Loading...

BEM VINDOS!


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

TRATAMENTO DA OBESIDADE SEGUNDO A MTC


A obesidade na MTC é uma das conseqüências, da deficiência das funções de um dos principais órgãos do organismo chamado Baço-Pâncreas, (BP). Suas principais funções são: auxiliar a digestão do estômago por meio da transformação e transporte dos alimentos e bebidas no nosso organismo; controlar ou governar o sangue nos vasos sanguíneos; controlar os músculos em especial dos quatro membros, fazendo a nutrição de todos os tecidos. Sente-se na boca e manifesta-se nos lábios. A ação da mastigação é que prepara os alimentos para a transformação e digestão, proporcionando um bom paladar e lábios umedecidos e rosados. Mantém, também, os órgãos fixos e sustenta os órgãos no interior do corpo. Evitando assim ptoses, principalmente os abdominais, também os rins e o ânus.
As funções do BP são acometidas por certos fatores que causam desarmonias, prejudicando todo o processo digestivo e levando a obesidade.


Os principais fatores das desarmonias são: umidade exterior, que enfraquece o órgão e provoca deficiência de “energia” (QI), esta pode invadir o organismo devido às circunstâncias do meio ambiente ou hábitos de vida. Exemplo: morar em área úmida ou em casas com umidade, permanecer com roupas úmidas após nadar ou praticar exercícios ou sentar-se em superfícies úmidas. As mulheres são particularmente propensas durante cada menstruação ou após o parto. 


Os Fatores Mentais – ( Diz-se que o BP é a residência da mente) o uso da mente para pensar, estudar, concentrar e memorizar. A preocupação e a obsessão excessivas, por um longo tempo, tendem a debilitar o BP. Isso é especialmente nocivo, quando a pessoa volta ao trabalho diretamente após uma refeição apressada ou, ainda pior, conduzir os negócios durante as refeições. 


A Dieta interpreta um papel de extrema importância na desarmonia do BP. O uso de alimentos de sabores fortes, ricos, gordurosos, frios, crus e a ingestão de bebidas alcoólicas debilitam o órgão, formando umidade no organismo. Alimentar-se em períodos irregulares ou em excesso podem também distender a capacidade do BP. Ou ainda alimentar-se pouco, ter uma dieta pobre também pode causar uma deficiência .
Estas desarmonias se manifestam através de sintomas e sinais, que podem ser diagnosticados através dos exames tradicionais e, também, através da língua e do pulso.Recursos de muito importância e de muita utilização na MTC. Exemplo: quando o organismo apresenta excesso de umidade a língua estará revestida por todo o seu corpo por uma saburra, branca e pegajosa, quando for um quadro de frio. 

O tratamento tem como base a dietética. Poderá ser complementado através da administração de ervas, da aplicação de moxa (bastão de erva aquecido, colocado próximo à pele para transmitir calor através do ponto energético ao órgão em questão - método de tonificação) e da acupuntura.
Obesidade ( FEI PANG)
Obesidade se caracterisa pelo excesso de gordura no corpo, tonturas, falta de força pra falar, deficiência de qi e dificuldade de se movimentar.
Fleuma e humindade interiores
Ocorrem por motivos consitucionais ou habitos alimentares ruins que geram excesso de fluidos. Esses fluidos não coletados se transformam em humidade e então em fleuma.
Vazio de Baço com umidade
Ocorre quando o baço está debilitado por excesso de trabalho, doces. O trabalho consome o qi e o baço é a raiz do Qi pós celestial bem como do sangue. Ficar sentado demais também causa danos ao baço. Doces que normalmente estimulam o baço em quantidades excessivas também causam danos. Assim como os processos digestivos envolvem calor, os alimentos frios e não cozidos também vão lesar o baço.
PADRÕES MAIS COMUNS
FLEUMA E HUMIDADE ACUMULADOS INTERNAMENTE
SINTOMAS: Obesidade, tendência a comer alimentos gordurosos, laticínios, alcool, opressão no peito e no estômago, palpitação, nausea, membros fatigados, sonolência, lingua aumentada com cobertura pegajosa, pulso escorregadio.
PRINCIPIO DO TRATAMENTO: Drenar a fleuma e secar a humidade.
ACUPUNTURA:
Yin Ling Guan (bp9), San Yin Jiao (bp6), Zu San Li (E36)
  • BP9


  • BP6

  • E36


- juntos tonificam o baço e o estômago devem ser usados com método de tonificação
Feng Long (E40), Xia Wan (VC10), Shui Feng (VC9)
  • E40

  • VC10
  • VC9


- juntos drenam a fleuma e devem ser usados com método de drenagem
Com sudorese excessiva e fadiga usar He Gu (IG4) Fu Liu (R7)
  • IG4


  • R7


VACUIDADE DO BAÇO
História crônica, sudorese com esforço, medo de frio, barriga inflada depois de comer, fadiga de shen(espírito), fezes soltas, diarréia, lingua pálida com marca de dentes, pulso fraco.
PRINCIPIO DE TRATAMENTO: Aumentar o Qi, tonificar o baço, drenar a humidade.
Pi Shu (BP20), Shen Shu (B23), Qi Hai (VC6), Zu San Li (E36) juntos fortalecem o baço e o qi puncionando com tonificação.
  • BP20

  • B23
  • VC6

  • E36


San Yin Jiao (BP6) – Remove a humidade quando drenado e tonificado em seguida.
  • BP6



Vídeos: Seirin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe neste espaço seu comentário!

Quem sou eu

Minha foto
Pinheiral, Rio de Janeiro
Terapeuta Holística residente em Pinheiral.Diretora do ESPAÇO SO HAM DE TERAPIA HOLÍSTICA. Comprometida com todas as formas de terapias complementares e energéticas.
Ocorreu um erro neste gadget