Loading...

BEM VINDOS!


segunda-feira, 4 de julho de 2011

REFLEXOLOGIA PODAL

O QUE É REFLEXOLOGIA PODAL?

 

A Reflexologia é uma terapia complementar que compreende o tratamento de vários distúrbios pela aplicação de pressão nos pés ou mãos. O tratamento de todo o corpo é feito através de determinados pontos, em áreas precisas dos pés e das mãos, relacionadas a regiões particulares do corpo chamadas “zonas reflexas”.

Parte do principio de que todos os orgãos do nosso corpo estão conectados com os nossos pés, isto é, nos pés possuimos cerca de 70.000 pontos de ligação com cada nervo, glândula, músculo, região ou orgão do nosso corpo; e que quando massageados possibilitam a cura de muitos males. Ao aplicar a massagem nestas terminações nervosas localizadas nos pés, ocorrerá um estimulo directamente no orgão relacionado com o ponto tocado. A reflexologia podal trabalha a circulação sanguínea e linfática, e tem obtido também resultados satisfatórios no tratamento de doenças como enxaqueca, asma, problemas do aparelho digestivo, azia, prisão de ventre, má digestão, insonia, tontura, dores musculares, problemas de coluna, etc.



HISTÓRIA

A "REFLEXOLOGIA" como muitas outras técnicas na área da saúde, teve seu início no oriente. Não se sabe certo a sua verdadeira origem visto que há citações dela no Egito, Mesopotâmia e China. Conhecida de forma documentada na China desde o século III A. C. estava vinculada à Acupuntura. Na Pérsia e na Índia era referida apenas aos dedos dos pés.Após o primeiro século da era cristã, tem-se referências mais amplas do seu uso no "diagnóstico", bem como no tratamento de certas moléstias. Assim, através dos séculos, o que hoje conhecemos com REFLEXOTERAPIA ou REFLEXOLOGIA, foi ganhando lentamente, mais espaço no campo da "arte de curar".

O REFLEXOTERAPEUTA



O Reflexoterapeuta tem que ter uma sensibilidade apurada no toque, para perceber que quando uma pessoa relata dor nos pontos reflexos não quer dizer necessariamente que exista algum mal específico, isto é um ponto de energia estagnada e quanto mais obstruído mais dor vai sentir. Porém é sinal de alerta, um aviso que a freqüência vibratória do campo eletromagnético desse pedaço de órgão está em disfunção e no toque da para perceber essa irregularidade. 

Os sintomas não são sentidos no corpo orgânico, mas a persistência da disfunção energética ocasionará mais tarde o aparecimento da doença em forma perceptível.

A mudança no formato dos pés, unhas, cor das unhas, além das dores muito agudas sentidas ao submeter-se a uma sessão de reflexologia é sinal de desequilíbrio nas funções do Zang-Fu (Órgão – Vísceras).


OBJETIVOS DO CURSO

  • Melhorar a Qualificação Técnica do Profissional de saúde através a aplicação do do método Reflexologia Podal.
  • Habilitar a conduzir uma sessão de reflexologia de forma autônoma, complementar ou não à sua prática profissional



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO



  • Introdução e antecedentes históricos;
  • Conceito da Reflexologia;
  • Princípio Energético;
  • Bases Científicas da Reflexologia
  • Anatomia superficial e profunda dos pés;
  • Benefícios da Reflexologia;
  • Indicações e contra-indicações
  • Interprtações Topográgicas
  • Técnicas de tratamento
  • Prática ambulatorial (opcional).

CERTIFICAÇÃO

Ao final do curso, o aluno com aprovação terá direito a certificado comreconhecimento para CRTH 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe neste espaço seu comentário!

Quem sou eu

Minha foto
Pinheiral, Rio de Janeiro
Terapeuta Holística residente em Pinheiral.Diretora do ESPAÇO SO HAM DE TERAPIA HOLÍSTICA. Comprometida com todas as formas de terapias complementares e energéticas.
Ocorreu um erro neste gadget