BEM VINDOS!


terça-feira, 3 de julho de 2018

VOCÊ SABE O QUE É ACUPUNTURA



VOCÊ SABE O QUE É ACUPUNTURA 


acupuntura ou Acupunctura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e um método de tratamento considerado complementar e integrativo de acordo com a nova terminologia da  Organização Mundial da Saúde (OMS).
Acupuntura consiste na avaliação, diagnóstico energético e subsequente aplicação de agulhas específicas , em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", com o objetivo de  obter efeito terapêutico, através de reequilíbrio energético em diversas condições, tanto patológicas quanto preventivas.


Atribui-se o nome "Acupuntura" a um jesuíta europeu que retornando da China, no século XVII, adaptou os termos chineses "Zhen" e "Jiu", juntando as palavras latinas "Acum" (agulha) e "Punctum" (picada ou punção).

A tradução causa a impressão de que o terapeuta só trabalha com agulhas. Os pontos e meridianos também podem ser estimulados por outros tipos de técnicas. Na verdade, os pontos de Acupuntura podem ser estimulados por agulhas, dedos (acupressão), STIPER (do inglês Stimulation and Permanency - Estimulação Permanente), Ventosa ou pelo aquecimento promovido por Moxa, ou seja, "longo tempo de aplicação do fogo", - um bastão de artemísia em brasa, que é aproximado da pele para aquecer o ponto de acupuntura. Há, também, o método de estimulação por laser e Infra vermelho e ondas sonoras, Cristais Radiônicos, magnetos e outros ainda em estudos.





História da Acupuntura


A história da acupuntura confunde-se com a história da medicina na China. Seus primórdios remontam à pré-história chinesa. A linguagem escrita milenar permitiu a continuidade do conhecimento. Posteriormente, outros países orientais contribuíram para o desenvolvimento das técnicas de acupuntura. As notícias sobre acupuntura no ocidente chegaram com os primeiros exploradores europeus que visitaram o império Chinês, ainda na Idade Média.

Surgida por volta de 3.000 a.C. na China, a Acupuntura é um dos recursos muito utilizados na Medicina Tradicional Chinesa. A técnica consiste em encontrar a harmonia do corpo e da mente utilizando os canais energéticos, conhecidos como “meridianos", que percorrem todo o corpo. A técnica consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, ao longo dos meridianos, para obter efeito terapêutico em diversas situações. Através da puntura e estimulação destes pontos, o objetivo desta técnica é reequilibrar ou harmonizar o fluxo energético (Qi) do organismo, promovendo saúde e bem-estar para o paciente.



BENEFÍCIOS.

Os benefícios dessa terapia são muitos. Mas lembre-se, este método de tratamento é complementar, e não substitutiva, o ideal é atuar em conjunto com as técnicas e recursos da Medicina Ocidental. 
Bem, voltando aos benefícios... A acupuntura é eficaz no tratamento contra TPM, enxaquecas, stress, dor cervical, osteoporose, ciáticas, gastrite entre tantas outras... E um dos pontos mais positivos também é que como tratamento complementar, não há restrições para aplicação da terapia,  desde que exercida por profissional capacitado (Acupunturista), é aconselhada em todos os tipos de doenças e também como recurso preventivo.





VISÃO TRADICIONAL CHINESA

A visão tradicional da medicina chinesa está profundamente ligada a teorias baseadas no Taoismo, sobre a dualidade Yin/Yang, sobre Meridianos e outros conceitos bastante "exóticos" para a ciência médica ocidental. Contudo, contribuições da Antropologia, mais especificamente da Antropologia Médica, vem facilitando o entendimento destes conceitos à luz da interpretação lógica das explicações mítico-religiosas compreendidas como sistemas  capazes de dar respostas às demandas por cuidados de saúde de uma determinada população.


O Yin e o Yang são aspectos opostos de todo movimento no universo. É um conceito hoje considerado quântico que os médicos chineses antigos conseguiram adaptar para a medicina.No corpo do homem existe um equilíbrio que pode ser alterado por diversos tipos de influências, como alimentar, comportamental e muitas outras.
Existem muitas formas de diagnóstico na medicina tradicional chinesa. 




Algumas delas são a pulsação, a observação e aspectos da língua, a cor e aspectos da pele. Um médico chinês costuma dizer que não se deve olhar apenas o paciente, mas escutá-lo, tocá-lo, cheirá-lo, provar sua urina e conhecer as suas fezes.
Uma consulta baseada no modelo tradicional chinês pode levar de vários minutos a algumas horas. O terapeuta questiona vários aspectos da vida incluindo a infância, expressão das emoções, a alimentação, hábitos e costumes.



