BEM VINDOS!


terça-feira, 31 de julho de 2018

ENJOO GRAVÍDICO POR ESTASE DE QI DO FIGADO E ACUPUNTURA - RELATO DE CASO



RELATO  DE CASO




Recomendada para aliviar alguns desconfortos da gravidez, a acupuntura tem forte aplicação nos enjoos e vômitos gravídicos, no inchaço, nas hipertensões arteriais (DHEG), nas dores como cefaleias, enxaquecas, lombalgia, além de auxiliar no controle de doenças como diabetes e hipotireoidismo. No pós-parto a acupuntura também é eficaz na hipogalactia, ou seja, quando a mãe não produz leite suficiente. 
Segue abaixo o relato de caso que elucida a abordagem e a resposta terapeutica em uma paciente com enjôo gravídico por Estagnação de Qi.



Mulher de 31 anos está com gestação de 6 meses e tem sofrido de enjoo matinal. Ela tem vômitos líquidos de gosto amargo cerca de duas vezes por semana e também tem experimentado sede, arrotos, irritabilidade e distensão epigástrica e abdominal. 

Língua Avermelhada , Púrpura nas laterais.

Pulso era levemente em Corda.




Diagnóstico Energético

Neste caso a náusea é causada por Qi do Figado invadindo o Estômago e interferindo no Qi descendente do Estômago, invertendo o mesmo. A estagnação do Qi do Fígado é evidente pelo vômito de líquidos amargos, distensão, arroto, irritabilidade , língua Púrpura e pulso em Corda. 
Existe também um leve elemento de Fogo causado pela transformação da estagnação do Qi do Figado em Fogo do Figado. Isto é evidente pela sede e cor vermelha da lingua .



Tratamento por Acupuntura
PC6 (Neiguan) no lado direito, para harmonizar o Estômago e parar o vômito. 




E-36 (Zusanli) no lado esquerdo, para tonificar o Estômago.

VB-34 (Yanglingquan) para serenar o Figado, mover o Qi e eliminar a estagnação. 


Duas sessões foram suficientes para parar náusea e o vômito.
FONTE: Obstetrics and gynecology in Chinese medicine
Livro por Giovanni Maciocia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe neste espaço seu comentário!

Colaboradores