Loading...

BEM VINDOS!


segunda-feira, 4 de julho de 2011

CROMOTERAPIA

CROMOTERAPIA

A Cromoterapia é a ciência que utiliza a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. O ser humano e a natureza necessitam da luz do sol para viverem. Sem luz não há vida e dessa maneira, o homem e a natureza recebem a luz solar e esta se decompõe em sete raios principais que são distribuidos por todos os nossos corpos, físico e energético.


Se houver desequilíbrio dessas cores, as doenças refletem-se no nosso corpo físico e adoecemos. Atualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais,etc. Até nas propagandas o uso de cores é estudado, dependendo do objetivo a que se quer chegar, o público alvo e o produto que está sendo trabalhado.
Para cada pessoa deverá ser feita uma sensibilização diferente, pois a cor deverá combinar com as cores dessa pessoa. Não há cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que pode haver é a cor errada para determinado momento.


Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações — como Egito antigo, Índia, Grécia e China — com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis. 



Cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica.Isaac Newton no século XVII conseguiu descobrir as cores do arco-íris friccionando um prisma. O cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe , no século XVIII, pesquisou durante cerca de 40 anos as cores e descobriu que o vermelho tem propriedade estimulante no organismo, o azul acalma, o amarelo provoca sensações de alegria, e o verde é repousante. Esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada.


A CROMOTERAPIA NA ATUALIDADE


A cromoterapia consta da relação das principais terapias complementares reconhecidas pela OMS desde 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata , no  Cazaquiatão.
 
A cromoterapia do século XXI utiliza-se de tecnologia, e é baseada nas sete cores do espectro solar. Um pequeno bastão do tamanho de um lápis e com uma lâmpada de 25 watts é utilizado no tratamento. Ele é colocado a 5 centímetros  da pele, e ali permanece por aproximadamente 3 minutos.


FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA
 

A Cromoterapia está fundamentada em três áreas:          
Medicina e Terapias
Áreas do conhecimento humano ligada à manutenção e restauração da Saúde.
Física
- Ciência que estuda as transformações da energia, em especial no capítulo dedicada à    natureza da luz: sua origem no espectro eletromagnético e seus elementos, como comprimento de onda, freqüência e velocidade;
Bioenergética
- Ciência que demonstra a existência do corpo bioenergêtico, analisando a energia vital.

 
 

A CROMOTERAPIA E AMBIENTES

Atualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais,etc. Até nas propagandas o uso de cores é estudado, dependendo do objetivo a que se quer chegar, o público alvo e o produto que está sendo trabalhado.
 
 
 
 
FORMAÇÃO PROFISSIONAL?
 
O cromoterapeuta deve ter formação e visão holística e a sensibilidade desenvolvida para utilizar as cores da forma adequada, ativando as energias que estão deficitárias, ajudando na recuperação de células doentes e contribuindo na indução a melhores hábitos mentais que se traduzirão em melhoria da ação, dos hábitos e da conduta, levando à harmonização e à saúde integral.
 
 

 
Cada parte do nosso corpo esta estritamente relacionada com as cores do espectro, portanto, dependendo da moléstia, necessitamos tratar essa parte com sua cor vibracional correspondente. Por exemplo: diabetes usamos o amarelo por sua ação reativadora e renovadora.

A Cromoterapia, através de suas cores energéticas, reestabiliza o equilíbrio do organismo, obtendo-se, portanto, a cura. No tratamento Cromoterápico, podemos utilizar várias técnicas como fonte de cura ou harmonização: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores e ainda contato com a natureza.
 


OBJETIVOS DO CURSO LIVRE DE CROMOTERAPIA
  • Prover ou melhorar a Qualificação Técnica do Profissional/Estudante da Saúde através a aplicação do método da Cromoterapia. 
  •  Habilitar a conduzir uma sessão de Cromoterapia de forma autônoma, complementar ou não à sua prática profissional

 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
 
  • Introdução, definição  e antecedentes históricos;
  • Fundamentos básicos da Cromoterapia;
  • Bases Científicas da Cromoterapia
  • As cores, suas funções e aplicações terapêuticas;
  • Anatomia energética Humana
  • Estudo dos Chakras
  • Propriedades Terapêuticas das Cores
  • Métodos de Avaliação em Cromoterapia
  • Métodos de Avaliação Energética
  • Noções de Radiestesia
  • Métodos e Técnicas de Tratamento
  • Prática ambulatorial Orientada.

CERTIFICAÇÃO
 
  • Ao final do curso, o aluno com aprovação terá direito a certificado comreconhecimento da ABRATH para CRTH

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe neste espaço seu comentário!

Quem sou eu

Minha foto
Pinheiral, Rio de Janeiro
Terapeuta Holística residente em Pinheiral.Diretora do ESPAÇO SO HAM DE TERAPIA HOLÍSTICA. Comprometida com todas as formas de terapias complementares e energéticas.
Ocorreu um erro neste gadget