Yang dos Canais Yang.
  • Acalma o Shen e as emoções, desobstrui a Mente e promove as funções cerebrais.
  • Abre os orifícios superiores; restaura a consciência.
  • Clareia os sentidos e eleva o espírito.
  • Alivia o Calor.
  • Elimina o Vento Interno.
  • Pacifíca o Yang do Fígado.
  • Relaxa os tendões e os músculos.
  • Fortalece a função ascendente do Baço.

o.    E37 – Shanjuxu - Grande Vazio Superior

Localização 

  • Na face ântero lateral da perna 6 cun abaixo do joelho ou 3 cun abaixo do E-36 (Zusanli), à largura de um dedo da crista anterior da tíbia, no músculo tibial anterior. 

 

    Características

  • Ponto He Inferior do Canal do Intestino Grosso.
  • Ponto de União Inferior.
  • De acordo com Nei Ching, esse ponto forma com o B-11 e o E-39 o “mar dos 12 Canais de energia”.

    Funções energéticas

  • Regula a função do Baço e do Estômago.
  • Harmoniza, circula e regula o Qi do Estômago e dos Intestinos.
  • Desobstrui os Canais.
  • Dispersa o Qi Patogênico.
  • Transforma a Umidade e a Umidade Calor.
  • Transforma a Umidade Calor dos Intestinos.
  • Desestagna o Qi das Vísceras; alivia rigidez, elimina o Vazio do tórax.
  • Faz descer a Energia do Alto para o Baixo.
  • Acalma a asma.

    Indicações

  • Dor e distensão abdominais, hemiplegia, paralisia dos membros inferiores, apoplexia, paralisia devido a AVC, apendicite, enterite, disenteria, diarreia crônica, gastrite, diarreia com muco pus e sangue, dispneia, asma rigidez torácica, dor no joelho, lombalgia.
    Estimulá-lo em todas as afecções do Intestino Grosso.

p.    E40 – FengLong - Saliência Abundante


    Localização 

  • Na face antero lateral da perna, 8 cun abaixo da linha interna do joelho e a 1 cun lateral ao do E-38 (Tiaokou). Este ponto situa-se à meia distância entre a interlinha do tornozelo e do joelho. 

 

    Características

  • Ponto Luo (conectante) do Canal do Estômago de onde parte o Canal Luo Transversal para o BP-3 para fazer a união externa do Estômago com o Baço.
  • A aplicação frequente de moxa nesse ponto promove o apetite, alivia cansaço e previne o AVC.

    Funções energéticas

  • Regula a função do Estômago e Baço para resolver Flegma Patogênico.
  • Acalma o Shen e transforma a Mucosidade do Coração.
  • Limpa o Calor do Estômago e Calor Perverso.
  • Acalma a asma e abre o tórax.

    Indicações

  • Tosse com catarro abundante, asma, dispneia, dor torácica, 
  • hemicrania, 
  • atrofia muscular, enfraquecimento motor, 
  • dor, edema, paralisia das extremidades inferiores, dor no joelho e pele, 
  • cefaleia, sensação de peso na cabeça, vertigem, tontura, 
  • beribéri, 
  • tendinite do ombro, 
  • plenitude de tórax com dispneia, 
  • constipação, 
  • hemorragia uterina disfuncional, amenorreia, menopausa, hemorragia pós parto, 
  • histeria, distúrbio mental, depressão, ansiedade, medos, fobias, mania, epilepsia, esquizofrenia.

q.    PC3 – Quze - Charco Tortuoso


    Localização 

  • No centro da prega cubital, do lado ulnar do tendão do músculo bíceps braquial. 

    Características

  • Ponto He (Mar).
  • Movimento Água.

    Funções energéticas

  • Abre os orifícios.
  • Acalma a Mente.
  • Harmoniza o Qi do Coração.
  • Faz a limpeza do Fogo do Coração.
  • Remove o Calor do Pulmão.
  • Harmoniza o Qi do Estômago e dos Intestinos.
  • Harmoniza o Qi invertido no Jiao Superior.
  • Dispersa a Umidade e o Calor patogênicos.
  • Acalma as contraturas e os espasmos.
  • Interrompe convulsões.
  • Alivia a dor, interrompe diarreia.
  • Refresca o Calor do Sangue.
  • Expele o Fogo Patogênico.
  • Move o Sangue dispersa a estase.

