Loading...

BEM VINDOS!


terça-feira, 19 de julho de 2011

SÍNDROME PÓS-FÉRIAS É COMUM NOS AMBIENTES DE TRABALHO E PODE SER AMENIZADA COM O AUXÍLIO DOS FLORAIS DE BACH ORIGINAIS

Pesquisa indicou que 23% dos profissionais entrevistados passam pela depressão pós-férias. Para eles, os Florais de Bach trazem conforto emocional  
Síndrome pós-férias ou depressão pós-férias é um grupo de sentimentos negativos que pode atacar profissionais dos mais variados setores. Desânimo, irritação extrema, tristeza, apreensão e outros sintomas – juntos ou separados – compõem o quadro, cada vez mais comum nas corporações.
Uma pesquisa da ISMA – BR (International Stress Management Association no Brasil, feita com 540 profissionais das cidades de Porto Alegre e São Paulo mostrou que, na faixa dos 25 aos 60 anos, 23% dos executivos são afetados pelo problema. “Os Florais de Bach originais, por não terem contraindicação, são ideais para o tratamento natural dos quadros depressivos como estes”, recomenda Maria Aparecida das Neves, terapeuta floral e educadora na área.
Se voltar ao ritmo natural de trabalho após as férias é natural, ficar desanimado não o é. Para quem se percebe desanimado, GENTIAN é o floral indicado. Segundo a terapia do Dr. Bach, Gentian é indicado para quem se desapontou frente a um obstáculo (que, nesse caso, é a volta ao cotidiano). É, também, a essência do encorajamento, do resgate da fé – não necessariamente a fé religiosa, mas a fé na vida, na conquista. É adequado para os desanimados e sem interesse após uma atividade; para quem sente melancolia, desinteresse ou depressão e quando falta coragem diante de um obstáculo. 
Se o problema é falta de energia para lidar com a rotina, HORNBEAN dá ao indivíduo forças para continuar.
Há casos em que a simples ideia de voltar ao trabalho deixa o profissional doente. Essa apreensão em pensar em retornar para a pressão do dia-a-dia é tratada com o floral ASPEN, que trata sentimentos como medos vagos, pressentimentos e presságios ruins, além de combater a ansiedade sem razão clara e o desespero.
Os quadros de ansiedade podem ser trabalhados com a ajuda do RESCUE REMEDY, a essência do resgate, um composto de cinco florais que atua em casos de ansiedade, desespero, nervosismo, estresse e quadros de pânico. 
Já quem não consegue se concentrar no trabalho e precisa de foco deve optar pelo CLEMATIS, que promove a concentração e traz o profissional de volta ao foco do seu trabalho.
A angústia, a culpa e até a raiva estão presentes nos quadros de depressão pós-férias. Para tratar cada um dos sentimentos há um floral específico: SWEET CHESTNUT para a angústia, porque é o floral que trata desde o sentimento leve de angústia até os quadros mais graves do problema que leva ao desespero.
 PINE é o floral para quem sente culpa por não estar feliz no trabalho
 e HOLLY vem ao auxílio dos que sentem raiva por terem de trabalhar após um período de férias.
Nos momentos em que é necessária a readaptação ao trabalho, WALNUT pode ajudar. Trata-se da essência para quem precisa encarar uma nova situação – mesmo que ela já tenha sido vivenciada anteriormente.
Maria Aparecida das Neves diz que é importante que quem deseja apoiar-se nos Florais de Bach procurem por um terapeuta floral, que indicará as essências mais adequadas para cada caso. “É possível ministrar até seis florais concomitantemente, mas para que eles surtam o efeito esperado é importante entender quais são os sentimentos presentes naquela fase da vida do indivíduo para, então, poder tratá-los adequadamente”, ensina.
por Maria Aparecida das Neves
Maria Aparecida das Neves é Practitioner e educadora há mais de dez anos. Foi co-autora do livro “Florais de Bach” lançado pela revista Caras (Editora Abril, Coleção Caras Zen) e produziu uma iniciativa inédita, o CD “Música para os Florais de Bach”, desenvolvido em parceria com os músicos Adriano Grineberg e Edu Gomes. É proprietária da Disq Floral, empresa que comercializa e distribui produtos relacionados a Florais de Bach e Aromaterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe neste espaço seu comentário!

Quem sou eu

Minha foto
Pinheiral, Rio de Janeiro
Terapeuta Holística residente em Pinheiral.Diretora do ESPAÇO SO HAM DE TERAPIA HOLÍSTICA. Comprometida com todas as formas de terapias complementares e energéticas.
Ocorreu um erro neste gadget