A natureza das explicações tradicionais da medicina chinesa não tornam essa prática essencialmente distinta de outros sistemas etno - médicos, exceto porém por sua notável semelhança com a medicina hipocrática - a quem se atribui a origem da moderna medicina cosmopolita. 
O estudo de sua história revela seu rompimento com algumas tradições "mágicas" e incorporação do conhecimento empírico proveniente de cuidadosas observações, consolidado no que vem sendo chamado do paradigma do Yin - Yang e dos 5 movimentos descrito nos livros clássicos para os orientais ou documentos etnológicos brutos para a antropologia estrutural. Entre os livros clássicos o mais conhecido é, sem dúvida o "Livro do Imperador Amarelo" cujo exemplar mais antigo foi encontrado em um túmulo da dinastia Han (Fu Weikang).





Mecanismos de ação da Acupuntura

Dentro do conhecimento atual de fisiologia ocidental, a Acupuntura é um método de estimulação neurológica em receptores específicos, com efeitos de modulação da atividade neurológica em três níveis – local, espinhal ou segmentar, e supra-espinhal ou suprasegmentar.



Já em 1921, Goulden concluiu sobre a participação do Sistema Nervoso Autônomo na Acupuntura, através dos nervos simpáticos, observando também que os pontos de Acupuntura possuem impedância menor entre si que os pontos próximos ou circunjacentes.



Muitos dos pontos de Acupuntura correspondem a locais de penetração das fibras nervosas na fáscia muscular, 309 pontos estão localizados sobre terminações nervosas e 286 pontos localizados sobre os principais vasos sanguíneos, rodeados pelos Nervi vasorum, a inervação própria dos vasos sanguíneos. Alguns pontos de Acupuntura correspondem aos pontos gatilhos (Trigger points, em inglês), que são pontos localizados na musculatura, sensíveis ao toque e que condicionam o surgimento de sintomas à distância, como dores de cabeça, por exemplo.



Em 1985, foi descoberto que a aplicação de agulhas de Acupuntura estimulava fibras nervosas específicas e que as sensações produzidas pelo estímulo por acupuntura correspondem àquelas experimentadas pelo estímulo das fibras nervosas do tipo A delta (A δ), como choque, sensação de peso ou parestesia.








A Regulamentação da Acupuntura no Brasil

O reconhecimento do exercício da acupuntura como atividade profissional no Brasil é atualmente foco de grandes debates entre os diversos grupos de profissionais interessados em oferecer atendimento à população através desta técnica.
Por muito tempo a medicina ocidental rejeitou a acupuntura sem que tivesse realizado quaisquer estudos para verificar a sua eficiência e os princípios em que se apóia, limitando-se a descrição como algo exótico do desconhecido oriente. Atualmente, a pesquisa científica sobre os resultados do tratamento com esta técnica tradicional se ampliam por todo o mundo, trazendo cada vez mais dados sobre tratamentos bem sucedidos para comprovar a sua eficácia. Além do alívio da dor que proporciona, aceito já pela maioria dos profissionais de medicina, a OMS lista mais de 68 doenças para as quais a acupuntura é indicada.
medicina tradicional chinesa (MTC) indica seu uso para cerca de 350 doenças, baseada na experiência de sua adoção como técnica de tratamento para a saúde ao longo dos 5.000 anos da cultura chinesa.
A partir das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sugerindo seu oferecimento entre as formas de medicina complementar, houve um movimento de abertura legal para a prática desta especialidade por diversos profissionais da saúde com formação em nível superior: Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Medicina, Fonoaudiologia, Biomedicina e Enfermagem. Entidades representantes da classe médica no país contestaram esta abertura exigindo que a a prática da Acupuntura fosse considerada mais uma especialidade médica. As entidades representantes das demais categorias de profissionais da saúde contestaram legalmente esta postura, iniciando também abaixo assinados que ampliaram a dimensão política desta polêmica.
Outro aspecto importante desta questão é o exercício desta prática por pessoas com outra formação ou sem formação universitária, incluindo muitos dos responsáveis pela introdução desta técnica no Brasil. É irônico pensar numa regulamentação que não incorpore nem mesmo os acupunturistas formados no oriente que trouxeram esta prática para o país e estão entre os mais qualificados para o seu exercício. Por outro lado, é claro que a prática exige regulamentação para evitar charlatanismos e assegurar o respeito aos direitos dos pacientes, mas esta legislação poderia pensar formas de incluir os profissionais que já exercem esta profissão dialogando com as entidades da classe.
Nos países onde esta técnica se originou as práticas suaves de Chi Kung, de meditação, e de artes marciais internas são tradicionalmente utilizadas para potencializar o seu efeito, auxiliando a circulação da energia vital chi em sua polaridade yin yang.
Incluir a experiência em práticas corporais e meditativas relacionadas à MTC como requisito na formação do profissional de acupuntura é uma forma assegurar que mantenha o equilíbrio de sua própria energia e saiba como orientar seus pacientes de modo a manter sua saúde em equilíbrio por si mesmos.

ESCLARECIMENTO DA FEBRASA A RESPEITO DA REGULARIZAÇÃO DA ACUPUNTURA NO BRASIL



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe neste espaço seu comentário!

Colaboradores