    Indicações

  • Agitação e inquietação, 
  • boca seca, 
  • dor no braço, tremores no braço, tremor na mão, problemas no cotovelo, paralisia do membro superior, 
  • dor cardíaca, 
  • medo, irritabilidade, febre, distúrbios gastrointestinais agudos, 
  • AVC por calor de verão, 
  • palpitações, 
  • problemas na pele, 
  • dor no estômago, vômitos.
 

r.      PC6 - Neiguan - Portão Interno


    Localização

  • Na face anterior do antebraço sobre a linha que liga PC-3 (Quze) a PC-7 (Dailing) 2 cun proximal à prega do pulso.

 


 

    Características

  • Ponto Luo.
  • Ponto de abertura do Yin Wei Mai.
  • Ponto de comando Gao Wu (ponto mestre) para o tórax.

    Funções energéticas

  • Libera o tórax.
  • Regula o Coração.
  • Harmoniza o Estômago.
  • Limpa o Calor.
  • Abre o Canal de Ligação Yin.
  • Regula o Qi.
  • Acalma o Shen.
  • Alivia a náusea e vômitos.

    Indicações

  • Plenitude abdominal, dor abdominal, 
  • dor no braço, 
  • asma, 
  • arritmia cardíaca, condições cardíacas, desconforto no peito, dor no peito, 
  • dor no cotovelo, 
  • febre, 
  • dor de cabeça, enxaqueca, 
  • soluço, dor na região do hipocôndrio, 
  • histeria, insonia, icterícia, 
  • malária, 
  • problemas de memória, 
  • menstruação irregular, 
  • problemas mentais, 
  • distúrbios do metabolismo, 
  • náusea, 
  • palpitações, 
  • prolapso retal, 
  • convulsões, dor de estômago, 
  • dor cirúrgica ou pós cirúrgica, 
  • vômito, 
  • choque de Vento.

 

REFERÊNCIAS

1. Baer FR, Litschcr G. Chapter 2. In: Laser Acupuncture and Innovative Laser Medicine. Munich: Stulz Druck and Medien GmbH: 2018: 5-12.

2. World Health Organization Acupuncture: Review and Analysis of

 Reports on Controlled Clinical Trials, 2003. Online document at:

 www.iama.edu/OtherArticles/acupuncture.WHO_fuII_report.pdf

3. Round R, Litscher G, Bahr F. Auricular acupuncture with laser.Evid Based Complement Alternat Med. 2013;2013:984763.4. rj-laser.com Laser Reference Book. Online document at: www.rj-laser.com/pdf/

4. RJ-Laser_Reference_Book.pdf Accessed April22, 2018.

5. Quah-Smith I, Sachdev PS, Wen W, Chen X, Williams MA.The brain effects of laser acupuncture in healthy individuals—afunctional MRI investigation. PLoS One. 2010;5(9):e12619.

6. Quah-Smith I, Wen W, Chen X, Williams MA, Sachdev PS.The brain effects of laser acupuncture in depressed individuals:An fMRI investigation. Med Acupunct.2012;24(3):161–71.

7. Napadow V, Ahn A, Longhurst J, et al. The status and futureof acupuncture mechanisms research .J Altern Complement Med. 2008;14(7):861–869.

8. Kawakita K, Okada K. Acupuncture therapy: Mechanism ofaction, efficacy and safety. A potential intervention for psy-chogenic disorders? Biopsychosoc Med. 2014;8(1):4.

9. Oleson T. Neurophysiological basis of auricular acupuncture. In:Stux G, Hammerschlag R, eds.Clinical Acupuncture: ScientificBasis.Berlin–Heidelberg: Springer-Verlag; 2001:97–112.

10. Mercante B, Pilurzi G, Ginatempo F, et al. Trigeminal nervestimulation modulates brainstem more than cortical excitabilityin healthy humans. Exp Brain Res. 2015;233(11):3301–3311.

11. Kong J, Fang J, Park J, Li S, Rong P. Treating depression withtranscutaneous auricular vagus nerve stimulation: State of theart and future perspectives. Front Psychiatry. 2018;9:20.

12. Bernard S, Gonze D, Cajavec B, Herzel H, Kramer A.Synchronization-induced rhythmicity of circadian oscillators inthe suprachiasmatic nucleus. PLoS Comput Biol.2007;3(4):e68.

13. Benarroch EE. Suparachiasmatic nucleus and melatonin:Reciprocal interactions and clinical correlations.Neurology.2008;71(8):594–598.

14. Seirin vídeo Atlas de acupuntura

15. https://flordeameixeira.com/canais/

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe neste espaço seu comentário!