BEM VINDOS!


sábado, 16 de fevereiro de 2019

AURICULOTERAPIA EM BEBÊS: CÓLICAS





Pode ser fome, sono ou até mesmo um alerta de que é hora de trocar a fralda. No entanto, quando um bebê chora de maneira excessiva, mais precisamente acima de três horas por dia durante um período superior a três semanas, o motivo tem nome e sobrenome: cólica infantil




A condição atinge entre 10 e 40% dos recém-nascidos e, geralmente, só dá sossego quando os pequenos completam seis meses.

As cólicas aparecem nos primeiros 3 meses, a partir 
dos 15 dias de vida do bebê, tanto em crianças que 
recebem aleitamento materno como em bebês alimentados artificialmente. 

PRINCIPAIS CAUSAS

Imaturidade do sistema digestivo
Ele ainda não está totalmente desenvolvido e a digestão acelera o funcionamento dos intestinos, 
provocando espasmos - as cólicas. 


Alimentos 
Às vezes a cólica é uma reação a determinado nutriente que entra na alimentação da mãe ou no preparo da mamadeira. Ingridientes ricos em ferro ou a proteina do leite ingerido pela mãe (chocolates, queijos, etc...) podem provocar essa reação. O leite 
em pó pode prender o intestino da criança e provocar gases. 



• Stress 
Criança e mãe experimentam uma nova rotina de vida e ficam por isso, altamente sensíveis. Na maioria dos 
bebês, o órgão de choque dessas mudanças é o intestino e, não por acaso, as cólicas se manifestam mais no final do dia, entre as 18 e as 21 horas, quando a família está exausta. A cólica pode ser apenas expressão desse cansaço. Ou o bebê chora porque tem necessidade de uma descarga emocional para se reorganizar ao final de um dia atribulado. 

Deglutição de ar 

A avidez ao sugar o seio materno ou um orifício grande demais no bico da mamadeira faz a criança engolir ar e provoca gases. Por isso a importância de colocar o bebê para arrotar após as mamadas. 



AURICULOTERAPIA 



A auriculoterapia é a utilização do pavilhão auricular como área reflexa para o tratamento de inúmeras patologias, pois a orelha é um microssistema do corpo, ou seja, na orelha possuímos pontos específicos que correspondem a todos os órgãos, vísceras e funções do nosso corpo.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, o equilíbrio do corpo humano ocorre devido ao fluxo de energia (Qi), que deve estar em harmonia para que todas as atividades do organismo funcionem adequadamente, evitando-se o aparecimento de patologias.



Ao estimular pontos específicos na orelha do bebê é possível diminuir ou até eliminar a cólica em apenas algumas sessões.



Tratamento Basico: Shen Men, ponto zero, IG e estômago.

Tratamento se há  stress associado:Shen Men, ponto zero, IG e estômago é Fígado. 

Material: Cristais Radionicos,  Sementes de mostrada,  esferas de cristal.



Os Cristais Radionicos são, na minha prática clínica,  os que melhor dão resultados. Isso pode ser explicado pela característica energética única embutida na programação dos cristais. Além do estímulo físico no ponto de Auriculoterapia , Os cristais radionicos são um pouco menores e se ajustam melhor à pequena anatomia auricular do bebê.  Mas, o aspecto mais importante é a programação energética dos cristais radionicos ( em torno de 10.000 angstrons) e a qualidade dessa programação, que faz com que a resposta seja tem rápida e eficiente. 

Frequência: 1 a 2x por semana na cólica intensa. Evoluir para 1x por semana no primeiro mês. Quinzenalmente do segundo ao sexto mês .



FONTE:
• Acupuntura em Pediatria, ed. Andrei – Pahm Quang Chau

• Tratado de Auriculoterapia, ed. Instituto Yang – Prof. Marcelo Pereira de Souza

• Dra. Angela Mirabet 

#acupuntura #MTC #Acupunturaempediatria #TCM #Medicinaintegrativa #mtc #amoacupuntura 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe neste espaço seu comentário!

Colaboradores